As Palavras do Senhor

A Que Religião A Biblia Se Refere Em Revelação Ou Apocalipse?

A qual religião a Bíblia se refere como sendo a Grande Meretriz em Revelação 17:1,2 “?E um dos sete anjos, que tinham as sete tigelas, veio e falou comigo, dizendo: “Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que está sentada sobre muitas águas, 2 com a qual os reis da terra cometeram fornicação, enquanto que os que habitam na terra se embriagaram com o vinho da fornicação dela.”E sobre a qual Jesus nos advertiu em Mateus7: 15-20 : “15 “Vigiai-vos dos falsos profetas que se chegam a vós em pele de ovelha, mas que por dentro são lobos vorazes. 16 Pelos seus frutos os reconhecereis. Será que se colhem uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? 17 Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda árvore podre produz fruto imprestável; 18 a árvore boa não pode dar fruto imprestável, nem pode a árvore podre produzir fruto excelente. 19 Toda árvore que não produz fruto excelente é cortada e lançada no fogo. 20 Realmente, pois, pelos seus frutos reconhecereis estes [homens].Sendo que da qual sairam todas as religiões(frutos) que professam crer em Cristo, mas não fazem nada de acordo com o que Jesus ensinou?


Comments to A Que Religião A Biblia Se Refere Em Revelação Ou Apocalipse?

  • Babilônia a Grande é um império global, e religiosa e é o sistema forjado de Satanás, que ele usa na luta contra a semente da mulher de Deus. (Revelação 12:17) Babilônia, a Grande, é o inteiro império mundial da religião falsa. Ela inclui todas as religiões que conservam os ensinos e as práticas religiosos da antiga Babilônia e manifestam o espírito dela.
    Babilônia, a Grande, é a parte religiosa da organização de Satanás. (Veja João 8:43-47.) Seu segmento mais destacado, hoje, é a apóstata cristandade, que emergiu como poderosa organização contrária à lei, no quarto século depois de Cristo, com credos e formalismos derivados, não da Bíblia, mas na maior parte da religião babilônica. — 2 Tessalonicenses 2:3-12.
    Tem engodado governantes políticos a entrar em alianças e amizades com ela. Por meio de atrativos religiosos, ela tem tramado opressão política, comercial e econômica. Tem fomentado perseguição religiosa, e guerras e cruzadas religiosas, bem como guerras nacionais, por motivos puramente políticos e comerciais. E ela tem santificado essas guerras por dizer que são da vontade de Deus.

    Nina 12 Setembro, 2009 5:34
  • Imagine a cena: uma prostituta está montada numa fera assustadora. A fera tem sete cabeças e dez chifres. (Revelação 17:1-4) A quem a prostituta representa? Ela exerce influência “sobre os reis da terra”. Veste-se de púrpura, usa incenso e é extremamente rica. Além disso, ‘todas as nações são desencaminhadas’ pelas práticas espíritas dela. (Revelação 17:18; 18:12, 13, 23) A Bíblia nos ajuda a entender que essa prostituta é uma entidade religiosa mundial. Ela não representa uma religião específica, mas todas as religiões que produzem frutos podres.

    Fabio R 12 Setembro, 2009 5:34
  • A revelação se refere à Grande Meretriz, como sendo à religião que tenha vínculos com o Poder Político, com os reis e que se estende por toda a face da terra. Não acredito que se refira à um nome, mas é uma forma genérica de incluir todas as religiões que constroem seus dogmas, em favor de terceiros, em detrimento da verdade, e ainda para proveito próprio.

    The Joker 12 Setembro, 2009 5:34
  • Império mundial da religião falsa, todas as religiões que ensinam doutrinas, como a imortalidade da alma, o inferno de fogo a trindade e outras que vieram da antiga nação babilônia que era no passado o centro da adoração falsa faz parte deste império, será destruído, por isso que Jeová avisa para sair dela em quanto antes (Apocalipse revelação 18:4) porque quem estiver nela será destruído juntamente.
    abraço

    TJ Feliz 12 Setembro, 2009 5:34
  • Não se refere apenas a uma religião específica, mas ao inteiro império mundial da religião que não adora a Deus da forma que Ele requer e tem em seu currículo derramamento de sangue em nome de Deus e adoração falsa de deuses pagãos, apoio a imoralidade e envolvimento com governos políticos (o que significa a fornicação com os reis da terra) deixando assim de manter sua neutralidade cristã e deixando de imitar a Cristo que deixou claro que o Reino de Deus não é de fonte humana.
    Ela é chamada simbolicamente na bíblia de babilonia a grande fazendo alusão a antiga potencia mundial de babilonia que teve origem com ninrode que liderou a construção da famosa torre de babel, e chegou ao fim durante o reinado de Belsazar, essa potencia deu origem a adoração pagã e falsa hoje em fusão com a maioria das crenças das religiões.

    Sizinha 12 Setembro, 2009 5:34
  • ao que muitos pensam a primeira igreja crista nao foi fundada em roma,quando o poder se originou em roma ja existia igrejas que se tornaram cristas leia as carta de paulo(biblia),roma tinha grande influencia do governo o que ajudou a obrigar pessoas a seguir seus dogmas que com o tempo foi perdendo o verdadeiro sentido o tribunal da inquisiçao é um otimo exemplo disso,apocalipse fala de um grande poder que influenciou a muitos doutrina que nao tem nada a ver com os ensinamentos de DEUS ninguem mais poderia ter se embriagado com o sangue dos santos do que a igreja catolica quando queimava e torturava pessoas por levar a verdade sobre a igreja a outras pessoas o interessante é que a biblia fala de um povo no meio dessa babilonia que DEUS quer salvar,ele e diz; sai dela povo meu para que nao caia sobre ti minha ira … creio que DEUS se refere a renovaçao carismatica pois este povo tem acordado e se levantado para a verdade, tem buscado verdadeira comunhao com espirito santo. o dificil é que alguns catolicos nem conhecem a historia da igreja romana ao longo da historia,lembrando que JESUS nao vira buscar uma religiao mas pessoas pois nosso corpo é templo do espirito santo.mas por causa da sujeira por tras do vaticano e suas atrocidades ao longo do seculo creio que a grande meretriz é sim a igreja catolica tradicional….

    vanialai 12 Setembro, 2009 5:34
  • A meretriz é o império mundial da religião falsa, ou seja, todas as religiões que não adoram O Verdadeiro Deus Jeová. As águas representam os povos das nações pois a meretriz está presente e influente sobre todos os povos do mundo. Os reis da terra significa o poder político, a meretriz comete fornicação com os poderosos da terra pois está envolvida nos assuntos políticos das nações.

    Carlos 12 Setembro, 2009 5:34
  • Existe um sistema religioso que contamina a fé, os reis e os poderosos da terra, o mistério de apocalipse está em desvendar quem seja a meretriz que embriaga.Na minha opinião,pode ser a igreja romana e seu falso culto a Deus, ou pode ser a maçonaria e seus mistérios que aceita todos os credos e que na maioria de seus membros tem líderes de todos os segmentos e que não crê no Senhor Jesus.

    jairosoi 12 Setembro, 2009 5:34
  • Apocalipse é muito complicado.
    Mas a Grande Meretriz entende se que é a igreja que se envolve com negócios com empresários, políticos, governantes usando a palavra de Deus. Se prostituem com o sangue derramado dos verdadeiros Cristãos. Até uma dia que Satanás vai se incorporar num líder político e esse líder político será o líder desse igreja e aí sim um certa época vai exigir que se os seguidores de curvem diante dele. Aí sim vão acordar, mas poderá ser tarde.

    Both 12 Setembro, 2009 5:34
  • é na verdade eu naõ sou testemunha de jeová ,mas sei que vc faz essa pergunta sabendo a resposta conforme aprendeu da BIBLIA ,e do que foi interpretado afinal a sua resposta ea cristandade ”ou quer dizer todos que naõ pertecem as testemunhas de jeová ,eu naõ o julgo porque sei que falo o que aprendi ,HOJE TENHO UMA VISÃO ABRAGENTE de tudo que aprendi,mas acredito que DEUS QUE ACREDITO O NOME MAS VERDADEIRO É JAVÉ ,E UM DEUS QUE OLHA O CORAÇAÕ ,MAS ISSO NAÕ É SUFICIENTE PRECISAMOS CRER MUITO EM JESUS E DEIXAR MUITO TRADIÇOES ,MAS AINDA SE DEUS ATRVÉS da religião testemunha de jeová pode ser o unico caminho ,quem sou eu pra dizer que naõ é afinal muitos creem em jesus ,mas a palavra ensina que jesus eo caminho ,a veradade ea vida ninguem vem ao pai a naõ por jesus…….

    mariane 12 Setembro, 2009 5:34
  • Esse textose refere a todas as relig. falsas e, são comp. à meretriz devido a sua relação indevida com a pólitica e outros assuntos relativos ao mundo, como: Dinheiro, poder, guerras e outras controversias…..
    Abrçs. João prof.

    João Prof. 12 Setembro, 2009 5:34
  • Refere-se ao paganismo do Império Romano, ao culto ao Imperador, que era cultuado como um deus. O Apocalipse não é um livro que prediz o futuro, ele falava de sua própria época.

    peregrin 12 Setembro, 2009 5:34
  • A Igreja Católica Apostólica Romana.

    ? ? V ? ? 12 Setembro, 2009 5:34
  • O Vaticano.

    peterjos 12 Setembro, 2009 5:34
  • acho q é as religioes cristas

    eu sou anonima 12 Setembro, 2009 5:34
  • Babilônia, a Grande

    princesa Joy 12 Setembro, 2009 5:34
  • Babilônia, a Grande
    Definição: O império mundial da religião falsa, abrangendo todas as religiões cujos ensinamentos e práticas não se harmonizam com a verdadeira adoração de Jeová, o único Deus verdadeiro. Após o Dilúvio dos dias de Noé, a religião falsa teve seu início em Babel (conhecida mais tarde como Babilônia). (Gên. 10:8-10; 11:4-9) Com o tempo, as crenças e as práticas religiosas babilônicas se espalharam por muitas terras. Portanto, Babilônia, a Grande, veio a ser um nome adequado para a religião falsa como um todo.No decorrer da História, a religião falsa tem mostrado o espírito do fratricida Caim, que assassinou seu irmão Abel. PRESTE ATENÇÃO “Os filhos de Deus e os filhos do Diabo evidenciam-se pelo seguinte fato: Todo aquele que não está praticando a justiça não se origina de Deus, nem aquele que não ama seu irmão. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que devemos ter amor uns pelos outros; não como Caim, que se originou do iníquo e que matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas próprias obras eram iníquas, mas as de seu irmão eram justas.” Por não tolerar a adoração pura e aceitável de Deus por parte de seu irmão, Caim recorreu à violência — o último recurso dos que não têm uma resposta lógica. — 1 João 3:10-12.Jesus disse que, se um cego guiar outro cego, ambos cairão numa cova. (Mateus 15:14) Deseja acabar junto com Babilônia, a Grande? Ou deseja andar em veredas retas, de olhos abertos, e usufruir a bênção de Jeová? — Salmo 119:105.

    rosa 12 Setembro, 2009 5:34
  • A mulher simbólica que leva o nome de Babilônia, a Grande, é “a grande cidade que tem um reino sobre os reis da terra”, um reino que lhe permite, na realidade, sentar-se sobre “povos, e multidões, e nações, e línguas”. (Re 17:1, 15, 18) Um reino sobre outros reinos e nações é definido como “império”. Babilônia, a Grande, coloca-se acima de reis terrestres, exercendo poder e influência sobre eles. Ela está montada na simbólica fera de sete cabeças, usando-se animais em outras partes da Bíblia como símbolos de potências mundiais políticas. — 
    Alguns peritos presumem que Babilônia, a Grande, seja um império político, quer Babilônia, quer Roma. Já vimos que Babilônia, como império político, já deixara de existir há muito tempo quando João recebeu a sua visão profética. Quanto a tratar-se de Roma, a natureza do seu governo político não se harmoniza com a descrição do proceder de Babilônia, a Grande, e os métodos de esta dominar. Ela é meretriz, cometendo fornicação com os reis da terra, embriagando-os com o vinho da sua fornicação, e desencaminhando as nações pelas suas “práticas espíritas”. (Re 17:1, 2; 18:3, 23) O domínio de Roma, em contraste, foi conseguido e mantido por seu férreo poderio militar e sua firme aplicação da lei romana nas suas províncias e colônias. Em reconhecimento deste fato, diz The Interpreter’s Dictionary of the Bible (O Dicionário Bíblico do Intérprete): “Não basta identificar Roma e Babilônia. Babilônia abrange mais do que um império ou uma cultura. Ela é definida mais por idolatrias dominantes do que por limites geográficos ou temporais. Babilônia é coextensiva com o reino daquele animal que tem corrompido e escravizado a humanidade, e que o Cordeiro tem de vencer (Rev. 17:14), se a humanidade há de ser liberta.” — Editado por G. Buttrick, 1962, Vol. 1, p. 338.
    Nas Escrituras Hebraicas usa-se freqüentemente o símbolo duma meretriz ou duma fornicadora. A nação de Israel foi avisada contra entrar numa relação pactuada com as nações de Canaã, porque isto os levaria a terem “relações imorais [“se prostituírem”, IBB] com os seus deuses”. (Êx 34:12-16) Tanto Israel como Judá apostataram da verdadeira adoração de Jeová Deus e foram condenados por ele por se terem empenhado em meretrício, prostituindo-se com as nações políticas e seus deuses. (Is 1:21; Je 3:6-10, 13; Ez 16:15-17, 28, 29, 38; Os 6:10; 7:11; 8:9, 10) Pode-se notar aqui que Deus não encarava Israel ou Judá como meras entidades políticas que entraram em relações com outros governos políticos. Antes, Deus repreendeu-os à base de estarem num pacto sagrado com ele, e assim tendo a responsabilidade de ser um povo santo, devotado a Ele e à Sua adoração pura. — Je 2:1-3, 17-21.
    Um uso similar de tal linguagem figurada encontra-se nas Escrituras Gregas Cristãs. A congregação cristã é comparada a uma virgem prometida em casamento a Cristo como sua Cabeça e Rei. (2Co 11:2; Ef 5:22-27) O discípulo Tiago advertiu os cristãos contra cometerem adultério espiritual por ter amizade com o mundo. (Tg 4:4; compare isso com Jo 15:19.) As fornicações de Babilônia, a Grande, e de suas “filhas” são de natureza similar, e não alguma exceção única. (O termo “filhas” é às vezes empregado na Bíblia para se referir a subúrbios ou a aldeias circunvizinhas duma cidade ou metrópole, como as “aldeias dependentes” [literalmente: “filhas”, em hebraico] de Samaria e de Sodoma; veja Ez 16:46-48.)
    Um fator significativo adicional é que, quando Babilônia, a Grande, cai sob o ataque devastador dos dez chifres da fera simbólica, a queda dela é lamentada pelos seus companheiros de fornicação, os reis da terra, e também pelos comerciantes e pelos armadores que lidaram com ela por supri-la de mercadorias luxuosas e de artigos suntuosos. Ao passo que esses representantes políticos e comerciais sobrevivem à desolação dela, é notável que não se retrata nenhuns representantes religiosos como ainda em cena para compartilhar no lamento pela queda dela. (Re 17:16, 17; 18:9-19) Mostra-se a execução do julgamento nos reis da terra algum tempo depois do aniquilamento da Babilônia mística, e a destruição deles não procede dos “dez chifres”, mas da espada do Rei dos reis, a Palavra de Deus. — Re 19:1, 2, 11-18.
    Outra característica distintiva de Babilônia, a Grande, é a sua embriaguez, sendo ela retratada como estando “embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus”. (Re 17:4, 6; 18:24; 19:1, 2) Ela é assim a réplica espiritual da antiga cidade de Babilônia, expressando a mesma inimizade para com o verdadeiro povo de Deus. É significativo que Jesus lançou sobre os líderes religiosos a responsabilidade pelo “sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias”. Embora estas palavras fossem dirigidas aos líderes religiosos dentre a própria raça de Jesus, a nação judaica, e embora a perseguição movida aos seguidores de Jesus por um tempo fosse especialmente intensa por parte daquele setor, a história mostra q

    Lu 12 Setembro, 2009 5:34
  • O ser humano se deixa levar muito pelo que seus olhos vêem.
    Deus nos diz na bíblia que se nossos olhos forem bons, nossa alma será boa, mas se nossos olhos forem maus, nossa alma será má.
    Em Revelação(Apocalipse), Deus nos diz que a referida Meretriz(igreja má ou família má) é de onde surgira a besta e o Anti-cristo que por suas proezas ludibriará a todos.
    O ser humano com seu esírito investigativo busca sempre se antecipar aos acontecimentos, embora muitas vezes venha a dividar da verdade e acabe quebrando a cara.
    Descobri dois vídeos do site http://www.worldlastchance.com/ (Última Chance Mundial) que é um forte indício de qual ´´e a igraja referida em Apocalipse.
    Sugiro que você dê uma olhada neste vídeo.
    Mas não tome isso como verdade absoluta.
    Lembre-se que o Senhor nos disse: Analisai todas as coisas e retende o que é bom.
    O vídeo por ser baixado ou visto no site World Last Chance ou no Youtube.

    Airam Saile 12 Setembro, 2009 5:34
  • Alguns identificaram esta meretriz simbólica com a antiga Roma. Mas, Roma era uma potência política. Esta meretriz comete fornicação com os reis da Terra, evidentemente incluindo os reis de Roma. Além disso, depois da destruição dela, “os reis da terra” são mencionados como lamentando o desaparecimento dela. Portanto, ela não pode ser uma potência política. (Revelação 18:9, 10) Além disso, visto que também é lamentada pelos comerciantes do mundo, ela não pode representar o alto comércio. (Revelação 18:15, 16) Lemos, porém, que ‘todas as nações foram desencaminhadas pelas práticas espíritas dela’. (Revelação 18:23) Isto torna claro que a grande meretriz deve ser uma entidade religiosa, mundial.
    Ela, de fato, é o inteiro império mundial da religião falsa. Sua origem nos mistérios de Babilônia é evidenciada por terem as religiões em toda a Terra muitas doutrinas e práticas babilônicas em comum.
    A Bíblia mostra que todas as muitas formas de religião falsa são parte de “Babilônia, a Grande”. (Revelação [Apocalipse] 17:5) Esse nome nos faz lembrar a antiga cidade de Babilônia, onde a religião falsa começou depois do Dilúvio dos dias de Noé. Muitos ensinos e práticas que hoje são comuns na religião falsa se originaram muito tempo atrás em Babilônia. Por exemplo, os babilônios adoravam trindades, ou tríades, de deuses. Hoje, a doutrina central de muitas religiões é a Trindade. Mas a Bíblia ensina claramente que existe um só Deus verdadeiro, Jeová, e que Jesus Cristo é seu Filho. (João 17:3) Os babilônios também acreditavam que os humanos têm uma alma imortal que sobrevive à morte do corpo e pode sofrer num lugar de tormento. Hoje, a crença na alma, ou espírito, imortal passível de sofrimento num inferno de fogo é ensinada pela maioria das religiões.
    Babilônia (ou Babel, significando “Confusão”) atingiu seu apogeu de grandeza no tempo de Nabucodonosor. Era um estado político-religioso com mais de mil templos e capelas. Seu sacerdócio exercia grande poder. Embora Babilônia há muito tenha deixado de existir como potência mundial, a religiosa Babilônia, a Grande, continua, e, seguindo o modelo antigo, ela ainda procura influenciar e amoldar os assuntos políticos.
    Visto que a antiga adoração babilônica se espalhou por toda a Terra, a atual Babilônia, a Grande, pode ser apropriadamente identificada como império mundial de religião falsa.

    Adriana P 12 Setembro, 2009 5:34
  • Para Jeová não existe alguma religião melhor do que outra e sim pessoas mais evoluídas espiritualmente do que outras, e estão em todas as religiões ou seguem o caminho infinito por conta própria. Deus está de olho nessas pessoas: aceita amorosa e generosamente sua adoração, mesmo ainda desfocada pela matéria fenecível. Como são reconhecidas? Elas priorizam o Deus da organização, não a Organização de deus! Mesmo antes de pertencerem a quaisquer crença, são bondosas, altruístas, compassivas, generosas, caridosas e pensam por si próprias quando pressionadas a optar entre o coração e os mandamentos e princípios de humanos imperfeitos. Vivem no meio do rebanho com muito tato, guardando consigo sua fé, ajudando fiel e discretamente seus irmãos ou poderiam ser expulsas da igreja acusadas de traição e apostasia. Não desconhecem que muitos ensinamentos bíblicos são parciais, e que um dia precisarão ser revistos e reaprendidos quando considerados por completo, mesmo as engenhosas interpretações dos “superfinos” apóstolos da cristandade, se é que me entendem. Isso está brilhantemente demonstrado na citação de Paulo em 1a. Cor. cap. 13, que deve ser lida várias vezes até o “clik” do entendimento. Todos estamos no mesmo barco cujo timoneiro é Cristo Jesus, e quando Deus for tudo em todos, como profetizou Paulo, a essência de todos os caminhos será revelada como o Amor, o perfeito vínculo de união, e qualquer exterioridade será admirada como variedade, complementação, jamais como adversariedade conforme vemos atualmente. Quanto ao que João escreveu em Apocalipse, precisa ser lido como uma bela e instigante miração pessoal do dedicado velhinho, nada além disso, ou vamos viver eternamente como falsos profetas, de segunda mão – e o que é pior, sujeitos ao contínuo escárneo do mundo moderno. Sds. cristãs.

    carlosos 12 Setembro, 2009 5:34
  • -REFERE-SE AS IGREJAS QUE PROFESSAM SER CRISTÃS MAS COMUNGAM COM OS GOVERNOS DO MUNDO, AS MESMAS QUE PARTICIPAM DIRETAMENTE NA POLÍTICA DE DIVERSAS FORMAS, vejamos as formas mais graves e sua identificação:
    1ºReligião: -Toda e qualquer ação do Governo tem que passar por sua aprovação, sejam Projetos de ímpacto Social como o uso de Embriões para Geração da Células Tronco. Também esta Religião participa nos Despojos do Mundo Militarizado, aprovando e até abençoando a Escrvidão, o Holocausto e Diversas Guerras.
    -QUEM PODE SER ESTA RELIGIÃO??????
    -A Igreja Católica Apostólica Romana, não tem outra igual no mundo!!!
    2ªReligião- Este grupo também participam na Política do Mundo, e ainda mais diretamente que a ICAR, pois seus Líderes Religiosos, Pastores, Bispos, Bispas e Apóstolos, são também Deputados, Senadores, Prefeitos, etc. Esta também apoia as guerras, pois mandam até destacamentos totalmente de Protestantes para as guerras motivadas por política.
    QUEM PODE SER ESTA 2ª RELIGIÃO ou GRUPO RELIGIOSOS??????
    -Os Evangélicos no mundo inteiro!
    3ºGrupo Religião: -Toda e qualquer Religião Não-Cristã, pois todas tiveram sua origem ou Diretamente da Mesopotâmia, em Babilônia, ou Indiretamente por se desenvolverem depois, mas com as bases oriundas de Babel, inclui-se nesta Lista, os ESPÍRITAS, pois sua crença base de Imortalidade da Alma, também originou-se em Babilônia.
    ######################################…
    -É POR ISSO QUE DEUS AS IDENTIFICAM COM O IMPÉRIO BABILÔNICO, POIS SUAS DOUTRINAS, COMO A IMORTALIDADE DA ALMA, A MULTIPLICIDADE DE DEUSES COMO NA ÍNDIA E PRINCIPALMENTE A “ERRADA CONCEPÇÃO DA PESSOA DE DEUS O PAI”, PRATICADA POR “CATÓLICOS E EVANGÉLICOS”, sem dúvida é o DIVISOR DE ÁGUAS, na identificação atual deste grupo de Religiões ou Religiosos, grupo estes que Deus declara que BEBERÃO DO COPO DE SUA IRA, POIS ENSINARAM E ENSINAM DOUTRINAS FALSAS, COMO O INFERNO DE FOGO E A TRINDADE, doutrinas essas que MACULAM a Perfeita Justiça Divina e o Criador de todas as coisas que se auto-intitula de DEUS DE AMOR.
    -Essa grande heresia contra Deus, não passará em branco, pois todos que a apoiam IRÃO PARA A GEENA!!!!!!!!

    ricardo bn 12 Setembro, 2009 5:34
  • Não são as religiões, são os religiosos de todas as crenças.

    character education 12 Setembro, 2009 5:34