Home » Sobre a Biblia » Esta Na Biblia, Sabiam Q Deus Manda Fazer Imagens?

Esta Na Biblia, Sabiam Q Deus Manda Fazer Imagens?

Imagem não é o mesmo que ídolo. Chama-se ídolo: uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme explica o profeta Habacuc (2, 18). Eis o que claramente indica Habacuc, dizendo: “Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e a pedra muda: Desperta” (Hc 2, 19)
A Bíblia reza no livro de Josué: “Josué prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel” (Jos 7, 6).
Terão sido idólatras Josué e os anciãos de Israel?
Foi Deus ainda que ordenou a Moisés levantar uma “serpente” de metal (Nm 21, 8) e todos os que olhassem para ela seriam curados. Ora, que “olhar” é esse que confere uma cura milagrosa diante de uma estátua de metal?
Temos as provas de como esse culto era já uma pré-figura do culto à Deus nas palavras de S. João, que diz que tal “serpente” era o símbolo do Cristo crucificado: “Bem como ergueu Moisés a serpente no deserto, assim cumpre que seja levantado o Filho do Homem” (Jo 3, 14).
Por acaso caíram também Moisés e S. João, e até o Espírito Santo (autor da Sagrada Escritura) em crime de idolatria? É claro que não.
A idolatria consistiria em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo. Ou seja, teríamos que colocar alimentos para as imagens, como faziam os romanos, os egípcios e os demais povos idólatras. Teríamos que achar que Deus e o santo são a mesma pessoa. No fundo, seria dizer que S. Benedito não é e nem foi S. Benedito, mas foi Deus, etc.
Nunca se ouviu algum católico defendendo que o Santo era Deus! Mesmo porque isso seria cair em um panteísmo (defendido por Calvino e Lutero em algumas de suas obras). Para se dizer que os católicos adoram os santos, eles teriam que dizer que S. Benedito, por exemplo, não é S. Benedito, mas Deus.
E, ainda mais difícil, os católicos teriam que afirmar que S. Benedito é a estátua, uma espécie de amuleto mágico…
Nenhum católico acredita que o santo seja Deus ou que ele seja a madeira da estátua (como uma divindade). Logo, não há idolatria possível, visto que esta consiste em adorar um falso deus. (Ver a diferença entre os cultos de “latria”, “hiperdulia” e “dulia”).
Alguns protestantes argumentam que só é possível fazer imagens quando Deus expressamente permite. Pergunta-se: onde está essa norma na Bíblia? É uma contradição dos protestantes, pois tudo para eles está na Bíblia, todavia, para condenar os católicos, não é necessária a Bíblia
FONTE www.lepanto.com.br

Temas relacionados:

  • Ignácio M

    O curioso é que nem no seu texto e nem em toda a bíblia há qualquer menção que Deus tenha permitido fazer imagens.
    Na verdade, a bíblia condena a veneração de imagens, pois vejam:
    Êxodo 20:3 – Não terás outros deuses diante de mim.
    Êxodo 20:4 – Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Êxodo 20:5 – Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    Fique com Deus !

  • Ignácio M

    Esta ordem veio do Criador e ai estabelece sim a fé mas fazer uma imagem através de humanos, sem procedência do Criador é colocar nosso Criador em segundo plano e Ele é SOBERANO enquanto os demais são relativos. Portanto a obediência ao Criador é fatal para nossa vida. Jesus disse também que não veio trazer paz mas a espada que é a ferramenta de separação do que é justo perante seu Pai.

  • Ignácio M

    Nos catolicos sempre fizemos isso.
    Os evangelicos que nada sabem falam besteiras.Não sabem diferenciar idolo de imagem.
    Mas não adianta esta perdendo o teu tempo.

  • Lulu

    Meu filo já tô cansado de tantar fazê o cébro do meu funcioná,mas a gonorança está enraisada e bem fundo.

  • falcone1

    + 1 CONTRADIÇÃO DESSE FAMOSO LIVRO DE CONTOS DE FADAS!!!!!!!!!

  • Evange leigo

    Cê tá certo e o mundo errado.

  • kaligula

    enquanto eu leio isso 777.555.444.33 milhões de pessoas respondem essa pergunta

  • Juvêncio Gill

    A IMAGEM É MINHA E EU FAÇO DELA O QUE BEM ENTENDER! NINGUEM TEM NADA COM ISSO!!!!! FALOU???

  • Mini_min

    dois pontos do cego e miserável

  • LUDEAR! DE BEM COM A VIDA.

    A questão da serpente, foi permissão de Deus, mas o mesmo não deixou isso como um mandamento. O que fazem os católicos: ” Se prostram diante de uma imagem, e pede pra ela que interceda por eles. 20 de Êxodo: ” Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti IMAGEM DE ESCULTURA … Nem diante delas te encurvarás.” Também temos 97 de salmo vs7, 115 de salmo. Só um pode interceder por nós. Timoteo 2 vs5: Porque há um só Deus e só UM MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, QUE É JESUS CRISTO HOMEM.

  • Fui Romano

    Bíblia é um substantivo próprio. É com inicial maiúscula. Independente do conceito que temos dela, se achamos que ela é uma mensagem pessoalmente ditada por Deus ou uma obra de redatores ilusionistas, é um substantivo. E escrever Bíblia com inicial minúscula é um erro crasso de ortografia.
    Agora minha opinião. A Bíblia não foi escrita nem ditada por Deus. Foi criação literária com objetivos sócio-políticos. Ela manda oferecer sacrifícios, construir altares e tudo mais. Imagens? Ela sugere imagens. Toda a arte sacra é baseada em imagens. Michelangelo foi um imagista. Mas isto não foi novidade porque na Grécia o escultor Fídias também esculpiu imagens.
    Não sei por que vocês cristãos perdem tanto tempo discutindo se devem ou não adorar imagens. Elas são uma forma de arte, não são? E a arte é uma manifestação da evolução humana, não é? Então o que há de complicado? Liberdade de expressão artística é direito fundamental do homem e quem se opõe a ela está infringindo a lei.

  • http://metally.net/ Heavy Metal Albums

    Voce se olha no espelho e o que voce vê?
    A sua imagem né?
    Pois bem, mas voce faz promessa pra sua imagem, se ajoelha diante dela, faz oração pra ela, acende velas pra ela?
    Creio que não!
    A idolatria passa a existir a partir do momento que voce começa a fazer o que citei acima.
    Logo a imagem em sí não é nada como disse Paulo em I Cor 10 (leia). Mas, quando voce se reporta a ela como uma divindade e passa a venerá-la, aí a coisa se complica porque está colocando um objeto inanimado e precível no lugar de Deus e dessa forma provocando-lhe a ira.
    Isso é idolatria.
    Tire suas conclusões e um abraço.

  • Winter

    Cara não adinata.Protestantes só protestam e não raciocinam(me desculpem aqueles que são esclarescidos e que tenho como amigos).
    Não é preciso ter noções em hebraico para checar a verdadeira tradução de êxodo 20,4 só basta vc entrar em sites judaicos para confirmar a veracidade dos fatos:
    ”Não farás para ti imagem de escultura, figura alguma do que há em cima, nos céus, e abaixo na terra, ou nas águas, abaixo da terra. ”
    PARA QUÊ?
    R=Para não serem adoradas como sendo Deus.
    Como na ICAR O Deus é o mesmo dos demais cristãos e na ICAR não tem nenhuma imagem de escultura e nenhum idolo que represente a figura de Deus então está refutada este blá,blá,blá de vcs evangelicos em relação a idolatria.Vê se aprende(mais uma vez eim?).Idolatria é o ato de se moldar,construir ou ter um idolo,imagem e adoralo como Deus.O povo de Moisés fez isso com um bezerro de ouro ,isto é idolatria.A ICAR professa o mesmo Deus dos evangelicos então cumpadi arruma outra.
    Toda vez que eu entro no Yahoo eu tenho que responder isso.As vezes eu chego a pensar que eles realmente na cabeça deles acham que nós adoramos as imagens.Não é possivel alguém pensar assim em plemo século 21.Não é possivel que alguém que lê as passagens bíblicas referente a idolatria e não tenha aprendido o que é isso.As vezes eu acho que isso é proposital.Não é possivel que alguem acredite que as pessoas atribuam poderes divinos a imagens.Isso chega bem perto do que muitos dizem ser uma lavagem cerebral ou até mesmo hipnotismo.
    “Idolatria é usar qualquer imagem,escultura e qualquer idolo é adorar no lugar de Deus.” Como fez o povo de Moisés ao fundir um bezerro de ouro.Poderia um bezerro ter criado o mundo?
    Uma ave do céu criaria o mundo?
    Um ser da agua criaria o mundo?
    Um astro do céu criaria o mundo?
    Um ser debaixo da terra criaria o mundo?
    Uma imagem inanimada,que não fala ,não anda e etc criaria o mundo?
    Então o que é idolatria?
    Idolatria é fazer de um idolo o seu Deus. A bíblia é clara nisso.
    Por acaso o Deus dos católicos não é o pai de Jesus ,assim como é na igreja protestante?
    Com isso está refutada a idéia dos protestantes que os católicos são idólatras.

  • evangelistasergio

    Winter….. você não deve ler a biblia muito bem ….

    ou seus oculos devem estar quebrados….

    vocês saem gritando com prosições no meio da rua…. AVE MARIA MÃE DE DEUS com a imagem na mão e diz que isso n é idolatria…

    se isso não é idolatria …. oq é idolatria???

    A idolatria é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e idéias em oposição à adoração a um Deus monoteísta.

    é certo Adorar moises?? Elias….

    é certo por imagem de uma tal de padroeira do Brasil…. que no candonblé é chamada iemanjá… um Demonio???

    e vocês cutuam demonios e dizem que protestantes não pensam ….

    procura estudar filho
    a sua padroeira… o Deus que você sai na rua com prosições que o profeta ISAHIAS mensionou … se chamava astastes… depois passou a ser astarotes… estera tbm… deusa Diana….agora Iemanja… padroeira do Brasil….

    Que deusa a igreja catolica Venera

  • edvcampos

    na verdade eu só tenho uma pergunta, se vc hoje fizer a imagem de uma cobra e colocar como Deus ordenou e no mesmo caso for picado por uma serpente a imagem te curaria?
    depois da sua resposta vc saberá o que foi para os tempos antigos.
    no exemplo dado no testo original em momento algum vê orações para a imagem da serpente, ou qualquer outra imagem.
    e no exemplo da arca o espírito de Deus naquela época se encontrava dentro da arca, por isso tinha no santuário o lugar santíssimo que só os que estavam em acordo com Deus poderiam entrar.
    pense nisso e não seja enganado com falsas doutrinas.

  • Anderson David

    Esta mesma cobra foi destruida pois as pessoas ja estavam pedindo a ela as bençãos do céu e estavam a adorando leiam a biblia pois a palavra diz “CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARA” em “joão 8:12″