As Palavras do Senhor

Eu Preciso De Um Texto De Filosofia Que Fale Sobre A Discriminação Da Religião?

Olá Gui. Não entendi se a pergunta visa esclarecer a origem das divergências entre filosofia e religião ou se está procurando o texto de algum pensador combatendo a religião. Entretanto, é possível compreender que este tipo de embate se daria como consequencia natural, pois revelaria o antagonismo das correntes de pensamento em questão. para compreender melhor esta questão, temos que levar em conta que na antigüidade grega não havia divergência entre Ciência e Religião, mesmo porque a Ciência não existia nos moldes como a vemos hoje, ou seja, no seu sentido positivo de provas e contraprovas. A luta era entre a Filosofia e a Religião. É que os primeiros filósofos queriam combater a mitologia pelo advento da deusa razão. Contudo, já naquela época surgiram alguns filósofos, tais como, Platão e Aristóteles que tentam conciliar a razão com o mito. Em Platão, o mito da caverna e o mito da reminiscência das idéias. Em Aristóteles, a razão perfeita chamava-se Deus, e de acordo com o seu pensamento, se a razão afastava-se da religião natural era para fundar, sobre o conhecimento da própria natureza, uma religião mais verdadeira.
A Idade Média, período que se estendeu por quase mil anos, caracterizou-se pela administração religiosa dos eventos humanos. A Igreja, no topo do poder, ditava as regras; a Filosofia e a Ciência obedeciam-na. Aqueles que contrariavam os dogmas religiosos eram excomungados e, muitos deles, tiveram suas cabeças decepadas. A Escolástica, utilizando-se da lógica aristotélica e todos os seus silogismos, fizeram da simplicidade do Cristo um campo de disputas filosóficas, longe da compreensão dos menos letrados. Aos críticos respondiam com a criação da sua dogmática em que conciliavam fé e razão. Não é de se estranhar que esse processo de se encarar a religião pudesse permanecer eternamente.
Renascença, período pós-Idade Média, é o reflorescimento de tudo o que estava incubado. Filosofia e Ciência adquirem vidas próprias. A primeira tratou da condução lógica do pensamento; a segunda, tornou-se teórica-experimental. Nesse sentido, o dogma da Igreja é substituído pelos conhecimentos obtidos através da metodologia científica. A descoberta do telescópio e a invenção da imprensa muito contribuíram para os avanços tecnológicos ocorridos nestes últimos séculos. A autoridade divina é posta em cheque. Por isso, a luta que se travou e ainda se trava entre ciência e religião, OK?
Espero ter ajudado!


Comments are closed.