Home » Sobre a Biblia » Onde Estão Os Livros Originais Da Biblia?

Onde Estão Os Livros Originais Da Biblia?

Os livros originais (aqueles que foram escritos pela primeira vez) não existem ou ninguém sabe deles. Aliás, se existir alguma coisa serão fragmentos ilegíveis que ninguém reconhecerá. Não acredite em histórias que dizem que estão guardados misteriosamente aqui ou ali como se fossem objectos mágicos que ninguém quer dar a mostrar. A verdade é que todos eles (tirando, talvez, alguns do Novo Testamento, que são mais recentes) sofreram várias alterações e foram tendo vários autores que foram reescrevendo o texto original várias vezes. Por exemplo: os livros atribuídos a Moisés foram sendo escritos geração após geração pelos sacerdotes, acrescentando pormenores e eliminando outros. Ouvirá muita gente dizendo que não. São pessoas que acreditam que, sagrados como são, tiveram sempre aquela forma. Cada um acredita no que quiser.

Temas relacionados:

  • Manuel Anastácio

    os primeiros escritos bíblicos ja não existem mais ha muito e muito tempo. Eram escritos em aramaico, hebraico arcaico, hebraico samaritano, hebraico babilônico etc. Escritos em pergaminho, feito de couro de carneiro, escritos com tintas vegetais que também já se foram, etc. Nos séculos VI a X dC os novos textos foram pesquisados e reescritos em hebraico massorético (Massoretas eram os escribas designados para reescrever os textos com exatidão) e a partir desses textos massoréticos a velha biblia é reeditada e atualizada, agora em linguas novas como o hebraico moderno. Assim vem sendo reeditado o Velho Testamento. Quanto ao novo testamento, este foi escrito praticamente em grego a partir dos cristão do seculo I dC, é mais recente, e permanece mais intacto. As linguas faladas na época do velho testamento são linguas mortas. Sem contar que houveram guerras nas quais os templos foram destruidos, os povos judeus foram exilados na Babilonia, perderam o contato com a religiao, com os textos, etc., Contudo, a biblia ja atravessou mais de tres mil anos desde os tempos de Moisés. No ´século VI dC Jerônimo traduziu os velhos fragmentos do antigo testamento para o latim, fazendo a bíblia católica chamada Vulgata. Depois vieram traduções para o grego, para o egipcio e outras linguas do mundo árabe. No século XV dC, ja com a invençao da máquina impressora de Guttenberg na Alemanha, Lutero mandou escrever uma bíblia em alemão para que o povo pudesse ler (Lutero era alemão). Nessa mesma época, foram criadas novas linhas do protestantismo em outros paises do norte da Europa, e assim foram escritas ou impressas bíblias em ingles, em holandês, em francês, em suiço, conforme iam se espalhando os grupos protestantes. Até então, na idade média, os paises da Europa, ainda sob o dominio da Igreja Catolica Romana, usavam a biblia latina nos cultos (missas). O povo nao podia ter a bilbia, porque ainda nao existia imprensa para copia-la. Somente os bispos de cada regiao tinham uma cópia latina da Vulgata.

  • Guilherme Ferreira

    Prezados amigos na fé, realmente alguns colegas responderam de forma correta, mais mesmo na época de Jesus Cristo “Yeshua”, tínhamos os fariseus e os escribas. Os escribas eram responsáveis por fazer cópias fieis das escrituras sagradas, mais é lógico que eram trabalhos de homens, hoje temos algumas destas cópias no Vaticano, aonde foram endereçados muitos tesouros religiosos da época, algumas cópias em grego e hebraico podem ser pesquisados, outras estão presos debaixo de 4 chaves, alguns livros históricos que não fazem parte hoje da bíblia que conhecemos, pois na época dos Concílios, foram considerados Apógrafos, ou seja, no entendimento deles, não eram inspirados por Deus (YHWH).

  • Guilherme Ferreira

    foram destruídos quando houve aquela reunião da igreja com aquele deus pagão da grécia ou da roma.
    se não foram destruídos, estão muito bem escondidos para que a igreja não sofra uma crise de fé! os livros que hoje estão na biblia fora totalmente desconfigurados para o bem da igreja!

  • navenaz

    A chave para Deus sao os 10 mandamentos e eles estao corretos mesmo =].
    Ah sim servir a Deus é voce ser santo quer dizer ter bom coracao nao julgar os outros fazer o bom pelas pessoas, bom deu pra intender oque eu quis dizer =] e sim ele nao se agrada que voce pratique coisas erradas e nem que tenha outro Deus porque ele gosta de voce e tem ciume quando voce vai buscar outro Deus.

  • Rosalvo

    Na bíblia mesmo,porque se existe outras originalidade DEUS-O-GUARDOU PARA ELE,TODA A BÍBLIA FOI ESCRITA COM INSPIRAÇÃO DIVINA E SÓ QUEM CRÊ É QUE VAI VENCER ESTE MUNDO CRUEL,CRER SEM DUVIDAR,NO PODER DE DEUS JÁ É ALGO MUITO MARAVILHOSO NA VIDA DE TODOS QUE SÃO ESCOLHIDOS POR DEUS.

  • Toque de Recolher

    Talvez muito bem escondidos.Não sei não,sou evangélico,mas acho que algumas coisas na bíblia foram alteradas pelo Homem.Mas nem sei e nem tenho vontade de saber onde eles estão,melhor deixar como está.
    rsrsr Flw

  • Brainer

    Devem ser os recem descobertos manuscritos do mar morto, ou então estão guardados na biblioteca do Vaticano, onde não temos acesso, assim não saberemos o quanto fomos enganados

  • zanemelo

    Nínguem na verdade sabe, há muitos pensamentos sobre e até mesmo certas desconfianças, mas a verdade, nínguem sabe.

  • Alef

    Onde estiverem devem estar protegido por um vidro em que ninguém pode tocar, somente vê.
    A tradução e cópias encontram-se em toda a parte e só buscar, lê e aprender mais de Deus.

  • fernanda

    EU PEGO CARONA EM PERGUNTAS REPETIDAS
    ……..|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…
    ……..|……….2 Pontos……..|||”|”"__
    ……..|__________________|||_|___|)<
    ……..!(@)’(@)”"”"**!(@)(@)****!(@)