As Palavras do Senhor

Há Alguma Parte Do Homem Que Continua Viva Depois Que O Corpo Morre? Vejam O Diz A Biblia?

*** rs p. 245 pars. 3-5 Morte ***
Eze. 18:4: “A alma [“alma”, Al, IBB, So, Tr, VB, “homem”, BJ, ed. ingl., “pessoa”, BMD, TEV] que pecar — ela é que morrerá.”
Isa. 53:12: “Esvaziou a sua alma [“alma”, Al, BJ, VB; “vida”, BMD, TEV; “a si mesmo”, PIB, Kx, NAB] até a própria morte.” (Compare com Mateus 26:38.)
Veja também os tópicos gerais “Alma” e “Espírito”


Comments to Há Alguma Parte Do Homem Que Continua Viva Depois Que O Corpo Morre? Vejam O Diz A Biblia?

  • Na Bíblia, a palavra “alma” aparece em muitas traduções como tradução da palavra hebraica néfes e da palavra grega psiqué. (Por exemplo, veja Ezequiel 18:4 e Mateus 10:28, nas versões Almeida, Matos Soares, Pontifício Instituto Bíblico, Brasileira, Trinitária.) Estes mesmos termos hebraico e grego também têm sido traduzidos “ser”, “criatura” e “pessoa”. Sem considerar se a sua Bíblia verte coerentemente as palavras das línguas originais por “alma” (como faz a Tradução do Novo Mundo), um exame dos textos em que ocorrem as palavras néfes e psiqué o ajudará a compreender o significado destes termos para o povo de Deus na antiguidade Assim poderá decidir por si mesmo a verdadeira natureza da alma.
    Descrevendo a criação do primeiro homem, Adão, o livro inicial da Bíblia diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma [néfes] vivente.” (Gênesis 2:7) Podemos notar que a Bíblia não diz que ‘o homem recebeu uma alma’, mas que “o homem veio a ser uma alma vivente.”
    Será que o ensino cristão do primeiro século diferiu deste conceito de “alma”? Não. No comumente chamado “Novo Testamento”, a declaração a respeito da criação de Adão é citada como fato: “Até mesmo está escrito assim: ‘O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.’” (1 Coríntios 15:45) Na língua original deste texto aparece a palavra para “alma”, psiqué. Por conseguinte, neste texto, a palavra grega psiqué, igual à palavra hebraica néfes, não indica um espírito invisível que resida no homem, mas o próprio homem. Portanto, certos tradutores da Bíblia escolheram corretamente usar palavras tais como “ser”, “criatura” e “pessoa” na sua tradução de Gênesis 2:7 e 1 Coríntios 15:45. — Liga de Estudos Bíblicos; Almeida, atualizada; New English Bible; Revised Standard Version; veja a versão Matos Soares, que insere “pessoa” em Gênesis 2:7, mas usa “alma” em 1 Coríntios 15:45; também a do Centro Bíblico Católico.
    É também digno de nota que os termos néfes e psiqué são aplicados aos animais. A Bíblia diz a respeito da criação das criaturas marítimas e terrestres: “Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produzam as águas um enxame de almas [“criaturas”, Almeida, margem, 1955, 1944] viventes e voem criaturas voadoras sobre a terra’ . . . Deus passou a criar os grandes monstros marinhos e toda alma vivente que se move . . . ‘Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, segundo a sua espécie.’” — Gênesis 1:20-24.
    Tais referências a animais como sendo almas não se limitam ao livro inicial da Bíblia. Desde o primeiro livro das Escrituras Sagradas até o último livro delas, os animais continuam a ser chamados de almas. Está escrito: “Dos homens de guerra, que saíram na expedição, tens de tirar . . . uma alma [néfes] dentre quinhentas, do gênero humano e da manada, e dos jumentos, e do rebanho.” (Números 31:28) “O justo importa-se com a alma [néfes] do seu animal doméstico.” (Provérbios 12:10) “Morreu toda alma [psiqué] vivente, sim, as coisas do mar.” — Revelação 16:3.
    A aplicação da palavra “alma” aos animais é bem apropriada. Está de acordo com o que se pensa ser o significado básico do termo hebraico néfes. Entende-se que esta palavra se deriva duma raiz que significa “respirar”. Portanto, em sentido literal, a alma é “aquele que respira”, e os animais realmente respiram. São criaturas viventes que respiram.
    Quanto à sua aplicação aos humanos, as palavras néfes e psiqué são usadas repetidas vezes de tal maneira, que significam a pessoa inteira. Lemos na Bíblia que a alma humana nasce. (Gênesis 46:18) Ela pode comer ou jejuar. (Levítico 7:20; Salmo 35:13) Pode chorar e desmaiar. (Jeremias 13:17; Jonas 2:7) A alma pode jurar, almejar algo ou ficar com temor. (Levítico 5:4; Deuteronômio 12:20; Atos 2:43) Alguém pode raptar uma alma. (Deuteronômio 24:7) A alma pode ser perseguida ou posta em ferros. (Salmo 7:5; 105:18)
    Parece-lhe estranho que eruditos de diversas crenças religiosas digam agora que a alma é o próprio homem? Foi isto o que se lhe ensinou? Ou foi-lhe ensinado que a alma é uma parte imortal do homem? Neste caso, que efeito teve este ensino na sua pessoa? Induziu-o a gastar dinheiro para fins religiosos, que de outro modo teria gasto com as necessidades da vida? Será que sua igreja foi desonesta no seu ensino? Quem tem razão — a igreja ou seus eruditos?
    Se os eruditos tiverem razão ao dizer que a alma humana é a pessoa inteira, inclusive seu corpo carnal, devemos esperar que a Bíblia mencione a alma como sendo mortal. Faz isso? Sim. A Bíblia fala de ‘refrear’, ‘socorrer’ e ‘salvar’ uma néfes ou alma da morte. (Salmo 78:50; 116:8; Tiago 5:20) Lemos também: “Não golpeemos fatalmente a sua alma.” (Gênesis 37:21) “Para lá terá de fugir o homicida que sem querer golpear fatalmente uma alma.” (Números 35:11) “Sua alma morrerá na própria infância.” (Jó 36:14) “A alma que pecar — ela é que morrerá.” — Ezequiel 18:

    acabando com as mentiras!!!!!!!! 11 Outubro, 2009 17:29
  • Os textos q vc citou, pertencem ao Velho Testamento e essa era a esperança até Jesus aos q morriam… Todos estavam aguardando a morte ser vencida pelo resgate de Jesus, inclusive o próprio Jesus. Mas no caso dEle, temporariamente, pois Ele foi a primícia. Ele foi o último e portanto o primeiro…
    Mas após Jesus pagar o resgate, a realidade humana se tornou outra.
    Veja o q Paulo disse:”Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne” Filipenses 1,23-24.
    Jesus disse o seguinte: “Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus” Mateus 8,11. Veja bem, não sou quem está dizendo isso, é Jesus… e foi Ele quem tornou isso uma realidade com sua morte em resgate.
    Veja essa parábola de Jesus: “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado” Lucas 16,22.
    Apesar de ser uma parábola, pode ter certeza q Jesus não iria ensinar uma verdade por meio de uma mentira, não é? E notamos aí q assim q morreu o mendigo ressussitou em espirito e foi encaminhado junto a Abraão q já estava lá…

    wholesale swarovski crystals 11 Outubro, 2009 17:29
  • Sim. A alma e o espirito da pessoa continuam vivos. Antigamente, não, mas depois que Cristo resgatou “Adão”, efetuando a ressurreição, sim. O homem NUNCA mais morre em seu espírito e alma. Ou ele viverá eternametne com Deus ou eternamente em tormento.
    entendeu?

    Heloise 11 Outubro, 2009 17:29
  • Quando o corpo morre o espírito se liberta para outras encarnações, visando o seu aprimoramento moral, na busca a sua angelitude. Um dia ficaremos “face-a-face” com Deus. A Bíblia garante. Abraços.

    __A_YAHO 11 Outubro, 2009 17:29
  • Nós, as almas que abitamos nossos corpos uai! Por isso somos eternos! Nossa encarnação aqui é só um piscar de olhos para a eternidade.

    Dino 11 Outubro, 2009 17:29
  • A morte não é fingimento, a morte é definitiva. PARABÉNS PELA PERGUNTA.

    Carisma 11 Outubro, 2009 17:29
  • a alma deus abencoe

    Stephani 11 Outubro, 2009 17:29
  • O espírito

    how to become a notary 11 Outubro, 2009 17:29
  • Alguns por não possuirem conhecimento biblico,caem na lábia de falsos mestres,pois gostam de ouvir ilusões, e palavras q satisfazem seus egos( 2Tm 4:3,4) preferindo fábulas ao inves da Genuina Palavra de Deus
    A crença na imortalidade da alma remonta á antiguidade, porém As Escrituras vem a confirmar
    Ela é citada na Lei :
    Dt 31:16
    E disse o SENHOR a Moisés: Eis que DORMIRÁS COM TEUS PAIS; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele.
    Dt 32:50
    E morre no monte ao qual subirás; e RECOLHE-TE AO TEU POVO, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se RECOLHEU AO TEU POVO .
    NOS PROFETAS:
    Jó 24:19 A sequidão e o calor desfazem as, águas da neve; assim faz o INFERNO aos que pecaram.
    Jó 18:18 É lançado da luz para as trevas, e afugentado do mundo.
    Jó 14:20-22 Prevaleces para sempre contra ele, e ele passa; mudas o seu rosto e o despedes para o além.
    Os seus filhos recebem honras, sem que ele o saiba; são humilhados sem que ele o perceba.
    Sente as dores do seu próprio corpo somente, e só por si mesmo lamenta.
    Daniel 12:13
    Tu, porém, vai até ao fim; porque DESCANSARÁS, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias
    NOS SALMOS
    Salmos 9:17
    Os ímpios serão lançados no INFERNO, e todas as nações que se esquecem de Deus.
    Salmos 55:15 A morte os assalte, e vivos desçam ao Seol; porque há maldade na sua morada, no seu próprio íntimo.
    Salmos
    34:22 O SENHOR resgata a ALMA dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido
    Salmos 49:15 Mas Deus remirá a minha ALMA do poder do Seol, pois me receberá.
    Ensinos de JESUS:, MORTOS OUVEM:
    João 5:25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
    João 5:28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão:
    Mateus10:28
    E não temais os que MATAM O CORPO e NÃO PODEM MATAR A ALMA; temei antes aquele que pode fazer perecer no INFERNO a ALMA e o corpo.
    Lucas12:5
    Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no INFERNO; sim, vos digo, a esse temei.
    Mateus22:13
    Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
    Mateus25:30
    Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes
    Marcos 9:43-48
    E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o FOGO QUE NUNCA SE APAGA,
    Onde o seu bicho não morre, e o FOGO QUE NUNCA SE APAGA.
    E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no FOGO QUE NUNCA SE APAGA ,
    Onde o seu bicho não morre, e o FOGO QUE NUNCA SE APAGA.
    E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no FOGO DO INFERNO,
    Onde o seu bicho não morre, e o FOGO QUE NUNCA SE APAGA.
    LUCAS 16 – 20 – 31
    Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
    Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
    E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
    Lucas 16:23 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi LEVADO PELOS ANJOS para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. [Salmos 34:22]
    E no INFERNO, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. [Salmos 9:17]
    E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado NESTA CHAMA.
    Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é CONSOLADO e tu ATORMENTADO.
    E, além disso, está posto um grande ABISMO entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
    E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai
    Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este LUGAR DE TORMENTO.
    Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
    E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos MORTOS ressuscite.
    PELOS APOSTOLOS:
    Romanos 2:9
    Tribulação e angústia sobre toda a ALMA do homem que faz o mal

    PSE721 11 Outubro, 2009 17:29