As Palavras do Senhor

Até Que Ponto A Religião Ajuda O Homem E A Partir De Qual Ponto Ela Começa A Atrapalhar?

Ajuda enquanto o ensina a praticar o bem, amar a verdade e a justiça; quando é sinal de unidade e solidariedade, formadora de opinião que questiona os poderes do mundo que promovem corrupções, violências e conflitos generalizados entre nações. Atrapalha quando se radicaliza, transformando numa forma de chantagem, disseminando o medo, fazendo ameaças e prometendo o inferno para os que erram; quando discriminam as pessoas por sua etnia, hábitos e culturas; por sua orientação sexual.
Toda e qualquer religião deve se preocupar com a pessoa, ensinando-a a respeitar e amar verdadeiramente e incondicionalmente.

COMENTÁRIOS FACEBOOK

Comments to Até Que Ponto A Religião Ajuda O Homem E A Partir De Qual Ponto Ela Começa A Atrapalhar?

  • primeiro, quando ela começa a atrapalhar:
    1 – a ignorância científica é defendida ou até estimulada. Deixar de estudar com atenção algo só porque fica em desacordo com seu livro “sagrado”.Ou ainda, aceita-se apenas o que lhe convém. Compra um computador, vai no médico, mas quando o assunto é Evolução, ignora o que os biólogos dizem. Hipócrita heim?
    Entretanto, isto nem deveria acontecer já que muitos religiosos defendem que seus livros “sagrados” devem ser interpretados (ex, a Bíblia). Então, basta que a nova interpretação não clame ignorância de partes da Ciência.
    2 – quando a ignorância política acaba sendo estimulada. Algo está ruim na sociedade, por exemplo, corrupção na política, e a pessoa não se interessa em discutir porque pensa que após a morte haverá algum tipo de acerto de contas. É a desistência de lutar por um mundo melhor. Com isto, equanto alguns “pecam” pela ação, vários religiosos poderiam “pecar” por omissão.
    3 – quando religiosos defendem assassinatos ou outras atrocidades em nome do deus que pensam existir.
    Exemplo deste último
    * ao que os cristãos fizeram na Idade Média,
    * evangélicos dos EUA em seus rituais de assassinato dizendo que seriam bruxas
    * e assim por diante.
    Atualmente temos
    * muçulmanos mais fundamentalistas (uma minoria, é verdade) matando por Alá.
    * cristãos mais fundamentalistas tentando impedir o progresso da Ciência (exemplo, pesquisas com células tronco, etc)
    * A Igreja Católica proibindo o uso de camisinha causando assim a morte de vários africanos por Aids,
    * etc.
    Agora onde ela ajuda:
    1 – na Arte: pinturas, esculturas, templos, muitos bonitos realmente. Imagens (ainda que muitos evangélicos tenham ojeriza, católicos menos).
    Alguns poderiam dizer que ela ajuda em práticas altruístas. Mas estas são as mesmas pessoas que deixam de seguir partes atrozes. Por exemplo, em algumas partes da Bíblia aonde manda-se matar. Vide links abaixo: Moral e Ética Cristãs [2] e [3].
    Se os cristãos são capazes de deixar de fazer o Mal ainda que a Bíblia peça para fazê-lo, então é evidência de que eles tem um discernimento maior do que quem escreveu a Bíblia e que portanto não precisam dela.
    Abraços

    ASSIS 19 Agosto, 2009 20:28
  • Acho que a religião ajuda quando vc a vive com bom senso, mas a partir do momento que começa a se tornar uma obsessão, um fanatismo, aí sim ela se torna uma “pedra de tropeço”.

    Regina R 19 Agosto, 2009 20:28
  • Enquando o homem crer para ver, está no caminho certo, mas quando partir para o fanatismo, então podemos dizer que estacionou , acabou a evolução.

    LB 19 Agosto, 2009 20:28
  • Lobinho, a religião sempre ajuda, sempre, tá.
    Os sem religião, é que ficam desesperados para encontrar uma que lhe agrade.

    MikhaEl 19 Agosto, 2009 20:28
  • religião só atrapalha, Jesus trouxe salvação e liberdade no espirito, o Espirito Santo faz a obra dentro de nós. nao tenha limites para fazer a vontade de Deus, de Deus.

    Regininh 19 Agosto, 2009 20:28
  • A religião ajuda o homem quando este homem é o pastor que recebe o dízimo. E a religião começa a atrapalhar.. bem, você já sabe.
    .

    Regina R 19 Agosto, 2009 20:28
  • Religião serve de bengala para homens com mente de criança, mas serve de camisa-de-força para homens com mente adulta.

    Adorador 19 Agosto, 2009 20:28
  • Ajuda enquanto escola de dignidade moral e religiosa, e atrapalha quando leva ao fanatismo, à cegueira para com as idéias alternativas.
    Paz e Luz!

    Zeca 53_anos de experiência!!! 19 Agosto, 2009 20:28
  • A religiosidade sempre atrapalha… Nunca ajuda…
    cristianismo não tem nada a ver com religiosidade!!!

    Moreno 19 Agosto, 2009 20:28
Loading...