Home » Sobre a Biblia » Por Que Adorar Imagens Se A Biblia Condena?

Por Que Adorar Imagens Se A Biblia Condena?

Se a Biblía condena adoração a imagens, qual a finalidade então de ter tantos santos em casa, na igreja e ainda por cima algumas pessoas acenderem velas para essas estátuas? Somente Deus não é suficiente?
Textos Biblicos:
“Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” (Êxodo 20 : 5)
“NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.” (Levítico 26 : 1)
“Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu.” (Deuteronômio 4 : 23)
“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;” (Deuteronômio 5 : 8)
“Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.” (Deuteronômio 27 : 15)

Temas relacionados:

  • Lilly Lu

    Porque fazer mais de 10 mil vezes a mesma pergunta???
    Vcs não tem algo mais “criativo” e inteligente para perguntar!!!!
    Já encheu isso!!!!
    Seu pa$Tô não tem outra coisa para atacar não????

  • http://lunaticstudios.com/ Free WP Plugins

    André Luiz, referindo-se à parte divina da Lei Mosaica, diz:
    “Os Dez Mandamentos recebidos mediunicamente pelo profeta, brilham ainda hoje por alicerce de luz na edificação do Direito, dentro da ordem social.”
    O mesmo autor, em [Evolução em Dois Mundos], traduz o Decálogo para uma visão atual, escrevendo:
    “Consagra amor supremo ao Pai de Bondade Eterna, nele reconhecendo a tua divina origem.
    Precata-te contra os enganos do antropomorfismo, porque padronizar os atributos divinos absolutos pelos acanhados atributos humanos é cair em perigosas armadilhas da vaidade e do orgulho.
    Abstém-te de envolver o julgamento divino na estreiteza de teus julgamentos.
    Recorda o impositivo da meditação em teu favor e em benefício daqueles que te atendem na esfera de trabalho, para que possas assimilar com segurança os valores da experiência.
    Lembra-te de que a dívida para com teus pais terrestres é sempre insolvável por sua natureza sublime.
    Responsabilizar-te-ás pelas vidas que deliberadamente extinguires.
    Foge de obscurecer ou conturbar o sentimento alheio, porque o cálculo delituoso emite ondas de força desorientada que voltarão sobre ti mesmo.
    Evita a apropriação indébita para que não agraves as próprias dívidas.
    Desterra de teus lábio toda palavra dolosa a fim de que se não transforme, um dia, em tropeço para os teus pés.
    Acautela-te contra a inveja e o despeito, a inconformação e o ciúme, aprendendo a conquistar alegria e tranqüilidade, ao preço do esforço próprio, porque os teus pensamentos te precedem os passos, plasmando-te, hoje, o caminho de amanhã.”

  • Thaís B

    Por que você tem fotos,televisão,quadros na sua casa?
    E se for proibido o uso de imagens, como se afirma no protestantismo, pode abandonar esta seita da qual você pertence, porque na própria Bíblia, fala-se muito bem das imagens, confira: ?Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os Israelitas? (Êxodo 25,22). Comentário: Querubins, meu caro amigo, são imagens que o próprio Deus mandou fazer. Confira mais em: (1 Reis 6,23-28) (Êxodo 25,13) (2 Crônicas 3,10-14) (Números 8,4) (Ezequiel 1,5) (Ezequiel 10,20) etc.etc.etc. Para você entender o significado das Relíquias confira: (Atos 19,11-12) (Atos 5,15) (Mateus 9,20) (2 Reis 2,11-14) (2 Reis 13,21).
    ______________________________________…
    Não adoramos imagens e sim veneramos
    Ídolo não é – e jamais foi! – sinônimo de imagem. Ambos são distintos e inconfundíveis

  • GIGI

    Amigo, eu não tenho qualquer imagem, nem mesmo as adoro como vc parece achar que todas as pessoas (exeto vc claro) fazem, mas respeito profundamente aqueles que necessitam de algo visual para exercer sua fé.
    Agora, não me leve a mal, mas esse deus que vc apresenta nestas suas citações biblicas (forjadas por homens que precisavam dominar outros homens naquela época) é um deus muito mal e vingativo, e o meu Deus, é um Deus amoroso, bom e justo, capaz de compreender o erro, a dificuldade e as necessidades de suas criaturas, inclusive de ter algo visual a que se apegar (melhor se apegar a isso do que a alguns lideres religiosos que envergonhariam o Cristo de Deus).

  • Erica_xD

    Concordo!
    Foi por isso que eu saí da igreja católica apésar de gostar de lá eu não concordava com algumas coisas como orar e adorar santos… e ter que orar pra eles como se Deus estivesse ocupado demasi para ouvir as nossas orações…; não devemos orar pros santos e nem adorar as imagens deles pois eles não salvam… somente foram boas pessoas do passado eles não escutam as nossas orações e nem podem fazer nada por nós… nem santo Antonio nem sao Pedro nem Ave Maria que foram pessoas importantes mas não salvamm ninguém do inferno!!!
    Só Jesus salva e é só a Ele que devemos adorar…
    Santos não salvam…

  • Ricardo

    Vc acha que um representante de Deus e Jesus iria apertar as maos de Judeus de Israel que patrocinaram aquela chacina, aquele massacre em cívis e criancinhas na Faixa de Gaza?
    Olha minha filha, se a Igreja Catolica for representante de Jesus eu sou Pablo Picasso. Aonde que um representante das leis divinas iria congratular-se com Genocidas Frios? Preste atenção no movimento da Igreja Catolica perante os crimes satanicos de Israel, que todos vcs vão notar que de Jesus essa Igreja não tem nada, se fosse realmente uma representante das leis divinas estava batendo de frente com Israel, pois Israel faz coisas com o ser humano que ate o diabo duvida.

  • iasd_cen

    Deus é nosso único criador e devemos seguir as escrituras (Bíblia) que são nosso “manual de instrução”, portanto aquele que se curva diante de outra imagens está sendo tolo e ignorante. Religiões, seitas, etc… só servem para tirar o homem do caminho certo, portanto é muito importante estudar a Bíblia e se guiar no Bem seguindo o exemplo de Jesus Cristo.
    Tenho um grupo para estudo bíblico, o link é:
    http://groups.google.com.br/group/falando-em-Deus?hl=pt-BR

  • Marcelo C.

    Por que não entender a religião dos outros antes de atacar?
    É tão fácil… tá no catecismo da ICAR…

  • Srta F.

    a bíblia diz isso , a bíblia diz aquilo!
    nao aguento mais ver isso no YR

  • Moises

    O Ricardo foi muito feliz em sua tese, parabens amigo!!!!

  • Cristiane B

    Voce cospe na foto da sua mãe? Concordo com o Ricardo.

  • E. Lucido

    Deus não condena imagens e sim os ídolos. Há uma grande diferença entre imagem e ídolo. Tanto é que em Êxodo 25 18-22 Deus descreve como quer a arca e pede que se faça duas imagens de querubins para sserem colocadas em cima da arca.
    O que acontece é que vcs descontextualizam o texto não levam em conta a época em que foram escritos ou pinçam versículos que atendem as conveniências doutrinais de suas denominações. Esse trecho aqui vocês não citam. Tem outros é só ler os textos que falam da construção do templo de Jerusalém.
    Uma outra coisa lá em Gênesis está escrito “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”
    Repare que o homem é imagem de Deus e ele o homem não é um ídolo … existe diferença de sifnifcados entre imagem e ídolo.
    Uma coisa a hipocrisia crente não fala. Por que os crente pegam em dinheiro se nas notas estão desenhadas imagens?Por que não falam na “I-dólar-tria” do casal hernandes da Igreja Renascer ou do imperio financeiro de Edir Macedo ou de seu cunhado R.R. Soares? Ou
    A Igreja Católica não adora imagem … é uma acusação desonesta de crentes que não olham para o seus próprios erros.
    Por que os evangélicos não acabam com essa bizarra Teologia da Prosperidade que coloca o dinheiro ouas coisas materias como centro de sua reflexão? Por que ainda acham que as bençãos de Deus está ligada à quantidade de bens(prosperidade) que alguem tem? Por que impor à realidade latino americana uma religião importada dos EUA(Teologia da Prosperidade) que lança uma cortina de falta de visão crítica sobre a realidade social …realidade essa que seus pastores pentecostais desconhecem…Algum tempo atrás eu perguntei aqui no Y R o nome de algum pastor pentecostal e sua respectiva denominação que teria morrido defendendo o povo da opressão da ditadura militar nos anos 70 …mas não teve nenhum crente que foi capaz de citar um nome ( unzinho só)…nós sabemos que varios padres e até bispos(dom Helder Câmara por exemplo) foram perseguidos e até mortos(Padre Josimo de Brito foi um deles).
    Os crentes ficam com essa lenga lenga cansativa sobre imagem para desviarr a atenção de uma coisa gravíssima que eles não querem discutir – Que adoram o direitismo corporativista …e não estão nem aí para a realidade de opressão e miseria ..só ficam falando de picuinhas doutrinarias enquanto o excluído continua lá no chão caído passando fome …nem mesmo se julgam patriotas ou sentem orgulhos de serem brasileiros ..alguns até viajam aos EStados Unidos só para serem batizados na terra do tio Sam..e deposi vêm aqui dizer que o nosso paíz não se desenvolve porque é uma país de idólatras. Já teve crente aqui no YR que até já relacionou a riqueza de alfuns países protestantes com o fato de que lá eles são prósperos porque não adoram imagens!!!!
    Os crentes não ofendem só a minha catolicidade …eles ofendem a minha inteligência …. quando afirmam essas idiotices que eles crêem poderem enfiar goela abaixo dos incautos.

  • Titus

    TA la no catecismo da icar.Mas é claro que ta la.É la que eles inventam e colocam as suas invenções.Obras das mãos de homens que deixam de ouvir o Criador para ouvir fábulas humanas.
    Se os católicos lessem ao menos seus livros apócrifos:
    Livro apócrifo da bíblia católica :Sabedoria cap.14
    Conseqüências da idolatria .
    22 Em breve não lhes bastou o erro no conhecimento de Deus.
    Vivem também no grande conflito provocado por sua ignorância, e dão o nome de paz a tais
    males. 23 Realizando cerimônias infanticidas ou mistérios secretos, ou orgias frenéticas
    com ritos extravagantes, 24 já não guardam puras nem a vida nem as núpcias. Um mata o
    outro traiçoeiramente ou o ultraja com o adultério. 25 Encontram-se por toda a parte,
    confusamente, sangue e homicídio, roubo e fraude, corrupção, perfídia, anarquia,
    perjúrio, 26 inversão de valores, esquecimento dos benefícios, contaminação das almas,
    perversão sexual, desordem matrimonial, adultério e impudicícia. 27 Pois o culto dos
    ídolos sem nome é o princípio, a causa e o cúmulo de todos os males. 28 Com efeito,
    ou se divertem até o delírio, ou proferem vaticínios falsos, ou vivem na injustiça,
    ou juram falso com extrema facilidade.29 Como depositam confiança em ídolos sem vida,
    não contam com ser castigados por causa dos falsos juramentos. 30 Entretanto, será dupla
    a sentença que os atingirá: porque, apegando-se aos ídolos, tiveram falsa concepção de
    Deus; e porque, desprezando a santidade, juraram dolosamente com injustiça. 31 Não é o
    poder dos ídolos pelos quais juraram, mas sim o castigo, reservado aos pecadores, que
    atinge sempre a prevaricação dos injustos.

  • zeni

    Tudo é do Paihttp://www.youtube.com/watch?v=oCX8i06Dl…
    O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança ( Ex 25,18-20 ). Manda-lhe, também fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas ( Num 21,8-9 ). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões ( I Reis 6,23-35 e 7,29 ), etc.
    Seria uma grave blasfêmia desses “crentes” considerar Deus como incoerente, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens, esquecido que no outro lugar o teria proibido! Ora, os primeiros cristãos martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deuses falsos, estudaram a Bíblia com mais atenção e respeito. Eles não tiravam esses trechos proibitivos de seu contexto e, comparando-os com outros, ficaram convencidos de que Deus proíbe apenas fazer imagens de deuses falsos, e adorá-los, ¾ como o faziam os vizinhos pagãos, ¾ mas Ele não proíbe fazer outras imagens.
    Eis o verdadeiro sentido desta proibição bíblica, no seu contexto: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que (daqueles deuses, que na errada imaginação dos pagãos) está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto, (à imitação dos pagãos) ( Ex 20,2-5). Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex. “Não adores nenhum outro deus”( Ex 34,14 ) ou “Não farás para ti deuses fundidos”( Ex 34,17).
    Por isso os primeiros cristãos pintaram nas catacumbas muitas imagens das cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento e legaram, para a veneração dos séculos posteriores, as imagens de Cristo-Sofredor, na toalha de verônica, e no sudário sepulcral, guardado em Turim, na Itália.
    Alguns santos dos primeiros séculos afirmavam que as imagens da Bíblia, da Via Sacra, de Jesus crucificado e dos Santos são o único “livro” que também os pobres e analfabetos entendem e aproveitam. Isso vale, ainda hoje, para milhões de pessoas.
    O sentido da veneração das imagens, segundo a tradição dos Apóstolos, está resumido nesta bênção de imagens do Ritual Católico:
    “Deus eterno e todo-poderoso, não reprovais a escultura ou a pintura das imagens dos santos, para que à sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitir as suas virtudes. Nós pedimos que abençoeis e santifiquei esta(s) imagem (s), feita (s) para recordar e honrar o vosso Filho Unigênito e nosso Senhor Jesus Cristo ( ou: o (s) Santo (s) NN. Concedei a todos os que diante dela (s) desejarem venerar e glorificar o vosso Filho Unigênito ( ou: o (s) Santo (s) NN), que por seus merecimentos e intercessão, alcancem no presente a vossa graça e, no futuro, a glória eterna. Por Cristo, nosso Senhor Amém”.
    As Imagens, Por quê? O culto às imagens hoje em dia é muito discutida. As igrejas protestantes dizem se tratar de idolatria. Vejamos: O livro do Êxodo proíbe aos israelitas a confecção de imagens. Por quê? Porque poderiam dar a oportunidade dos israelitas imitarem os povos pagãos. Mas essa proibição não era de tudo. Deus mesmo mandou a confecção de Imagens. Não acredita, vejamos: EX 25,17-22: “Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim numa extremidade e outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com suas asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dos querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel.” É Deus mandou a construção de dois querubins… Por isso a Bíblia costuma dizer que “Javé está sentado sobre os querubins” (cf 1sm 4,4; 2Sm 6,2; Rs 10,15; Sl 79,2; 98,1). Existem outras leituras que eu aconselho a fazer para um melhor esclarecimento. Abaixo vão as leituras e uma breve descrição: 1 Rs 6,23-28: O texto menciona os querubins postos junto à Arca da Aliança no Templo de Salomão. 1Rs 6,29s: As paredes do Templo de Salomão foram revestidas de imagens de querubins. Nm 21,4-9: O Senhor Deus mandou confeccionar a serpente de bronze para curar o povo mordido por serpentes. 1Rs 7,23-26: O mar de bronze colocado à entrada do palácio de Salomão era sustentado por 12 bois de metal. 1Rs 7,28s: Havia entre os ornamentos do palácio de Salomão imagens de leões, touros e querubin

  • Waldir – SHALOM ADONAI ECHAD!

    A MARIOLATRIA – CENTRO DA FÉ PAPAL…
    Por que a RELIGIÃO católica é Mariocentrica, E a dos Apóstolos é Cristocentrica?
    São 14 epístolas do Apóstolo Paulo, 2 do Apóstolo Pedro, 3 do Apóstolo João, 1 de Tiago, 1 de Judas, todo o livro de Atos dos Apóstolos e o livro de Apocalipse…
    Nenhum deles fazem menção de Maria em suas epístolas; nenhum deles ensina que os mortos intercedem no céu por alguém; nenhum deles venera ou recomenda a intercessão por Maria; nenhum deles ensina a rezar terços, ladainhas, ou a confecção de imagens de esculturas para representar santos mortos…
    E todo o conteúdo das epístolas é CRISTO como Único: Senhor, Salvador, Mediador, Intercessor, Advogado, Redentor, e o único que livra do poder da morte…
    Então por que os católicos foram levados à pedir a Maria para livrá-los agora e na hora da morte? Por que os católicos foram levados à práticas tão contrárias aos ensinos apostólicos e cristãos?
    Vejam a religião que cultua a deusa-mãe:
    1) O terço romano: são 50 décimas, e para cada 10 ave-marias um Pai-nosso, assim dá: 50 ave-marias e 10 Pai-nossos. Ora-se mais a Maria, que ao Pai.
    2) Existem mais Igrejas Romanas em honra, louvor, adoração e homenagem a Maria, que a Jesus Cristo.
    3) No Brasil e no mundo existem mais Igrejas Romanas dedicadas a Maria primeiramente, depois em honra aos santos e finalmente a Jesus.
    4) Até na idolatria, ou na confecção de imagens de esculturas, fazem-se mais imagens de Maria, que de Jesus. Quando a imagem de Jesus é presente, trata-se de uma criança indefesa nos braços de sua mãe, ou de um Cristo (adulto) em sofrimento na cruz, morto, derrotado e absurdamente cadavérico, como o da bengala papal.
    5) Os carismáticos romanos colam mais adesivos de Maria em seus veículos, do que da Bíblia ou sobre Jesus.
    6) Dos adeptos da Igreja Romana, há mais aparições, sonhos e revelações de Maria que de qualquer outra idolatria NENHUMA APARIÇÃO DE JESUS!
    7) Jesus católico não habita com eles, como o Jesus bíblico ensinou em Mateus 28: 20 – Estarei convosco todos os dias…, O Jesus católico não é Onisciente, pois precisam de “pedir a mãe, para o filho atender”.
    A Maria da Bíblia, jamais concordaria com a religião que fizeram em torno dela, pois ela disse: FAZEI TUDO QUANTO ELE (Jesus) VOS DISSER.
    Lógico, ela era judia – cumpria os mandamentos da Torah – Lei de Moisés conforme Lucas 2: 22 a 24 – jamais ela aceitaria que se fizesse imagens de escultura dela – Pois a Torah proibia tal prática.
    P.S.: Imagens para fins de culto, petições e venerações, invocações, pagamento de promessas, benzedíces, prostração, deprecações, são condenadas na Bíblia, quer seja de Jesus, de Maria, de José, Joaquim, etc…
    Como disse certo escritor e “doutor em religião”:
    ““Se o catolicismo papal romano acabar com a “maquina de fazer dinheiro” chamada “culto à imagens e santos”, a religião romana para de arrecadar seus bilhões de reais mensalmente de vários países, com as festas, procissões e confecção de adereços, pingentes, quadros e imagens””.

  • Amanda

    Não adoramos imagens, não adoramos Maria, nem santo nenhum, e Maria não é Deusa, ela é mãe de Deus filho é até pecado chama-la de Deusa.
    Deus é apenas 1, e Deus pai, Deus filho e Deus espírito Santo. As igrejas tem nomes de Santos como forma de localização, nunca que você vai entrar numa missa e ficar ouvindo falar de Santos na hora do evangelho ou leituras, as leituras e evangelho é sobre somente a Deus. o Louvor, a adoração é feita somente a Deus. Não critiquem antes de saberem a real coisa, procurem uma autoridade religiosa católica e perguntem antes de acusarem, pois se ao invés de separarmos e nos juntassemos para salvar a vida de quem aí não acredita em Deus, coisa é muito séria e preocupante, ao invés de ficar caluniando uma a outra, conheça e junte forças para evangelizar, todos os dias perdemos muitos jovens para o mundo enquanto estamos discutindo mentias o que a mídia prega, o que até mesmo falsas igrejas pregam. Reflitam e procurem realmente a real verdade antes de criticaram.

  • Isaa

    ok, vcs podem até não adorar Maria e talz… Mas se na bíblia diz “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;” Então poque fazem essas imagens, se a bíblia condena? Maria e outros “Santos” não são imagens criadas por homens?Porque ao invés de orar diretamente a Deus, muitos oram pra Maria e pedem proteção e bençãos?

  • Matheus Junger

    Não podemos pegar uma frase isolada da bíblia e falar que é a verdade… Tira-se o contexto da história inteira… Nessa época (aprox. 1440 AC), era comum a prática da idolatria a outros deuses, só lembrar do bezerro de ouro e tal… Quando Deus falou isso, ele quis falar para essas pessoas não adorarem a esses outros deuses…. Tá, mas isso ainda vale pra hoje? Com certeza… Porém temos que ter uma ideia da diferença entre adoração e veneração… Adoração é algo que requer um sacrifício (antigamente se tinha o sacrifício cruento, aquele que é derramado sangue e bláblá, e hoje temos o sacrifício incruento aquele q não é derramado sangue, que é a transubstanciação do corpo e sangue de Cristo na Santa Missa) e a Já a veneração é semelhante àquilo que os filhos têm para com os pais, quando pedem algo a estes, elogiando-os, agradecendo-os… Fazem isso porque admiram, respeitam e amam os pais.
    Então temos a pergunta: Poxa se temos uma imagem e não a adoramos é uma idolatria? A resposta obviamente é não… (Pq se fosse assim, quem tem foto de parente em casa, seria um idólatra :P )
    E se não acredita nisso tudo que falei, pq será que o mesmo Deus que mandou pararem de fazer imagens, mandou fazer aquele anjos lá para Arca da Aliança? O.o Será que Deus tá maluco e tá falando q é permitido e não ao mesmo tempo?
    É uma boa questão para se pensar ;)
    Abraços e fiquem com Ele :D