As Palavras do Senhor

O Antigo Testamento Da Biblia Ainda é Válido?

Graça e Paz meu irmão.
2 Timóteo 3.16 diz ( Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para
o ensino, para repreensão, para correção, para a educação e justiça ).
Quando Cristo mencionou toda a Escritura, estava se referindo tanto o Antigo e Novo Testamento.
Devemos saber que o Antigo Testamento e a raiz do Novo Testamento e
mesmo que hoje em dia venhamos a estar vivendo pela graça e não pela
lei, o Antigo Testamento merece ser observado e absorvido, pois todo o
início profético da vinda de Cristo.
Devemos de saber que a característica mais importante da Bíblia não é
sua estrutura e sua forma, mas o fato de ter sido inspirada por Deus,
não podemos interpretar de modo errôneo a declaração da própria Bíblia
a favor dessa inspirarão.
Nos primórdios do cristianismo, a palavra ” cânon significa regra de fé ou escritos normativos ( Escrituras autorizadas ).
Este conceito cânon Bíblico já estava em desenvolvimento na época de
Atanásio ( c.350 ), a palavra cânon era aplicada a Bíblia tanto no
sentido ativo e passivo, estes dois sentidos já davam a regra de padrão
pelo qual um escrito deveria ser julgado inspirado ou dotado de
autoridade divina.
Há evidências fortes a mostrar que os primeiros cristãos cologiram e
preservaram os livros inspirados por Deus tanto o Antigo e Novo
Testamento, tais livros sem dúvida alguma foram copiados e circularam
ente várias igrejas primitivas, mas no entanto, em vista de não existir
uma lista oficial divulgada, o reconhecimento dos 66 livros foi
universal e levou vários séculos para ocorrer até que as pressões
ocasionaram a necessidade da tal lista de livros que foram oficialmente
considerados como inspiração divida ou seja 39 livros no Antigo
Testamento e 27 livros no Novo Testamento.
Paz do Senhor.


Comments to O Antigo Testamento Da Biblia Ainda é Válido?

  • O antigo testamento é um código de moral e ética. Além de um livro ufanista e que pretende dar esperanças. Mas a cultura daquele povo é muito diferente da nossa, assim o que esta lá escrito perde o valor por não poder ser compreendido e estarmos em realidades diferentes.
    Que a paz esteja convosco

    home energy saving 5 Agosto, 2009 17:30
  • É interessante que o Novo Testamento deveras indica que o pacto da Lei, um contrato que Deus fez com o antigo Israel, tornou-se obsoleto e, assim, não é obrigatório para os cristãos. (Efésios 2:15; Hebreus 8:13) Este pacto da Lei acha-se incluído no Velho Testamento. Mas o Velho Testamento abrange muito mais do que o pacto da Lei!
    Há três componentes do Velho Testamento que o tornam importante para você. Quais são? (1) História relevante, (2) poesia edificante, e (3) profecias que inspiram fé, sendo todos estes de imenso valor para os cristãos hodiernos. Considere só como isto se dá.
    Os primeiros 17 livros do Velho Testamento, de Gênesis a Ester, incorporam um registro histórico dos modos como Deus lidou com o homem, desde a criação deste até o quinto século AEC. Mas isto não é simples história morta! Como escreveu o apóstolo cristão Paulo: “Ora, estas coisas [descritas no Velho Testamento] lhes aconteciam como exemplos e foram escritas como aviso para nós [cristãos], para quem já chegaram os fins dos sistemas de coisas.” — 1 Coríntios 10:11.
    Por que encarava Paulo esta história como pertinente para os cristãos, apesar de terem decorrido séculos? Dito de forma bem simples: Porque, assim como a natureza humana não mudou com o passar dos anos, tampouco o próprio Deus mudou. (Malaquias 3:6) Tiago, o discípulo cristão, disse a respeito de Jeová Deus: “Com [ele] não há variação da virada da sombra.” (Tiago 1:17) A sombra projetada pelo sol varia de um mínimo, ao meio-dia, até seu limite máximo, ao pôr-do-sol. Mas Jeová é diferente; sua personalidade é imutável.
    Assim, podemos aprender muita coisa da história sobre os modos como Jeová lidou com os patriarcas, com Israel no mar Vermelho e no deserto, e com muitos outros povos. Por exemplo, assim como Deus ficava ofendido quando os israelitas praticavam a idolatria ou cometiam fornicação, assim também ele se desagrada quando os cristãos se empenham em tal conduta. (1 Coríntios 10:1-12) Até o pacto da Lei, embora não seja obrigatório para os cristãos, fornece valioso conhecimento penetrante da personalidade de Jeová, através de seus princípios subjacentes.
    Os próximos cinco livros, de Jó até O Cântico de Salomão, são livros poéticos. Mas estes livros são muito mais do que simplesmente uma boa literatura, pois seu conteúdo é espiritualmente edificante, e, muitas vezes, baseia-se em eventos históricos. Quem é que nunca ficou emocionado com os Salmos? E quem não consegue ver os conselhos práticos, contidos no livro de Provérbios, sobre a honestidade, o ciúme, e outros assuntos relativos às emoções humanas? (Provérbios 11:1; 14:30) Sem dúvida, estes livros são proveitosos hoje, assim como eram quando foram escritos.
    Os últimos 17 livros do Velho Testamento, de Isaías a Malaquias, são livros proféticos. Contêm as proclamações dos antigos profetas hebreus, e fornecem vívidas descrições da vinda terrestre do Messias, com séculos de antecedência. Os relatos dos Evangelhos, no Novo Testamento, mostram o cumprimento de dezenas destas profecias, até mesmo nos mínimos detalhes. Por certo, uma consideração da exatidão destas profecias fortalece nossa fé em Jesus Cristo, como aquele que foi enviado por Deus para libertar a humanidade!
    Mas será possível conciliar as diferenças entre o Velho Testamento e o Novo Testamento? Ilustremos: Um pai pode disciplinar seus dois filhos de forma diferente, porque cada filho tem personalidade distinta. Similarmente, o tom dos conselhos — contidos no Velho Testamento — dados por Jeová a Israel, uma nação de pessoas dedicadas a Ele desde que nasceram, teria de diferir do tom dos conselhos encontrados no Novo Testamento, para a congregação cristã, um grupo de pessoas devotadas a ele por livre escolha.
    Assim, um exame detido da Bíblia mostra que estas duas seções não são contraditórias, mas, em vez disso, que elas se complementam. Ambas as partes são necessárias para que ‘o homem de Deus seja plenamente competente’. — 2 Timóteo 3:16, 17.
    Por exemplo, será que o Velho Testamento realmente dá margem à vingança pessoal, enquanto que o Novo Testamento condena isto? De jeito nenhum! Ambos recomendam o amor para com os inimigos da pessoa, indicando que a vingança está reservada para Deus. (Compare Deuteronômio 32:35, 41 e Provérbios 25:21, 22 com Romanos 12:17-21.) Com efeito, quando o Velho Testamento fala de ‘olho por olho e dente por dente’, ele não está tratando da retaliação pessoal, mas sim da compensação justa, segundo imposta por um autorizado tribunal de justiça. — Êxodo 21:1, 22-25.
    Não, o Velho Testamento não é obsoleto nem contraditório. A Bíblia testifica que o Velho Testamento é tão vivo e tão relevante para os cristãos hoje quanto o Novo Testamento. Lembre-se das palavras de Jesus Cristo: “O homem tem de viver, não somente de pão, mas de cada pronunciação procedente da boca de Jeová.” E isso inclui não só as Escrituras Gregas Cristãs, mas também as Escrituras Hebraicas. — Mateus 4:4; compare com Deuteronômio 8

    Dock der Ritter 5 Agosto, 2009 17:30
  • A palavra de Deus é imutável, por que o nosso Deus é o Deus de Ontem, de Hoje e será eternamente. Veja o que diz o profeta Isaías: “Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.” Is. 40:8.
    O apóstolo Paulo nos dá uma lição a respeito da Palavra de Deus: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”. II Tim. 3:16-17
    E Jesus adverte aos que fazem modificações na Palavra de Deus, que as Pragas do Apocalipse cairiam sobre eles, e se retirassem alguma coisa, ele tiraria a parte da árvore da vida, e da cidade santa; terrível punição: “Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro”. Apo. 22:18-19

    Tompson ROGÉRIO vieira 5 Agosto, 2009 17:30
  • Mais como valor histórico. O básico e principal está no Novo Testamento. Mudando as páginas do velho para o novo, parece que até os ares mudam. O Deus do A.T. é um Deus vingativo, ao passo que no N.T. nos é apresentado um Deus de misericórdia e perdão.

    eretztav 5 Agosto, 2009 17:30
  • Sim. Pois se não fosse valido, não teria sido escrito.
    Mais algumas coisas não podem ser aplicadas no nosso tempo hoje, pois hoje os tempos são diferentes.
    A leitura do novo testamento se torna necessario para entender oque deve ou não ser aproveitado no antigo testamento.

    Marcola 5 Agosto, 2009 17:30
  • PODE SER QUE SEJA VALIDO MAIS EU ACHO QUE NINGUEM DESTE PLANETA IRIA SEGUILO POIS SE OLHAR PARA UMA MULHER QUE ANDA DE SHORTINHO POR AÍ EU TERIA QUE ARRANCAR MEU OLHO,TA RUIM DE EU FAZER ISSO,E PIOR ADULTERAS TERAO QUE SER APEDREJADAS ATE A MORTE EU E QUE NAO VOU ATIRAR PEDRA EM NINGUEM , MAS COMO SEGUIR OS VELHOS TESTAMENTOS SE NEM O NOVO NIGUEM SEGUE…..(AMAI VOS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO EU VOS AMEI).NEM MINHA VIZINHA QUE É CRENTE SEGUE ISTO .

    777 5 Agosto, 2009 17:30
  • Claro que é válido e sempre será!!!
    Infelizmente os homens acham que podem mudar o que Deus nos deixou. Acham que os seus ensinamentos estão ultrapassados e caretas!!!
    Lastimável isso!!!

    adeildo f 5 Agosto, 2009 17:30
  • É sim, podemos pegar textos no velho testamento para aplicação em nossas vidas.
    Mas temos que saber que Cristo trocou a lei do velho testamento pela sua graça

    Lilly Lu 5 Agosto, 2009 17:30
  • mais como
    história,
    princípios sociais,
    e como a introdução daquilo que haveria de continuar em nossos tempos, como as profecias contra os judeus, que vêm se cuprindo ao pé da letra.

    Jiménez 5 Agosto, 2009 17:30
  • A bíblia ainda é valida?..acho q não…

    Neurivan njs 5 Agosto, 2009 17:30
  • eu acho q nao.

    † Vampira † 5 Agosto, 2009 17:30