Home » Sobre Jesus » O Que Aconteceu Aos Dois Ladrões Que Foram Crucificados Juntos Com Jesus Cristo?

O Que Aconteceu Aos Dois Ladrões Que Foram Crucificados Juntos Com Jesus Cristo?

Cristo foi crucificado entre dois ladrões, para ser ainda mais humilhado. A cruz era um suplício pavoroso e infamante. Para aumentar a desonra, Jesus foi morto entre dois ladrões, como se fosse, de fato, um ladrão.
Os Evangelhos contam que um dos ladrões O ofendia e que outro, a partir de certo momento, O defendeu, e O reconheceu como Senhor, isto é, como Deus.
O Evangelho não conta o nome deles. É claro que eles tinham um nome. Pela tradição, o bom ladrão é chamado de Dimas, e o mau de Gestas.
São Dimas, o bom ladrão, não foi condenado à morte por ser cristão mas por ser ladrão, e, portanto, não poderia ser considerado mártir. No entanto, lembre-se que, na Cruz, Cristo era ofendido pelo mau ladrão que visava com isso agradar aos judeus, e assim talvez salvar a sua vida. O bom ladrão, não assumindo a mesma atitude mas, ao contrário, defendendo à Cristo em seu suplício, teve a chance de morrer defendendo a Cristo, e portanto, como mártir.
São Dimas não poderia ser considerado mártir. Mas, devido à sua graça excepcional de ser crucificado ao lado de Cristo no Calvário, defendendo-O, ele é considerado mártir e modelo de martírio pela Santa Igreja.
O caso de São Dimas não é o único caso de exceção que encontramos entre os santos canonizados. Veja você também o caso de Santa Maria Madalena. Esta santa, que era mulher de má vida antes de se converter, é louvada pela Igreja entre as Santas Virgens, como você pode constatar na ladainha de todos os santos. Para mostrar que a sua castidade após a conversão foi tal que ela mereceu a honra de ser considerada modelo de virgindade.
Respondi um pouco, mas não tudo… Eis o que eu sei!!
Abraços.

Temas relacionados:

  • http://www.logonerds.com/ Logo Design

    Olá Zeni,sabe a bíblia registra essa passagem,para mostra que dependendo da atitude da pessoa ela alcança o perdão de Deus,vc ve que ladrão da esquerda ele criticou manteve sua postura, é como muitos hoje que tem ouvido falar do evangelho e fica zombando e brincando essas pessoas estão condenada a morte ou separação de Deus,agora vc ve a atitude do segundo da direita ele reconhece que é pecador e necessita do perdão de Deus,é como muitos que hoje ouve a abre o coração e receber a vida que é a presença de Deus.

  • manoelfr

    Reza a tradição que um foi para o Céu (aquele que se arrependeu, e que alguns católicos chamam de São Dimas, mesmo a Igreja não reconhecendo esse título).
    A Bíblia não diz nada a cerca do outro.
    Mas eu acredito que também este foi para o Céu.
    Eu não acredito em inferno.

  • http://www.webprofitsolutions.co.uk/services/search-engine-optimisation/ search engine optimisation cumbria

    Não havia cruz, era estaca. Quem usava cruz eram os romanos para oferenda aos seus deus Tamus.
    Os judeus jamais pediriam a alguém : “Oferece esse ao seu deus”.
    Pendurar em estaca (madeiro) era costume judaico.
    A cruz só foi usada na rebelião, no ano 70.
    Ah. Os ladrôes morreram.
    Gilberto

  • GILBERTO R

    Enquanto um não acreditava em Jesus, pois blasfemava o tempo todo, ou outro, chamado Dimas, acreditou que Jesus fosse de fato o Salvador. E Dimas corrigiu o outro ladrão dizendo que Jesus era um justo, e olhou para Jesus e pediu apenas para que Jesus lembrasse dele quando estive no reino do céu.
    Jesus, com toda a sua bondade e misericórdia, fez mais do que apenas lembrar dele no céu. Ali mesmo, na cruz, Jesus o beatificou e santificou afirmando: “EM VERDADE TE DIGO: AINDA HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO. (LC 23, 43)”.
    O presente que Jesus Deus para aquele bom ladrão nos leva inclusive a afirmar que não existe reencarnação, pois Jesus o levou direto para o céu, sem nenhuma parada imprevista.
    Importante observar que o ladrão pediu apenas para ser lembrado no céu, e Jesus deu apenas o que bom ladrão pediu?
    Todos nós temos de apreender a encarar os problemas da vida como o bom ladrão o fez, que quando tudo pareceu acabado e sem fim, entregou tudo na mão de Deus.
    Vale a pena destacar as duas formas de se lidar com o sofrimento humano. Dimas acreditou e colocou a sua esperança no Nosso Senhor Jesus Cristo, e o outro ladrão, ao contrário disto, sofreu sem fé e sem esperança. Como é bom e bonito sofrer com fé.

  • Andrea

    Carácoles ! Pelo código Penal,já ultrapassado.
    Eu tenho a absoluta certeza que reencarnaram,e os dois estão em Brasília.
    Um é Deputado,e o outro Senador.
    Mas não adiantou,pois não tomaram vergonha na cara.

  • joca/rj

    Se até o que aconteceu com o próprio Jesus, ainda é objeto de muita dúvida, imagine então o que se poderia saber sobre dois homens desconhecidos, que só tiveram algum destaque pela crucificação ao lado do Cristo.

  • mmyth200

    O da direita segundo a Bíblia naquele mesmo dia foi para o paraíso, e o da esquerda por não reconhecer a soberania de Jesus para o inferno.

  • Redinei L

    olha, apesar do que estava entre eles ter ressuscitado e coisa e tal, tenho quase certeza que eles morreram.
    E não voltaram.

  • guilherm

    Devem ter ido pro inferno, mesmo porque naquele dia o céu devia estar bem atarefado sem tempo de se preocupar com dois ladrões. Mandaram pro inferno.

  • Winter

    olá um foi salvo porque acreditou que ele creu que ele era o filho de DEUS o outro duvidou meio que debochando,dizendo salvou tantos porque não salva a si mesmo….bjs e um bom natal.

  • Marcinha

    Os dois morrerram crucificados da mesma forma que Jesus, porém um foi salvo e o outro não.

  • Maicon Vinicius

    Foram redimidos de seus pecados.

  • O Pentagrama

    acredite, morreram crucificados

  • linux

    Morreram.

  • apologal

    UM SE SALVOU, OUTRO FOI CONDENADO.

  • Luciana Araújo

    idem a marcinha

  • vovó da net

    Estão aqui comigo no purgatório, irmã!
    .

  • RASPUTIN POST MORTEN

    Todos dois morreram, no mesmo dia que Jesus.

  • ese

    Aquele que diz que não crer em inferno ouo no diabo , diz a biblia que esssa pessoa ja estar sendo enganada pelo diabo; jo;10-;;44 diz que ele é pai da mentiira. Em corintop diz que o diabo e destruidor, matador, roubador. isso vale para todos os sentidos , tanto material como espiritual;
    aceita JESUS é o que está presisando. sl37;5 ame.