Home » Sobre a Biblia » Onde Na Biblia Está A Proibição De Se Masturbar? Esta Pergunta é Seria Favor Só Responder Quem Sabe,por Favor?

Onde Na Biblia Está A Proibição De Se Masturbar? Esta Pergunta é Seria Favor Só Responder Quem Sabe,por Favor?

Essa matéria é interessante. A Bíblia não fala claramente sobre a palvra masturbação, mas deixa claro se é certo ou errado por meio de seus conselhos relacionados ao corpo e apetite sexual:
Masturbação — quão séria é?
“Fico imaginando se a masturbação é errada aos olhos de Deus. Será que afetará minha saúde física e/ou mental no futuro, e se eu algum dia me casar?” — Melissa, de 15 anos.
ESTAS idéias afligem a muitos jovens. Qual a razão? A masturbação é algo muito difundido. Alega-se que cerca de 97 por cento dos varões, e mais de 90 por cento das mulheres, já se tinham masturbado quando atingiram os 21 anos. Ademais, tal hábito tem sido culpado por toda sorte de males — desde as verrugas e as pálpebras avermelhadas até a epilepsia e a doença mental.
As pesquisas médicas do século vinte não mais fazem tais afirmações alarmantes. Deveras, os médicos atualmente acreditam que a masturbação não provoca nenhuma doença física. Os pesquisadores William Masters e Virginia Johnson acrescentam que “não existe nenhuma evidência médica comprovada de que a masturbação, não importa com que freqüência, leve à doença mental”. No entanto, existem outros efeitos prejudiciais! E muitos jovens cristãos preocupam-se devidamente com tal hábito. “Quando me entregava [à masturbação], eu sentia como se estivesse falhando para com Jeová Deus”, escreveu uma jovem. “Às vezes ficava seriamente deprimida.”
O que é exatamente a masturbação? Quão grave é, e por que tantos jovens verificam ser ela um hábito difícil de romper?
Por Que os Jovens São Vulneráveis
A masturbação é uma auto-estimulação deliberada a fim de produzir a excitação sexual. Na flor da juventude, os desejos sexuais tornam-se fortes. São liberados poderosos hormônios que afetam os órgãos reprodutores. O jovem, assim, fica cônscio de que tais órgãos são capazes de produzir agradáveis sensações. E, às vezes, o jovem pode ficar sexualmente excitado sem sequer pensar em sexo.
Por exemplo, as tensões produzidas por várias preocupações, temores ou frustrações podem influir no sensível sistema nervoso dum rapaz e provocar a excitação sexual. O acúmulo de sêmen, por sua vez, pode fazê-lo acordar sexualmente excitado. Ou pode produzir a ejaculação noturna, geralmente acompanhada de um sonho erótico. Similarmente, algumas moças podem sentir-se estimuladas, sem ter tal intenção. Muitas sentem um acentuado desejo sexual pouco antes ou logo depois de seu período menstrual.
Assim, se já sentiu tal excitação, não há nada de errado com você. Esta é uma reação normal de um corpo jovem. Tais sensações, mesmo que mui intensas, não são a mesma coisa que a masturbação, visto que são, em grande parte, involuntárias. E, ao ficar mais velho, diminuirá a intensidade destas novas sensações.
A curiosidade e a novidade destas novas sensações, porém, levam alguns jovens a deliberadamente manipular, ou brincar com seus órgãos sexuais.
‘Combustível Mental’
A Bíblia descreve um rapaz que encontra uma mulher promíscua. Ela o beija e diz: “Vem deveras, . . . regalemo-nos . . . mutuamente com expressões de amor.” Daí, o que acontece? “De repente ele vai atrás dela, igual ao touro que chega ao abate.” (Provérbios 7:7-22) Como é óbvio, as paixões deste jovem foram atiçadas, não simplesmente pela operação de seus hormônios, mas pelo que ele viu e ouviu.
Similarmente, um rapaz admite: ‘A raiz de todo o meu problema com a masturbação se reduzia àquilo com que eu alimentava minha mente. Eu ficava vendo programas de TV que incluíam a imoralidade e, em alguns casos, via programas de TV por cabo que mostravam nus. Tais cenas são tão chocantes que a gente as retém. Elas reapareciam na minha mente, fornecendo-me o combustível mental necessário para praticar a masturbação.’
Sim, com freqüência é aquilo que a pessoa lê, vê e ouve, bem como aquilo a respeito de que fala, ou em que medita, que provoca a masturbação. Como confessou uma mulher de 25 anos: “Eu simplesmente parecia não conseguir largar tal hábito. No entanto, costumava ler romances de amor, e isto contribuía para tal problema.”
Um “Tranqüilizante”
A experiência desta mulher jovem revela qual é, sem dúvida, o maior motivo pelo qual é tão difícil romper esse hábito. Prossegue ela: “Geralmente eu me masturbava para obter alívio da pressão, da tensão, ou da ansiedade. Esse prazer passageiro era como a bebida que o alcoólico toma para acalmar seus nervos.”
Os pesquisadores Suzanne e Irving Sarnoff escrevem: “Para alguns, a masturbação pode tornar-se um hábito a que recorrem em busca de consolo, sempre que se sentem rejeitados ou apreensivos quanto a algo. Outros, contudo, podem apelar para isto apenas ocasionalmente, quando se acham sob o mais agudo stress emocional.” Evidentemente, outros recorrem similarmente a tal hábito quando estão aborrecidos, deprimidos, sentem-se solitários, ou sob grande stress; isto se torna um “tranqüilizante” para fazê-los esquecer suas dificuldades.
O Que a Bíblia Diz?
Um jove

Temas relacionados:

  • Sizinha

    Olha, eu já li a bíblia toda e não lembro de nenhum texto que tratre desse assunto de forma direta, mas, vc sempre deve lembrar dos conselhos que servem para medir todas as circuntancias na vida, manter pensamentos puros, procurar satisfazer mais o espírito do que a carne…Eu acho que ninguém pode dizer que não se masturba ou que nunca fez, vc só tem que pensar se chega ao ponto de vc se afastar da vontade de Deus pra sua vida..Por que assim, se vc tem dúvida, toda vez que vc fizer a culpa vai deichar a sua fé abalada, sabe aquelas coisas que o filho faz e os deicham sem graça diante do pai, mesmo que o pai ainda não tenha descoberto? Então, funciona do mesmo geito, se vc ficar pensando se é ou não pecado de certa forma já se torna por colocar a dúvida de estar ou não na presença de Deus….Ai tentei te ajudar, Um abraço.

  • Laura

    A biblia não fala diretamente em masturbação mas diz que se tu imaginas sexo com uma mulher,ja em teu coração cometes adultério!
    em que você pensa quando está se masturbando?
    so mais uma coisa: não acha que se sentes culpa após o ato tem algo errado?
    Deus te abençoe

  • JKPA

    Sobre a masturbação, também defendida por muitos como “algo normal”, ensina a Igreja que é um ato desordenado: O CATECISMO da Igreja diz: “Na linha de uma tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmam sem hesitação que a masturbação é um ato intrínseco e gravemente desordenado” (nº 2352). “Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade” (idem). Pelo citado acima não há como negar que a masturbação, objetivamente falando, seja pecado. No entanto, o próprio Catecismo reconhece que pode haver condicionamentos sociais, afetivos, psicológicos, etc. que podem diminuir a culpa da pessoa; mas nunca podemos chegar ao ponto de dizer que a masturbação é algo normal.

  • zeni

    Caro New Life,
    A bíblia não proíbe a masturbação. O colega Juan N acima acertou.
    Mas fala sobre a masturbação – Levítico, 15:16-17
    “Quando um homem tiver uma emissão seminal, deverá banhar em água todo o corpo, e ficará impuro até à tarde. Toda veste e todo o couro atingidos pela emissão seminal deverão ser lavados em água e ficarão impuros até a tarde.”
    Quando um homem tem uma relação sexual com penetração, seu sêmen é depositado em outra parte, não em seus trajes. Claro que ocorrem emissões durante o sono, caso em que novamente os trajes estarão envolvidos. Não há, porém, nenhuma menção a sono aqui. O significado parece estar na masturbação mesmo.
    A propósito, a impureza mencionada neste caso é uma impureza ritual tanto quanto sujeira concreta.
    A bíblia nunca diz qualquer coisa negativa a respeito da masturbação. Já, com relação a coito interrompido, como no caso de Onan, há condenação. Coito interrompido é diferente de masturbação.
    Abraço

  • Menina alegre e sapeca Jesus no?

    Carissimo amigo
    Não há nada diretamente, mas ha sim, quanto ao fator de não cobiçar a mulher do proximo e não realizar sexo antes do casamento, isso posto na lei imposta a Moises…. mais adiante em corintios e explito quando ele fala que “tudo me é permitido mas nem tudo me convem”.
    De uma olhada em primeira corintios 3 de 16 a 17

  • Rafrol

    Pergunta: Onde está escrito na Bíblia que masturbar-se é pecado?
    Resposta: Que a graça e a paz do Senhor esteja contigo!
    O assunto é um tanto polêmico e delicado, pois a Bíblia não traz nenhuma recomendação direta ou evidente dessa temática. Então, traçaremos um roteiro bíblico e sistemático que esperamos que traga alguma luz sobre a questão.
    Analisaremos em três aspectos:
    1) O lugar da prática sexual na vida do cristão
    2) O cristão pertence a Jesus
    3) Os pensamentos de um cristão.
    1) A prática sexual foi instituída por Deus para a geração de filhos e que essa geração fosse prazerosa, além disso, o sexo seria uma dádiva na relação matrimonial. Na concepção bíblica, o sexo se dava na noite de núpcias, onde os noivos pela primeira vez desfrutariam do pleno gozo do casamento. Como diz o texto abaixo:
    “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gênesis 2.24)
    Quando é que um homem e uma mulher são uma só carne? Na relação sexual.
    Primeiro pressuposto, Deus não criou o sexo para satisfação pessoal e sim para a satisfação do casal.
    2) Quando éramos guiados pelos espíritos que governam esse mundo, andávamos por todo o tipo de desejo pernicioso (Efésios 2.1-3) da carne (a masturbação é um desejo da carne e não uma necessidade espiritual), porém, quando fomos retirados desse quadro e transportados para o reino de Deus, passamos a ser servos Dele, ou seja, pertencentes ao Senhor (Romanos 6.18). A partir daí, todo o nosso ser é de domínio do Senhor e principalmente o nosso corpo que se tornou habitação do Espírito Santo. Confira:
    ” Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1.ª Coríntios 6.19)
    O corpo do cristão é propriedade exclusiva de Deus e morada do Espírito Santo (que é Deus) e deve estar ao dispor da Sua vontade e não para ser entregue novamente aos desejos da carne, como a masturbação.
    3) Nunca se ouvir dizer que alguém que se masturbe que não o faça motivado por alguma imagem ou comentário que ligado ao sexo. A masturbação começa na mente, na observação, e por que não falar da aceitação, do bombardeio acerca o sexo fácil. Observe o que diz o apóstolo Paulo:
    “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4.8)
    Tudo gira em torno da mente. Uma mente contaminada por pornografia, sites de sexo explícito, revistas de mulheres e homens nus, conversas torpes (picantes), levará ao cristão a se masturbar, porque fazer sexo ainda não lhe é permitido, antes do casamento.
    Em suma, a masturbação é pecado. Por quê?
    1) Ela foge do propósito divino preestabelecido para a prática sexual.
    2) É um ato de entrega do corpo a satisfação da carne e tudo o que satisfaz a carne é pecado.
    3) É motivada por uma mente contaminada por pensamentos libidinosos e desejos que ainda não foram cravados na cruz de Cristo.
    Que Deus o ajude nessa tarefa!
    FONTE:
    EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIA ONLINE

  • newton.l

    A Bíblia nos diz que os “impuros, os adúlteros, os idólatras… não herdarão o reino de Deus” (I Co 6.9-10). A masturbação pode encaixar-se em cada um e em todos estes pecados. Ela pode ser impureza, poder ser adultério e pode ser idolatria.

  • FaBy Martins

    Olha a Bíblia não fala nada sobre se masturbar… Mas ela sita em algumas partes que nós devemos doar o nosso corpo para a santificação… Ou seja ter um corpo santo… Agora eu te faço uma pergunta se Deus estivesse frente a frente com vc vc teria coragem de se masturbar??? Pense nisso… Pra q se masturbar… Case e transe com sua esposa… É tão simples…

  • Dãdã *o*

    Boa Tarde
    Jesus disse assim, “Não é o que entra no homem que contamina o homem, mas sim o que sai do homem, porque de seu coração procedem a imoralidade, a prostituição, o adulterio e toda sorte de mal”.
    Em que você pensa quando esta se masturbando?

  • Alex

    Masturbação é pecado? A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais. A muitos mitos sobre a masturbação, em escritos católicos e protestantes antigos, a este respeito. Alguns destes mitos são que a masturbação causa danos físicos, que destruirá a habilidade sexual no casamento ou que causará distúrbios emocionais. Estes mitos eram basicamente táticas para amedrontar e tinham pouca base em fatos. Não há passagem específica na Escritura que fale diretamente da questão da masturbação. Há quem chame a atenção para Gn 38:8-10 e I Co 6:9-10. Concordo com o escritor Herbert J. Miles, que estas passagens não falam de masturbação. Mesmo assim, a Bíblia fornece orientações que lhe permitirão decidir se a masturbação é pecado ou não. Reflita sobre as seguintes observações: 1. Vejamos à definição de lascívia e luxúria: “Gratificação dos sentidos e indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado com os sentidos” e “desejo sexual intenso”. A masturbação encaixa-se definitivamente nestas definições (veja Gl 5:19). Pode-se praticar a masturbação sem lascívia ou luxúria? 2. O teste seguinte é o de sua vida mental. Jesus disse: ” Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5:27,28). Quando uma pessoa pratica masturbação, o que se passa em sua cabeça? As cachoeiras de Paulo Afonso? Pode alguém se masturbar sem imaginar um ato sexual ou ao menos cenas sensuais? O que é que você acha? Se você pratica a masturbação, pode sua mente permanecer pura? 3. Em seguida, reflita sobre a santidade e a intenção da relação sexual no casamento. Sem sombra de dúvida, a masturbação é uma tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas ao casamento. É um substituto do ato verdadeiro, uma farsa, uma falsificação, um dolo. 4. A masturbação é também totalmente egocêntrica. Uma das características do egocentrismo é a auto-indulgência. Paulo descreve o modo de vida de quem é controlado por Satanás, dizendo: “Todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos” (Ef 2:3). 5. Finalmente, a masturbação pode nos levar à escravidão. Quando uma pessoa é dominada por uma indulgência carnal, ela peca. “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências” (Rm 6:12). Paulo também diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (I Co 6:12). Você é escravo da masturbação? Reflita sobre os cinco enunciados acima, para determinar se, para você, a masturbação é pecado.
    “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro: para que não façais o que quereis.”
    Aos Gálatas, 5-17

  • King

    eu já li mas não sei te dizer qual versículo, mas não ta proibindo esta dizendo para não praticar o ato da fornicação antes do casamento isso inclui também transar antes do casamento.

  • sandra

    É pecado sim, pergunte ao seu padre ou ao seu pastor, que eles terão que dizer que é pecado sim.

  • http://smartphony.net/introduction-to-smartphone-gps-software/ Smartphone GPS Software

    Pra mim é novidade.
    Não pode bater uma pu.nhe.ti.nha? Acho que você está lendo o livro errado ou é muito fanático.

  • Flor

    em lugar nenhum.

  • Juan N

    Até isso tem?