As Palavras do Senhor

Eu Leio A Biblia Todos Os Dias, Mas Quem Garante Que Ela é Verdadeira?

eu gosto de ler a biblia mas tenho essa duvida, vc tbm tem?
se acaso a biblia foi mesmo uma inspiração divina e tudo mas ela foi escrita em outra letra e precisou de pessoas para poder traduzi-la, quem nos garante que essa pessoa não estava com maldade e acrescentou algumas coisas e tirou outras de lá, e talvez até mesmo essa pessoa tenha a interpretado errado e tenha a escrito da forma que bem entendeu, isso pode acontecer pq ai esta o fato que existem muitas religiões ou seja cada uma interpreta a biblia de uma forma, por isso não é bom condenar todas as religiões como fazem mtos evangelicos, pq na verdade ninguem sabe onde esta a verdade o bom é vc ir a uma igreja que se sente bem pois até onde se sabe até hj não se tem garantia de nada a não ser a de que DEUS existe


Comments to Eu Leio A Biblia Todos Os Dias, Mas Quem Garante Que Ela é Verdadeira?

  • “Eu li a Bíblia de capa a capa. Chamar aquele livro de ‘a palavra de Deus’ é um insulto a Deus. Chamar aquele livro de um guia moral é uma afronta à decência e dignidade dos povos. Chamá-lo de guia para a vida é fazer uma piada de nossa existência. E pretender que ela seja a verdade absoluta é ridicularizar e subestimar o intelecto humano.” (Nietzsche)

    Marcia 4 Outubro, 2009 17:32
  • Querida Beatriz D, a Bíblia passou por diversas traduções nem sempre fidedignas, só em português tem mais de dez,qu estudadas vêem-se profundas diferenças. Quem escreveu? homens inspirados (médiuns) por Deus, dizem, mas todos os médiuns tem no que escrevem uma influencia anímica(da sua própria alma) qual seria a influencia anímica de homens tão ignorantes e cheios de preconceitos? Se todas as religiões a consideram “palavra de Deus” como se dão o direito de recusar esse ou aquele livro conforme seus interesses? Se vc ler o livro “História da formação do novo testamento” vc verá que tudo pode estar sob suspeita de ilegitimidade. Se vc gosta de ler a Bíblia, leia, mas leia também outros livros sagrados, o Baghat Gita, o Corão , Buda, Kardec, etc vão aumentar muito seu discernimento espiritual, para vc depois não ficar dizendo bobagens como as “mais puras verdades” como muitos irmãos evangélicos… Beijos Luiz

    Luiz Ceo 4 Outubro, 2009 17:32
  • Beatriz, a Bíblia é mesmo um tanto difícil de entender e muitas vezes,
    um mesmo texto pode dar margem à mais de uma interpretação, sem necessariamente, que essas interpretações, mesmo não sendo iguais, estejam erradas!
    Como pode ser isso?
    Em Hebreus 4:12, o escritor diz que a Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes, o que dá a ela essa caracteristica especial, de ser muitas vezes entendida de formas diferentes por pessoas diferentes e mesmo assim, ter a eficácia comprovada de promover a mudança no caráter e a conversão daqueles que a lêem com fé e aceitam sua mensagem de salvação.
    Pode haver formas diferentes de interpretações, mas jamais alguém pode alterar, modificar, aumentar ou diminuir a essência da Bíblia, que é a mensagem de Salvação e do amor de Deus para com toda a humanidade.
    .Quanto ao que você diz, que não dá para saber qual a Igreja verdadeira e melhor para frequentar, concordo que nenhuma igreja detém a verdade por inteiro.
    Mas todas as Igrejas Cristãs, devem ter a Bíblia como regra de conduta, o que permite a qualquer pessoa, saber se determinada Igreja está certa ou errada, com uma simples comparação entre o que está
    escrito na Bíblia, com o que essa igreja estabeleceu como diretriz e ensinamentos.
    Como ja disse, nunhuma igreja pode dizer que é dona absoluta verdade, mas a melhor, certamente é aquela que mais se aproxima
    do que está escrito na Palavra de Deus.
    Como saber o que é certo e o que é errado?
    Leia Filipenses 4:8
    Abraços!

    Tiago SP 4 Outubro, 2009 17:32
  • Prezada Beatriz e irmãos na fé, a bíblia é a verdadeira palavra de Deus, é o livro mais traduzido, mais plubicado, mais lido de todo o mundo, mais o que mais esperar da verdadeira palavra de Deus ?
    Foi escrita por mais de 30 pessoas, em mais de 1.500 anos. os escritores não se conheciam, na verdade as vezes nem entendiam o que estavam escrevendo, mais mesmo assim os textos estão interligados uns aos outros de maneira fantástica, muito além da rêles mente humana, textos de gêneses, são explicados em Daniel, textos de Daniel, são explicados em Apocalipse e assim vai de maneira extraordinária.
    Mais temos as religiões, que são coisas de homens, criadas por homens imperfeitos e pecadores, deveriam ser um só corpo em Cristo Jesus, mais qual a religião que busca isso ?
    Temos tambêm as traduções, muitas religiões vem alteando alguns textos da bílbia, incluindo palavras e até frases, para introduzir os seus dogams ou teorias, mais a bíblia é muito complexa e podemos perceber quando mudam um texto, porque temos muitos que falam o crontrário.
    Como disse Jesus, “Eu te louvo publicamente, ó Pai, porque escondeste estas coiasa dos sábios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos”.
    Portanto, deve ser como os pequeninos, observe sempre o que a bíblia diz, busque traduções antigas, antes de 1969, que tem menos interferências das religiões de hoje, lembre-se que Paulo elogiou o povo de Coríntio, visto que eles examinavam todas as suas palavras nas escrituras sagradas.
    Espero ter ajudado.

    brute force seo evo ii 4 Outubro, 2009 17:32
  • Os religiosos que me perdoem, mas não creio que existam pessoas que tenham fé nas palavras da Bíblia ao ponto de não ter nenhuma duvida.
    Primeiro: seria “burrice”
    Segundo: é hipocrisia barata
    Terceiro: alguns livros são meramente fictícios ou fantasiosos, sendo assim “crentes incondicionais” nem tudo que há na Bíblia é verdade ou realmente aconteceu, pois em muitas passagens é usada a linguagem figurativa.

    Jefferson Felipe 4 Outubro, 2009 17:32
  • Deus pode existir, mas ainda assim não tem como ser como dizem ser. Segundo o que ouço, Deus é Onipotente (tem todo o poder) e Benevolente (quer o bem), mas isso são 2 coisas que não estão presentes no nosso mundo. Pois se ele for mesmo onipotente e benevolente poderia fazer com que nós fôssemos felizes 24 horas por dia, e não faz.
    Antes de tirar um conclusão do que eu disse pense de novo e verá que o que digo faz sentido.

    Alexandre Caldato 4 Outubro, 2009 17:32
  • Você está sendo uma pessoa inteligente. Não se pode acreditar em tudo que se lê e ouve por aí sem questionar. Pare e pense um pouco:
    Há 2 mil anos atrás, quem sabia ler e escrever??? Existia escola como hoje???
    Eu penso que quem sabia ler e escrever naquela época, tinha muito respeito e era considerado uma pessoa mais inteligente que as demais (como um PHD formado em Harvard hoje).
    Por isso, tudo que uma pessoa escrevesse naquela época, seria considerado a mais pura verdade.
    Outra coisa: Quem escolheu quais livros escritos por profetas diferentes em épocas tão diferentes formariam a Bíblia como conhecemos hoje??? Será que não ficaram livros de fora, por questões diversas como conveniência para a igreja??? Por que Jesus não escreveu um livro com suas próprias palavras???
    Tem coisas na Bíblia que eu penso ser simplificadas. Por exemplo, como Deus poderia explicar para o homem sem estudo daquela época, a teoria da evolução (desde os primeiros micro-organismos envolvendo biologia complexa até nós sermos a evolução dos primatas)???
    Não seria mais fácil dizer que veio de Adão e Eva pra aquelas pessoas analfabetas???
    Não estou dizendo que tudo o que está escrito na Bíblia é mentira, mas é importante vc ter sua própria opnião sobre tudo, existem outros meios de dizer a mesma coisa (que mal há em aceitar que Deus tenha feito o homem do jeito que a ciência explica?).
    A idéia não vale só para a Bíblia, mas pra sua vida. As pessoas que acreditam em políticos e reelegem um sujeito como Collor de Mello, também acreditam cegamente na Bíblia.
    Dê uma olhada nisso:http://super.abril.com.br/religiao/histo…http://www.timesonline.co.uk/tol/news/wo…http://br.br101.org/biblia-interpretacao…

    Edjlle 4 Outubro, 2009 17:32
  • Já dei uma resposta completa sobre esse assunto a alguns dias atrás.
    Ai em cima o renatobc já te deu uma ótima orientação.
    Apenas insisto que apesar do livro Bíblia estar hoje ao alcance de todos, não e um livro para ser “lido” apenas. Deus não se deixa escarnecer. E um livro de revelação. E os que o negam, vão negar sempre; a menos que desçam de seus “pedestais de sabedoria” humana e se tornem pequeninos para Deus.

    __A_YAHO 4 Outubro, 2009 17:32
  • olha a unica coisas q as pessoas podem alterar na biblia eh a linguangem..soh taduzindo q todos os povos e naçoes podem vim a entender…agora se a biblia jah foi ou vai ser alterada um dia as pessoasq fizerem isu um dia vao presta contas com Deus…agora se vc se diz que gosta tanto de ler a biblia mais duvida dela..cuidado pq DEus um dia pode combrar isu de vc tbm..a melhor maneira de vc tirar suas duvidas e pedindo a Deus q te der entendimento para pode-la interpreta-la melhor e a entende-la…pede ele q te mostre isu..Deus tem varias maneiras de mostrar por seus filhos a sua grande verdade…..entaum se alimente da palavra sempre e nunk duvide do q vc tah lendo..q Deus vai te abençoa sempre…

    swarovski crystals wholesale 4 Outubro, 2009 17:32
  • Ih Beatriz, essa história é longa, e já muito debatida, e respondida por estas bandas. Há uma semana acho que dei uma resposta parecida sobre o porquê acreditar na Bíblia, mas penso a Bíblia como sendo, primeiro, uma tentativa – humana – de registrar, e de perpetuar a presença de Deus na terraa, ou entre nós; perpetuar os contatos que Deus teve de modo extraordinário com a humanidade, parcela de Sua criação. Não existe um receita pronta, existem momentos propícios para a leitura, onde conseguimos “extrair” da leitura bíblica muitos “frutos”.

    Frank Zen 4 Outubro, 2009 17:32
  • Nem tudo que consta da Bíblia é verdadeiro, pois tendo sido redigida por homens como nós certamante pode incorrer em erros. Mesmo que os escritores tenham recebido inspiração, não podemos excluir a possibilidade do erro, seja por ignorância ou má fé. Aliás, sabe-se que muitos textos foram adulterados criminosamente por interesses clericais. É o caso, por exemplo, da inserção de expressões desconhecidas naquela época, com o claro objetivo de combater os ensinamentos dos espíritos, contidos na codificação espírita.

    Winston M 4 Outubro, 2009 17:32
  • Se a Bíblia foi modificada, não posso afirmar, mas com certeza quem modificou já pagou por isso.
    Cabe fazermos a nossa parte qie é seguir o que Deus quer para nós:
    Apocalipse22
    11 Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
    12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
    13 Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
    14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
    15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
    16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
    17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
    18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    20 ¶ Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
    21 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

    . 4 Outubro, 2009 17:32
  • Como Lunna disse…
    A Bíblia tem passagens de amor LINDAS. Mas infelizmente, ela tem passagens horríveis, que reflete MUITO BEM o homem DAQUELA ÉPOCA. Preconceitos, sacrifícios…
    Agora me diz, você não acha que você seria mais feliz se seguisse o seu consciente, e não as palavras de um livro? É claro que é sempre necessário o conhecimento, e a Bíblia pode – se separadas as partes REALMENTE boas – ajudar iniciantes.
    Eu sou do Espiritismo, acho que ele reflete bem o lado bom do ser humano. Amor, compaixão, perdão, paz, liberdade, progressão…Mas do mesmo modo que ele diz que não devemos “impor” aos outros o que acreditamos, por isso digo que se quiser seguí-lo siga, se não quiser, faça o que quiser…Apenas escute mais sua voz interior para fazer o bem, tente amar mais…E PRINCIPALMENTE não IDOLATRE Jesus como se este fosse uma celebridade de Hollywood, algo muito característico dos religiosos fanáticos…
    Ame-o, entenda-o, ajude-o a melhorar o mundo, veja-o como seu pai, mas nunca como seu “comandante”…
    Resumindo, as palavras de um livro escrito por outros não valem NADA em contradição com o que seu lado BOM diz…
    =D
    bjusss e tenha um bom dia!

    ? ßiah Dark Angel ? 4 Outubro, 2009 17:32
  • Se Deus não se revelar a você colega,poderá ler a bíblia por um bilhão de anos e não vai crer;a salvação é uma eleição divina,disse Jesus:”não vos escolhestes a mim mas eu vos escolhia vós”;o senhor também disse:”graças e dou ó pai senhor do céu e da terra,porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelase aos pequeninos”.

    Moisés Tales 4 Outubro, 2009 17:32
  • simplismente a fé!!!!!!

    ÉrikA_Jesus ViVe 4 Outubro, 2009 17:32
  • O Espírito de conduzirá a entender que ela é VERDADEIRA!
    Mateus 14:31 Homem de pouca fé, por que duvidaste?
    Beijos

    Petinha 4 Outubro, 2009 17:32
  • vai la no final da última página e veja se está escrito “Made in China”
    se estiver é falsa! senão estiver é verdadeira!

    José Toalha 4 Outubro, 2009 17:32
  • Um dia vc percebe que a Bíblia, apesar de ter algumas passagens bonitas, não tem nada a ver com Deus.
    É um livro contraditório, preconceituoso e separatista.
    Só.

    Lunna 4 Outubro, 2009 17:32
  • A maior verdade do mundo é a bíblia
    Foi escrita a 2.000 anos atrás e está se cumprindo hoje
    Leia o livro de Mateus 24

    Sociólog 4 Outubro, 2009 17:32
  • se vc. tem essa duvida, procura outro caminho, sinal que não estais entendendo o que lê, quando a questionamento é que a duvida no seu intimo, .

    ninara 4 Outubro, 2009 17:32
  • A FÉ É A PROVA das coisas que não se vêem. O ESPÍRITO SANTO DE DEUS é quem garante que a sua Palavra é VERDADEIRA.

    Sergio M 4 Outubro, 2009 17:32
  • Querida por que se abalas?
    Algumas considerações:
    A bíblia não erra, se fosse palavra só de humanos, haveria erro. Jesus atestou e confirmou as escrituras.
    Ela se diz ser a verdade, nenhum outro livro diz isso e confirma. Além do mais, ela transforma vidas, não é uma obra unilateral, seu autor está vivo, sua fé confirma, suas profecias confirmam.
    Seus relatos criacionistas confirmam, a arqueologia confirma, a biologia confirma, os testemunhos confirmam, as mudanças de paradigmas confirmam…. e por aí vai…..
    Busque Jesus em oração que ele te confirmará sua palavra no coração …..abraços…..
    ( homens justos não criariam um livro que enganaria, homens injustos não criariam um livro que os condenaria)
    Renato Bcv – Teologia moderna pag: 57 /2005/

    renatobc 4 Outubro, 2009 17:32
  • A fé não admite dúvidas. Se você tem fé significa que seu raciocínio crítico está desabilitado. A Bíblia foi escrita por homens que queriam dominar. O Novo Testamento, por exemplo, foi escrito a mando do Imperador Constantino, que reuniu o Concílio de Nicéia e o escreveu de modo a agradar aos diferentes povos dominados pelos romanos, a fim de facilitar o governo.
    Se Deus existisse, tendo feito o Universo, não precisaria que sua palavra fosse escrita por homens.
    Além disso Deus, sendo perfeito como ensinam as religiões, não teria criado nada, pois perfeito significa completo, pronto, acabado. Quem é perfeito não tem necessidade nem desejo de criar. Se criou é porque sentiu desejo ou necessidade, para se completar, para se distrair, para ser louvado, para dominar. Todos esses são desejos humanos, não de um deus perfeito.
    Leia o livro Deus, um Delírio, de Richar Dawkins. Baixe no link abaixo:

    Barraco, o Bamba 4 Outubro, 2009 17:32
  • É Deus e é o que basta.

    Ronalpil 4 Outubro, 2009 17:32
  • Essa é a mágica da fé, crer em deus é se lançar ao desconhecido. O Alpinista Esta é a história de um alpinista que
    sempre buscava superar mais
    e mais desafios.
    Ele resolveu, depois de muitos anos
    de preparação, escalar o
    Aconcágua.
    Mas ele queria a glória somente para
    ele, e resolveu escalar sozinho, sem
    nenhum companheiro, o que seria
    natural no caso de uma escalada
    desse grau de dificuldade.
    Ele começou a subir e foi ficando cada
    vez mais tarde.
    Porém, ele não havia se preparado para
    acampar e resolveu seguir a escalada
    decidido a atingir o topo.
    Escureceu e a noite caiu como breu nas
    alturas da montanha e não era mais
    possível enxergar um palmo à
    frente do nariz.
    Não se via absolutamente nada!
    Não havia lua e as estrelas estavam
    cobertas pelas nuvens.
    Subindo por uma “parede” a apenas
    100 m do topo, ele escorregou e caiu.
    Caia a uma velocidade vertiginosa.
    Somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na
    mesma escuridão e sentia a terrível
    sensação de ser sugado pela
    força da gravidade.
    Ele continuava caindo…
    Nesses angustiantes momentos, passaram
    por sua mente todos os momentos felizes
    e tristes que ele já havia vivido.
    De repente ele sentiu um puxão forte
    que quase o partiu ao meio.
    Como todo alpinista experimentado, havia cravado pinos de segurança com
    costuras a uma corda que fixou
    em sua cintura.
    Nesse momento de silêncio, suspenso pelos
    ares na completa escuridão, não sobrou
    para ele nada além do que gritar…
    – OH… MEU DEUS, AJUDE-ME!
    De repente uma voz grave e profunda
    vinda do céu respondeu:
    – QUE VOCÊ QUER DE MIM,
    MEU FILHO?
    – Salve-me meu Deus, por favor!
    – VOCÊ REALMENTE ACREDITA
    QUE EU POSSA TE SALVAR ?
    – Eu tenho certeza, meu Deus!
    – ENTÃO CORTE A CORDA QUE TE MANTÉM PENDURADO…
    Houve um momento de silêncio e reflexão.
    O homem se agarrou mais ainda à corda
    e refletiu, que se fizesse isso, morreria!
    Conta o pessoal do resgate que no
    outro dia encontrou um alpinista
    congelado, morto!
    Agarrado com força, com as suas duas
    mãos, a uma corda…
    …A SOMENTE DOIS METROS DO CHÃO!
    “CREIA A FÉ É CRER NO QUE É INCRÍVEL”

    Felipe 4 Outubro, 2009 17:32
  • A própria Bíblia diz que ela é de Deus, o Criador da humanidade.
    2 Tim. 3:16, 17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.”
    Rev. 1:1: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus escravos as coisas que têm de ocorrer em breve.”
    2 Sam. 23:1, 2: “A pronunciação de Davi, filho de Jessé . . . Foi o espírito de Jeová que falou por meu intermédio, e a sua palavra estava na minha língua.”
    Isa. 22:15: “Assim disse o Soberano Senhor, Jeová dos exércitos.”
    Era de esperar que a mensagem de Deus para toda a humanidade estivesse disponível em todo o globo. A Bíblia, completa ou em parte, foi traduzida em aproximadamente 1.800 línguas. Sua circulação atinge a casa dos bilhões. Diz The World Book Encyclopedia: “A Bíblia é o livro mais amplamente lido na história. É também provavelmente o que mais influência exerceu. Mais exemplares da Bíblia foram distribuídos do que de qualquer outro livro. Foi também traduzido mais vezes em mais línguas do que qualquer outro livro.” — (1984) Vol. 2, p. 219.
    A profecia bíblica explica o significado das condições mundiais.
    Muitos líderes mundiais reconhecem que a humanidade está à beira de uma catástrofe. A Bíblia há muito predisse essas condições; ela explica o significado delas e qual será o resultado. (2 Tim. 3:1-5; Luc. 21:25-31) Diz-nos o que precisamos fazer para sobreviver à impendente destruição mundial e ter a oportunidade de ganhar vida eterna em condições justas aqui na terra. — Sof. 2:3; João 17:3; Sal. 37:10, 11, 29.
    A Bíblia nos habilita a entender o objetivo da vida.
    Ela responde a perguntas tais como: Donde se originou a vida? (Atos 17:24-26) Por que estamos aqui? Será apenas para viver uns poucos anos, tirar o máximo proveito que pudermos da vida e daí morrer? — Gên. 1:27, 28; Rom. 5:12; João 17:3; Sal. 37:11; 40:8.
    A Bíblia mostra como podemos ter exatamente as coisas que os que amam a justiça mais desejam.
    Informa-nos onde encontrar boas companhias em que existe verdadeiro amor mútuo (João 13:35), o que nos pode garantir termos suficiente alimento para nós próprios e para nossa família (Mat. 6:31-33; Pro. 19:15; Efé. 4:28), como podemos ser felizes, não obstante as condições difíceis que nos cercam. — Sal. 1:1, 2; 34:8; Luc. 11:28; Atos 20:35.
    Ela explica que o Reino de Deus, seu governo, eliminará o atual sistema mau (Dan. 2:44), e, sob o seu domínio, a humanidade poderá gozar de saúde perfeita e vida eterna. — Rev. 21:3, 4; compare com Isaías 33:24.
    Um livro que afirma originar-se de Deus, que explica o significado das condições mundiais, bem como o objetivo da vida, e que mostra como os nossos problemas serão solucionados é certamente digno de consideração.
    Seu conteúdo é cientificamente correto sobre assuntos que os pesquisadores humanos descobriram só em data posterior.
    A origem do Universo: Gên. 1:1: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” Em 1978, o astrônomo Robert Jastrow escreveu: “Vemos agora como a evidência astronômica conduz a um conceito bíblico sobre a origem do mundo. Os pormenores diferem, mas os elementos essenciais no relato astronômico e no relato bíblico de Gênesis são os mesmos: a cadeia de eventos que conduz ao homem começou súbita e distintamente num momento definido do tempo, num clarão de luz e energia.” — God and the Astronomers (Nova Iorque, 1978), p. 14.
    Formato do Planeta Terra: Isa. 40:22: “Há Um que mora acima do círculo da terra.” Nos tempos antigos, a opinião geral era que a terra era plana. Não foi senão mais de 200 anos depois de se escrever esta passagem da Bíblia que uma escola de filósofos gregos concluiu que a terra era provavelmente esférica, e cerca de mais 300 anos depois um astrônomo grego calculou o raio aproximado da terra. Contudo, mesmo então, não era o conceito geral que a terra fosse esférica. Só no século 20 é que se tornou possível aos homens viajar de avião, e mais tarde no espaço sideral, e até mesmo ir à lua, obtendo assim uma visão clara do “círculo” do horizonte da terra.
    Vida Animal: Lev. 11:6: “A lebre . . . é ruminante.” Embora por muito tempo alguns críticos atacassem isso, a ruminação do coelho foi por fim observada por um inglês, William Cowper, no século 18. O modo incomum de fazer isso foi descrito em 1940, em Proceedings of the Zoological Society of London, Vol. 110, Série A, pp. 159-163.
    Sua harmonia interna é significativa.
    Isto se dá especialmente em vista do fato de terem sido postos por escrito os livros da Bíblia por uns 40 homens tão dessemelhantes uns dos outros, tais como rei, profeta, pastor, cobrador de impostos e médico. Fizeram a escrita num período de 1.610 anos; portanto, não houve oportunidade para conluio. Não obstante, seus escritos concordam entre si, até mesmo nos mínimos detalhes. Para avaliar até que ponto os vários trechos da Bíblia estão harmoniosamente entreligados, precisa lê-la e estudá-la pessoalmente.
    Como podemos ter certeza de que a Bíblia não foi alterada?
    “No número de antigos MSS. [manuscritos] que atestam a escrita e no número de anos decorridos entre o original e os MSS. atestantes, a Bíblia goza de uma decidida vantagem sobre os escritos clássicos [de Homero, Platão e outros]. . . . Ao todo, os MSS. clássicos constituem apenas um punhado em comparação com os bíblicos. Nenhum livro antigo é tão bem atestado como a Bíblia.” — The Bible From the Beginning (Nova Iorque, 1929), P. Marion Simms, pp. 74, 76.
    Um relatório publicado em 1971 mostra que há provavelmente 6.000 cópias manuscritas que contêm todas as Escrituras Hebraicas ou partes delas; a mais antiga data do terceiro século AEC. Há, das Escrituras Gregas Cristãs, cerca de 5.000 em grego, a mais antiga datando do começo do segundo século EC. Existem também muitas cópias das primeiras traduções em outros idiomas.
    Na introdução de seus sete volumes sobre Os Papiros Bíblicos de Chester Beatty, Sir Frederic Kenyon escreveu: “A primeira e mais importante conclusão a que se chega à base do exame deles [os papiros] é a conclusão satisfatória de que eles confirmam a exatidão essencial dos textos existentes. Não aparece nenhuma variação substancial ou fundamental quer no Velho quer no Novo Testamento. Não há nenhumas omissões ou adições importantes de trechos nem variações que afetem fatos ou doutrinas vitais. As variações do texto afetam questões menores, tais como a ordem das palavras ou as palavras precisas usadas . . . Mas a sua importância essencial é sua confirmação da integridade de nossos textos existentes pela evidência duma data anterior à disponível até agora.” — (Londres, 1933), p. 15.
    É verdade que algumas traduções da Bíblia seguem mais de perto o que se acha nas línguas originais do que outras. Modernas Bíblias parafraseadas tomaram liberdades que às vezes alteram o sentido original. Alguns tradutores permitiram que suas crenças pessoais influíssem nas suas versões. Mas esses pontos fracos podem ser identificados por meio de comparação de várias traduções.

    Wordpress Article Autoposter Plugin 4 Outubro, 2009 17:32