As Palavras do Senhor

Get Answers From Millions Of Real People.o Que A Biblia Fala Sobre Meio Ambiente?

A Bíblia está cheia de informações e prescrições sobre este assunto:
1. Toda a criação é sagrada, no sentido que é uma obra de Deus. Quando lemos a narrativa da criação, vemos Deus se envolvendo pessoalmente nela. O universo revela Deus. A criação comunica a glória de Deus (Sl 19.1).
2. Toda a criação sofre os efeitos da queda, o pecado original do ser humano. As conseqüências, ecologicamente falando, são pintadas na Bíblia, como, por exemplo, em Naum 3.16. A degradação da natureza é uma conseqüência direta da queda. São pecaminosas as políticas nacionais que permitem ou estimulam que os sistemas econômicos exauram a terra. As conseqüências ultrapassam o plano apenas ecológico. Os Estados Unidos preferem investir bilhões para assegurar seu acesso às reservas iraquianas de petróleo, quando seria melhor investir na pesquisa de alternativas energéticas mais limpas.
3. É nossa responsabilidade cuidar da terra. A instrução entregue à primeira família (“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo”, Gn 2.15) alcança a humanidade de todos os tempos. Deus lega instruções claras sobre o cuidado com o solo (Lv 25.1-5) e com os animais (Gn 1.22, Dt 22.6-7, 25.4). Por que? O animal deve ser tratado com dignidade. Temos um mandato cultural (cultura é cultivo, cultura é transformação) deixado por Deus, que inclui cuidar da terra, inclusive dos animais nela existentes (Gn 2.19).
4. A terra, e tudo o que nela há, é propriedade de Deus. Ele cede esta terra, e tudo o que nela há, ao ser humano por empréstimo. Somos todos usuários, não mais que usuários da terra (Sl 24.1-2).
5. O ser humano pode usar os recursos da terra (Lv 25.6-7). A visão bíblica acerca do meio ambiente pode ser classificada como antropocêntrica, no sentido que recomenda o uso dos recursos naturais como fontes para a satisfação das necessidades materiais humanas. Uma leitura de Gênesis nos mostra que Deus providenciou plantas e animais para o convívio e para o alimento humano.
Se alguém entende que deve ser vegetariano por uma razão de saúde ou de reverência pelos seres vivos, eu respeito e aplaudo. Pode ser radical para alguns a decisão, mas é digna de respeito.
Antropocentricamente entendo que os animais podem ser usados para fins de pesquisa médica, mas dentro de limites. Os animais podem ser abatidos para alimento, mas dentro de limites. Esses limites devem considerar realidades óbvias como o sofrimento. Na pesquisa, os animais devem ser usados só em último caso, nunca como jogo ou experimentação irresponsável. No alimento, os animais para abate devem ser tratados com dignidade desde a sua criação. Não devemos desperdiçar a carne colocada diante de nós. Não devemos abater por esporte (como nos casos de caça e pesca esportiva, em que haja sacrifícios desses animais).
Todo desrespeito à dignidade do solo e dos animais é pecado. Isto inclui o desrespeito para com o ser humano, seja aquele que está diante de nós (no convívio humano), aquele que está à margem de nós (por alguma condição desumana) e aquele que ainda não nasceu (que não pode ser abortado porque concebido irresponsavelmente).

COMENTÁRIOS FACEBOOK

Comments to Get Answers From Millions Of Real People.o Que A Biblia Fala Sobre Meio Ambiente?

  • que isso tem a ver com volei?
    ;~ ta mais respondendo sua pergunta a biblia diz que no principio quando deus crou os ceus e a terra, tudo era muito lindoo.;
    e hoje estao destruindo cada dia mais.

    Yúri 29 Outubro, 2009 23:32
  • Que eu me lembre não fala nada

    paam 29 Outubro, 2009 23:32
  • Fala que Deus criou meio ambiente e td mais em 6 dias e descansou no sétimo.

    xpto11 29 Outubro, 2009 23:32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Loading...