As Palavras do Senhor

Como Você Entende O Que Jesus Disse: Os últimos Serão Primeiros E Os Primeiros Serão Os últimos?

Paz e Bem e bom dia a todo mundo !
Esta frase de Jesus está inserida nas Parábolas sobre o Reino de Deus , que Jesus não define o que seja mas mostra como conseguir-se . E a lógica do Reino não é a nossa, não contempla os valores da sociedade em que vivemos. Na lógica do Reino de Deus os primeiros são os últimos de nossa sociedade, os desempregados, os famintos, os sem ninguém, os perdedores da vida os improdutivos.
Na parábola, o patrão (símbolo do Pai) usa como critério de pagamento, não a produção, mas o sustento da vida – também o trabalhador da última hora precisa sustentar a família, e por isso recebe o valor suficiente, um denário. O Reino de Deus não tem a lógica do capitalismo, o valor do Reino não é o da riqueza mas o valor da vida. Mateus escreve seu evangelho para pagãos que passaram a fazer parte da comunidade dos primeiros cristãos e haviam conflitos entre eles e os judeus convertidos, mas ainda sob o domínio da Lei.
E S.Mateus escreve de forma a deixar claro que não existem diferenças entre eles, que uns não se sobrepõem sobre outros , que quem quiser ser o primeiro , que seja o último. No nosso tempo tempos teremos a coragem de dar nosso lugar privilegiado para os que estão no fim da fila?
São eles os primeiros, a lógica de Cristo será na nossa?
O Evangelho tem suas exigências, e deve ser aceito integralmente , não nas partes que nos convém aceitar e citar para humilhar o próxmo.


Comments to Como Você Entende O Que Jesus Disse: Os últimos Serão Primeiros E Os Primeiros Serão Os últimos?

  • Acredito que a palavra de Deus não se encerra em sí própria, mas ao contrário ela sempre abre novos campos para a avaliação. Sendo assim, podemos dizer:
    -Os pagãos entrarão primeiro no reino dos céus;
    – as prostitutas e cobradores de impostos entrarão primeiro no reino dos céus;
    – os pobres e miseráveis entrarão primeiro no reino dos céus;
    – a minha diarista que busca a Deus de todo coração e deixa o pastor milionário, entrará primeiro que o pastor no reino dos céus.
    A grande massa que todos anos chora ao ver seus pertence e muitas vidas sendo levadas pela correnteza, entrarão primeiro que o nosso vereador no reino dos céus.
    O jovem molestado que se tornou homossexual, entrará primeiro que seu algoz no reino dos céus;
    – o encarcerado que teve a sua dignidade violentada, entrará antes de qualquer um de nós, cidadãos “honestos” no reino dos céus.

    Eureca 4 Setembro, 2009 5:25
  • É tudo isso que voce falou.
    Mas o contexto em que foi escrito, Jesus estava alertando os judeus – que era o seu povo – que eles por negligenciarem o plano da salvação e ainda discriminarem os povos não judeus (gentios) seriam os últimos a entrarem no reino de Deus.
    Isso fica claro nos ensinos paulinos em 1 Tess. 4, quando ele se reporta a vinda do Senhor e aqueles a quem Ele levará na sua vinda, que no caso é a igreja formada na sua maioria de povos não judeus, sendo que os judeus so lá entrarão depois que houverem passado a grande provação aqui na terra. Coisa que a igreja ficará isenta.
    Pedro, também enfatiza sobre a questão dos últimos (gentios) serem agora os primeiros:
    “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado”.

    Vencedor 4 Setembro, 2009 5:25
  • “E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos.
    E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
    Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
    Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
    Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão fartos.
    Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.
    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face e Deus.
    Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
    Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
    Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.
    Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”

    O Curioso! 4 Setembro, 2009 5:25
  • Frei,
    Jesus não disse assim. De acordo com a tradução Maredsous, o correto é: “MUITOS dos primeiros serão os últimos e MUITOS dos últimos serão os primeiros”, ou seja, muitos serão, mas não TODOS, pois estes quando primeiros serão exatamente os primeiros, e quando últimos serão exatamente os últimos.
    Não é por ser o último da sociedade que se adquire o direito de ser o primeiro no Reino. O argumento desse versículo, quando devidamente dentro de seu contexto, é que a recompensa vindoura depende exclusivamente da graça, e jamais da quantidade ou da qualidade do serviço feito.

    best plumber in Newark Delaware 4 Setembro, 2009 5:25
  • Paulo (o Apóstolo Abortivo) passou por dificuldades quando falava a verdade usando as escrituras, as pessoas se sentiam ofendidas quando confrontadas com a verdade, (a verdade dói) mas era necessário. Paulo esceveu; “Por acaso fiz-me vosso inimigo por dizer-te a verdade? A intenção é ser amigo, quando a consciencia é maior que o orgulho e abre a porta, mas quando o orgulho não deixa abrir a porta ela diz : Lá fora está um inimigo!

    Isaac Feliz 4 Setembro, 2009 5:25
  • Refere-se aos humildes e aos que fazem a verdadeira vontade do mestre, seja pobre ou rico, negro ou branco, mas com o coração rico em amor, humilde e manso como o dele.Porque muitos pobres tem os corações orgulhosos e soberbos, e muitos ricos tem o ouro mas o coração é de pobreza, exemplos como são Francisco, Santa Clara, Santa Rosa de Lima, Santa Teresa D’avila etc. que trocaram a matéria pelo verdadeiro tesouro o céu, afinal Jesus não diz que quem encontrou uma pérola preciosa, não vende tudo para ficar com ela? Eles trocaram tudo por Jesus, e hoje estão com o verdadeiro tesouro.

    Rose 4 Setembro, 2009 5:25
  • Entendo que aquele que for mais simples e humilde sempre estará em primeiro lugar.
    Isso é o que importa para Deus, a simplicidade de coração e a humildade.

    galeguin 4 Setembro, 2009 5:25
  • POR QUE OS RICOS AKI NA TERRA QE ACHAM
    SERAMOS ULTIMOS

    surfista 4 Setembro, 2009 5:25
  • Quer dizer que a vida é incostante. Num dia vc pode estar no topo, feliz, p. ex. e no outro dia triste. Tudo muda, as coisas se transformam e nada continua sendo sempre a mesma coisa. Eu entedo assim.
    Se é q ele disse isso mesmo.

    Cherry Darling 4 Setembro, 2009 5:25
  • ALGUÉM ESTAVA LÁ ESCREVENDO TUDO QUE JESUS DIZIA ! ?
    ALIAS, É SÓ MAIS UMA FRASE ARQUITETADA PELA IGREJA CATÓLICA ?!
    Ah tá, eu sou quem para acreditar em lendas e mitos feitos por humanos infinitamente ignorantes ?

    scorpion 4 Setembro, 2009 5:25
  • Penso que os oprimidos, injustiçados e desprezados, os colocados em ultimo lugar entre os homens serão os exaltados por Deus, porque deles é o reino do céus.

    Line 4 Setembro, 2009 5:25
  • POR ISSO QUE QUERO ESTAR NO MEIO, ASSIM SENDO PRIMEIRO DEPOIS NÃO SEREI O ÚLTIMO E SENDO O ÚLTIMO DEPOIS NÃO SEREI O PRIMEIRO.
    BEM NO MEIO É MELHOR.

    NONAME 4 Setembro, 2009 5:25
  • As prostitutas e os cobradores de impostos serão salvos primeiro que os que assim diziam-se sequidores de Jesus.

    paraoara 4 Setembro, 2009 5:25
  • Não devemos nos preocupar com posições. Deus irá recompensar conforme lhe aprouver e de acordo com sua infinita sabedoria.

    joses.si 4 Setembro, 2009 5:25
  • Por isso Maria Santíssima é a criatura mais elevada, pois foi a mais humilde e serva.

    Fortaleza é linda! 4 Setembro, 2009 5:25
  • na brincadeira do trenzinho ….é bom ficar em ultimo

    Wolfmann 4 Setembro, 2009 5:25
  • Por isso, sempre sentei no fundão

    beto beto 4 Setembro, 2009 5:25
  • O Reino não seria uma plutocracia em que se pudesse comprar o favor do Rei; seria difícil um rico (gr.: ploú·si·os) entrar nele. (Lu 18:24, 25) Não seria uma aristocracia mundanal; não se levaria em conta a posição destacada entre os homens. (Mt 23:1, 2, 6-12, 33; Lu 16:14-16) Aqueles que pareciam ser os “primeiros”, dotados de impressionante formação e folha de serviços religiosas, seriam os “últimos”, e os ‘últimos seriam os primeiros’ a obter os privilégios favorecidos relacionados com tal Reino. (Mt 19:30–20:16) Os proeminentes, porém hipócritas, fariseus, confiantes em sua posição vantajosa, observariam meretrizes e cobradores de impostos regenerados entrarem no Reino antes deles. (Mt 21:31, 32; 23:13) Embora chamassem Jesus de “Senhor, Senhor”, todos os hipócritas que desrespeitassem a palavra e a vontade de Deus, conforme reveladas por meio de Jesus, seriam rejeitados com as palavras: “Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei.” — Mt 7:15-23.
    Os que conseguem entrar são os que colocam os interesses materiais em segundo plano e buscam primeiro o Reino e a justiça de Deus. (Mt 6:31-34) Iguais ao Rei ungido de Deus, Cristo Jesus, amariam a justiça e odiariam a iniqüidade. (He 1:8, 9) As pessoas de mentalidade espiritual, misericordiosas, puras de coração e pacíficas, embora fossem alvos de vitupério e de perseguição da parte dos homens, tornar-se-iam prospectivos membros do Reino. (Mt 5:3-10; Lu 6:23) O “jugo” que Jesus convidava tais pessoas a tomar sobre si significava a submissão delas à sua autoridade régia. Todavia, tratava-se de um jugo benévolo, com uma carga leve para aqueles que fossem ‘de temperamento brando e humildes de coração’ como era o Rei. (Mt 11:28-30; compare isso com 1Rs 12:12-14; Je 27:1-7.) Isto devia ter um efeito acalentador sobre o coração de seus ouvintes, assegurando-lhes de que seu governo não teria nenhuma das qualidades indesejáveis de muitos governantes anteriores, tanto israelitas como não-israelitas. Fornecia-lhes razões para crer que seu governo não traria nenhuma tributação pesada, servidão forçada ou quaisquer formas de exploração. (Veja 1Sa 8:10-18; De 17:15-17, 20; Ef 5:5.) Como mostraram as palavras posteriores de Jesus, não só o Cabeça do vindouro governo do Reino provaria seu altruísmo ao ponto de dar a vida pelo seu povo, mas todos os associados com ele naquele governo também seriam pessoas que procuravam servir, em vez de serem servidas. — Mt 20:25-28;

    Tompson ROGÉRIO vieira 4 Setembro, 2009 5:25