Home » Sobre a Biblia » O Que Adianta Ler A Biblia Toda Se Não Se Vive O Mínimo Do Que Lá Está Escrito?

O Que Adianta Ler A Biblia Toda Se Não Se Vive O Mínimo Do Que Lá Está Escrito?

Gabam-se de ler a Bíblia, de tê-la decorada, de saber de cor os versículos (principalmente Êxodo 20:4), de andarem pra coma e pra baixo com a Bíblia debaixo do braço, de usá-la como se ela fosse um jogo de palavras cruzadas, onde o versículo Y, combinado com o versículo Z = o versículo W, etc.
Mas do que adianta isso tudo se o básico, o fundamento, o essencial não é vivido?
Se não amam o próximo como a si mesmos e nem permitem que cada um seja aquilo que Deus quer que ele seja?
Por que se colocam no papel de Deus e fazem de suas fés um eterno juízo do semelhante?
Os fariseus também faziam isso, sabiam de cor as escrituras, mas não foram capazes de entender o amor de Jesus, seu coração manso e humilde, su fardo leve e seu jugo suave.
Por este motivo, O crucificaram.
Agora os neo fariseus querem crucificar de novo novos Cristos presentes nos que são diferentes?

Temas relacionados:

  • John Lucas

    É amigo Bento, eles conhecem tanto a Bíblia que vivem vomitando que os romanos que mataram Jesus…
    Eles não sabem nem a origem da Bíblia, de onde veio, quando foram escritos os manuscritos originais.
    Decoram meia dúzia de versículos isolados e repetem até a exaustão.
    Mas eles não tem culpa, em suas “igrejas”, seus líderes fazem exatamente isto. Eles apenas repetem o que aprenderam.
    “Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinos.” – Gandhi

  • Andre

    concordo contigo,por isso que a cada dia mais e mais denominações diferentes vem aparecendo por ai.(é pastor x que era da igreja y que abriu a igreja j . ) a cada dia isso vem acontecendo,acredito que é consequencia do auto exame da biblia. Acredito que quando algumas pesoas, perguntam algumas coisas relacionadas a igreja catolica, elas geralmente não procuram aceitar as respostas de coração,falam que apontamos os dedos para eles, mas desde que me conheço por gente ,sempre protestaram e não aceitam isso ,por isso a cada dia que passo, aumenta mais a minha fé . que Deus abençoe a todos.

  • ??Fencer

    Acho contraditorio nao saber o que esta escrito em um livro que eh a base de sua fe e so sabemos o que esta escrito nela se lermos ela toda, ja pensou se alguem afirmar que esta escrito na Biblia e vc como Cristao nao sabe se eh realmente verdade..
    Veja muitos citam esta frase como se fosse Biblica: “Nao cai uma folha de uma arvore sem o conhecimento de Deus.” e esta frase nao consta na Biblia…mas consta no Alcorao.
    E a leitura nao tem outro fundamento se nao for para conhecimento para se colocar em pratica, essa eh a finalidade e obrigacao do Cristao.

  • gabcoe43

    É verdade “porque se colocam no lugar de Deus e fazem de suas fés um eterno juízo do semelhante”.
    Ora esta sua frase tão sábia poderá ser aplicada a vários títulos. Parece-me que auqse todas as confições religiosas têm a tendência para se colocarem nbo lugar de Deus. O que é errado porjque não me parece que Deus julgue as pessoas como nós nos julgamos -tantas vezes!- uns aos outros.
    Por exemplo um usuário ficou muito ofendido porque eu disse que o latim era uma língua morta e que lamentava o seu uso em celebrações. Uma opinião só- na altura fundamentada e posta em paralelo com as orientações do Concílio do Vaticano II onde este Papa teve um papel fundamental. Ora, estamos aui mesmo no YR muitas vezes sofrendo da intolerancia e do juízo demasiadamente pronto dos colegas usuários. Devemos tomar o nosso copinho de tranquilidade antes de virmos aqui expor em público as nossas ideias.
    Os nossos irmãos evangélicos muitas vezes também se excedem. E nós? Tantas vezes também. Eu mesmo por vezes dou por mim mais entusiasmado na forma que no conteúdo das missivas…
    É o Ego meu amigo! É o Ego de cada um de nós, grande como o Mundo e que afinal ao menor sinal de doença ou de fraqueza, ou de proximidade da irmã Morte, logo se desvanece para ter a sua justa medida: um egozinho bem pequenito, como um grão na praia.
    Abraço
    Muita Paz a todos!

  • Silvio Biker

    Caro Frei:
    Com isso que você cita, fica bem claro o “amar com as palavras e não com o coração”.
    A decoreba de capítulos e versículos que desempenham com tamanha facilidade, pode até dar certa credibilidade aos seus argumentos, perante os menos avisados. Mas, ao mesmo tempo, afasta os “neo fariseus” como você tão bem colocou, cada vez mais do princípio de “amar ao próximo como a si mesmo”. Princípio este que complementa o primeiro mandamento da lei de Deus, tamanha a importância. Daí, tornam-se cegos guiando cegos, e acabarão por se precipitar no abismo da própria ignorância.
    Hoje, já fui taxado de burro e iletrado aqui no YR, e isto, porque cometi o crime de pensar de modo diferente do ponto de vista da pessoa. Coisas assim, me estimulam a continuar defendendo minha fé e minha Igreja com toda sua riqueza espiritual e cultural.
    Tenho aprendido bastante aqui com pessoas como você e por isso agradeço a Deus por sua participação aqui neste forum.
    PAX

  • OHMYGOD!

    Rapaz, acabei de responder um sujeito que desanca o mundo porque não crê no que ele crê… Lembrei a ele que mesmo a bíblia traz um mandamento lindo: AMAI O PRÓXIMO COMO A TI MESMO, amar o próximo pressupõe RESPEITAR o próximo, inclusive suas crenças, ainda que diferentes…
    Se os devoradores de bíblia seguissem só esse mandamento, já estava bom…

  • martha cappy

    Frei:
    As palavras que agora posto, não são minhas, mas creio que seu
    teor venha ao encontro de sua pergunta.
    Peço que leia e que se minha escolha foi acertada, me faça saber.
    “”A definição canônica mais curta da Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Tudo o que Deus tem preparado para o homem, bem como o que Ele requer do homem, e tudo o que o homem precisa saber espiritualmente da parte d’Ele quanto a sua redenção e felicidade eterna, está revelado na Bíblia. Tudo o que o homem tem a fazer é tomar a Palavra de Deus e apropriar-se dela pela fé. O autor da Bíblia é Deus; seu real intérprete é o Espírito Santo, e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo. O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo ou santificado. A coleção completa dos livros divinamente inspirados constituindo a Bíblia é chamada de cânon. Os nomes canônicos mais comuns do Livro Sagrado são:
    - Escrituras: Mateus 21:42; I Coríntios 3:4.
    - Santas Escrituras: Romanos 1:2.
    - Livro do Senhor: Isaías 34:16.
    - A Palavra de Deus, Marcos 7:13; Lucas 11:28; Hebreus 4:12.
    - Oráculos de Deus, Romanos 3:2; Hebreus 5:12.”
    LUZ!
    NÃO À MALDADE!

  • docinho

    Concordo plenamente! Estamos sendo perseguidos, alegremo-nos por isso, pois até o próprio Cristo foi perseguido por pessoas que se diziam entendidas das coisas de Deus!
    “Nem todo que me diz ‘Senhor, Senhor’ chega ao céu, mas só quem obedece ao Pai!”, temos a luz do Espírito Santo que nos guia no caminho da salvação.
    De nada vale saber e não viver, pois a Palavra é para ser vivida, não decorada! É para estar no coração, não debaixo do braço!!!!
    A paz!

  • Ia

    Bom, a leitura de um documento feito a mais de 2000 anos atras não pode ser base fiel para a vida prática de hoje. A biblia é cheia de metáforas, sendo totalmente passível de erros pois foi o homem quem a escreveu. Então ler a biblia não significa segui-la, e sim, conhecer o mundo no qual Jesus viviu e que idealizou como seria a melhor maneira de se viver seguindo os conselhos de Deus. Nos tempos de hoje, há muitas interferencias materiais que nos levam a desviar os caminhos, não que isso seje errado, mas serve como um aprendizado, pois que já leu a biblia e acredita nela, não tem dúvidas no poder de Deus.

  • Hany

    Gostei do q vc escreveu…
    Mas precisamos ler e conhecer o q está escrito, pq senão, como vamos saber o q Deus quer de nós?
    Sabemos q amar o próximo como a nós mesmos é um dos maiores mandamentos, mas tem outros q precisamos conhecer e seguir também.
    Jesus tá voltando e nós precisamos estar preparados em relação as outras coisas q estão escritas também.
    Deus te abençoe!!!

  • Rommy L.

    Isso tudo o que vc disse é sua opinião, ora o objetivo de se ler toda a Bíblia justamente é para se ter conhecimento de COMO se colocar a Palavra de Deus em prática.
    Usamos as perguntas para nosso crescimento: O que Deus falou com você?
    O que Deus quer que vc faça ?
    Qual a atitude que vc deve tomar após a leitura?
    A Bíblia é nosso leite espiritual, nosso alimento espiritual, é através dela que Deus se relaciona com o seu povo. Se cremos que ela é a Palavra de Deus, não a vemos como um livro para ser decorado.

  • XYZ

    Como viver o q está escrito lá se não se conhece?
    Vc pode ser medico se não estudar medicina?
    Como conhecerá a vontade de Deus, se rejeitar a palavra DEle?
    Deus nos exorta a CONHECER AS ESCRITURAS…. e o salmista diz QUE DEVEMOS GUARDAR A PALAVRA PRA NÃO PECAR CONTRA DEUS…
    Logo NÂO LER é tão errado QNTO NÂO PRATICAR….
    Aquele q le e não pratica é comparado ao q se ve no espelho e se esquece logo.
    Mas o q rejeita conhecimento é culpado do sofrimento…dos pecados…da ignorancia
    LOGO LER E PRATICAR DEVEM SER OBRIGAÇÔES CRISTÂS.
    SATANAS SABIAS AS ESCIRTURAS DE COR…. MAS JESUS TAMBEM.
    alguns não querem q as pessoas leiam a biblia… pq será?

  • Filipe N

    eu bem sei a importância da Bíblia para um cristão… mas, analisando como apenas um leitor, façamos outras perguntas:
    “qual a importância de lermos a revista veja”?
    “qual a importância de ler o Vade Mecum”?
    “qual a importância de ler livros de história oriental”?
    não estou comparando o nível cultural-político-social da Bíblia com essas leituras… estou apenas fazendo um paralelo de interrogações…
    Com relação à revista veja, diríamos que seria bom lê-la afim de nos informarmos ou atualizarmos nossos conceitos. Partindo para o Vade Mecum, diríamos que iríamos conhecer e verificar conceitos e aplicações jurídicas de uma sociedade. E os livros de história, então? A esses atribuiríamos apenas uma questão de cultura, ler para saber (ou por ser forçado a isso), falo isso de um modo geral e não por mim… Mas, e a Bíblia? Muitos teólogos (muitos mesmo) não são praticantes e estudam a Bíblia apenas porque gostam da sua estrutura ou da sua importância social ou do seu poder de “persuasão” na sociedade (de um ponto de vista teórico e não-cristão). Mas, como cristãos (protestantes ou católicos) sabemos a importância espiritual da Bíblia. Quem aprimora conhecimentos apenas lê. Quem usa de sabedoria lê e pratica. Deste fica mais visível interpretar a sabedoria como uma prioridade e que está além da apenas obtenção do conhecimento (saber as leis e decorá-las).
    Quem acha que está praticando a Bíblia se limitando aos mandamentos das tábuas da lei está se enganando, porque não é apenas isso. Jesus nos trouxe um novo mandamento: “amos-vos uns aos outros, assim como vos amei”. Isso é tudo! Deixo bem claro que meu argumento aqui é apenas uma reflexão a ser continuada.

  • Servo

    Na verdade os espiritos satânicos dos fariseus parecem ter baixados nos neosecumênicos que visam se unir a outras religiões apenas por interesses de seus lideres que fecham o reino dos céus assim como os fariseus faziam na época de JESUS:
    MT 23
    13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.

  • Eurídice

    Amigo Frei,
    Acabei de fazer uma questão parecida com a sua… certos seguidores Cristãos são tão contraditórios a própria doutrina que chega a ser imcompreensível isso…
    Falam apenas que Deus os salvou, que amam a Cristo, porém os exemplos da divindade fica apenas para as escrituras, não adotando isso para suas vidas….
    Contraditório, não é?
    Insensato….
    Seja Abençoado
    Abraços

  • Teólogo Protestante

    Graça e Paz meu irmão.
    Mateus 7.1-5.
    Romanos 3,23 ( Todos pecaram e carecem da gloria de Deus ).
    Ora meu irmão, nenhum ser humano a não ser o Senhor Jesus Cristo foi santo e perfeito na forma carnal, o restante dos homens são todos pecadores e por este motivo não podemos ficar julgando as pessoas como se nós fôssemos santos e elas incrédulas.
    Paz do Senhor.

  • Gabriel Gaspar

    Eu amo a Deus.
    Não adianta amar a Deus e ficar adorando imagens de escultura, esse amor Deus não aceita.
    Adorar imagens de escultiura e idolos feito de gesso é abominação diante de Deus, e quem tais coisas praticam vai para o inferno.

  • Shaiya light&darkness

    Principalmente a questão de pelo menos “respeitar” o próximo, não falo nem em “amar o próximo’, pois isso seria utópico demais….
    Abraços!
    Shaiya!

  • robsonso

    Só não entendi o que você quiz dizer com “novos Cristos”, mas realmente não adianta nada decorar a bíblia sendo que não se vive o básico que é amar ao próximo como a si mesmo.

  • U_PS?

    Submetem-se a 1 livro e não ao Criador.
    Religiosos devem ser submissos a D’us e não as Escrituras, o aprendizado é importante, a submissão a D’us é tudo.
    O Êxodo é livro hebreu e foi mal traduzido, o NT é o livro da ideologia cristã.
     Não entendo pregar o amor e sim o respeito ao próximo, tenho muito que caminhar p/ aceitar que amor não é apenas 1 palavra.
    .

  • Anonymous

    Olá Frei!
    O pior disso tudo, é agredir a fé alheia, usando e abusando da Palavra de Deus. Usam o nome de Deus em vão. Que Deus é esse dos agressores e intolerantes?

  • «Valmir – A verdade é simples»

    Olá…
    Deveriam reescrever a bíblia só com as palavras de amor e sabedoria…
    Seria um livro de no máximo 50 páginas… e seria um excelente livro de cabeceira…
    []‘s

  • obede

    Frei, não creio que devemos analisar os outros partindo do pressuposto de “quem não concorda comigo não me ama”.

  • Nikole

    Pois é, sabem de cor a Bíblia mas não praticam 1% dela. Absurdo essa ignorância.

  • Gray

    Meu amigo,
    Infelizmente é só o que vemos. Mas eu te juro que tento de todo coração seguir as lições do Cristo! As pedras são muitas, mas eu tento com muito afinco e disposição!
    Abraços!

  • diMarie

    Vale a pena sim. Ao menos você sabe o que ali está e que você pode estar perdendo. Está consciênte dela e de suas ações.
    S2

  • Shemene Ghaios

    é melhor se matar, entao… melhor do que viver a tradição, ao estar trocando-a pela Palavra…

  • Guerra Analfa(beto)

    Seguem até demais.
    A bíblia é um livro violento.

  • encucada

    qual o minino do qual o senhor fala frei????????

  • cristão

    muito pouco

  • O Revoltado

    vai roubar dinheiro do povo catolica e para de encher o saco