As Palavras do Senhor

Por Que Jesus é Chamado De Filho “primogênito” De Deus?

Colossenses 1:13-20 =>13 Ele nos livrou da autoridade da escuridão e nos transferiu para o reino do Filho do seu amor, 14 mediante quem temos o nosso livramento por meio de resgate, o perdão dos nossos pecados. 15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer senhorios, quer governos, quer autoridades. Todas as [outras] coisas foram criadas por intermédio dele e para ele. 17 Também, ele é antes de todas as [outras] coisas e todas as [outras] coisas vieram a existir por meio dele, 18 e ele é a cabeça do corpo, a congregação. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para se tornar aquele que é primeiro em todas as coisas; 19 porque [Deus] achou bom que morasse nele toda a plenitude, 20 e, por intermédio dele, reconciliar novamente todas as [outras] coisas consigo mesmo, por fazer a paz por intermédio do sangue [que ele derramou] na estaca de tortura, quer sejam as coisas na terra, quer as coisas nos céus.


Comments to Por Que Jesus é Chamado De Filho “primogênito” De Deus?

  • Bom dia!
    Devido o fato de ter sido criado diretamente por Jeová Deus, Jesus foi a primeira de todas as obras do pai!
    Vamos ver o que o próprio Jesus diz quanto ao assunto:
    PROVERBIOS 8:22-24 diz:
    22 “O próprio Jeová me produziu como princípio do seu caminho, a mais antiga das suas realizações de há muito. 23 Fui empossada desde tempo indefinido, desde o começo, desde tempos mais remotos do que a terra. 24 Quando não havia águas de profundeza, fui PRODUZIDA como que com dores de parto, quando não havia mananciais fortemente carregados com água. (TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO)
    Segundo dicionário Aurélio
    Produzir
    v.t. Apresentar produto; gerar: aquela terra produz bom trigo. / Dar lugar ao aparecimento de: a falta de higiene produz doença. / Ser o berço de: a Grécia produziu grandes filósofos. / Compor, criar pela imaginação: produzir poemas. / Causar, ocasionar: tão violenta emoção produziu a morte do velho artista. / &151; V.i. Ser fértil: durante a seca, a terra não produz. / Economia política. Criar utilidades para satisfazer as necessidades econômicas do homem.

    22 O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
    23 Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
    24 Quando ainda não havia abismos, fui GERADA, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
    (ALMEIDA CORRIGIDA E REVISADA FIEL)
    22 O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos {e} antes de suas obras mais antigas.
    23 Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra.
    24 Antes de haver abismos, fui GERADA; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas.
    (ALMEIDA REVISTA E CORRIGIDA 1995)
    22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.
    23 Desde a eternidade fui CONSTITUÍDA, desde o princípio, antes de existir a terra.
    24 Antes de haver abismos, fui GERADA, e antes ainda de haver fontes cheias d’água.
    Segundo dicionário Aurélio
    Gerar
    v.t. Dar existência a, criar, dar origem a. / Fig. Ter como efeito, causar: a ociosidade gera vícios. / Matemática Produzir e definir por deslocamento.
    Constituir
    v.t. Compor um todo com elementos diversos: estes projetos constituem um sistema coerente. / Organizar, formar: constituir uma sociedade, um governo. / Formar a essência, a base de uma coisa. / Referir-se a determinado costume, falando-se de uma importância a ser fornecida ou formada: constituir um dote, uma renda. / Nomear, dar poderes a alguém.

    Perceba que para algo ser produzido, gerado ou constituído é necessário um começo, ou seja, um ponto de partida!
    Em Provérbios 8:22-36 Jesus dá detalhes e a prova de que é o Primogênito de toda criação, tal passagem nos ajuda a interpretar corretamente quem é a companhia do Criador Jeová em GÊNESIS 1:26, onde aparece a palavra “Elohim”:http://www.scripture4all.org/OnlineInter…
    E Deus prosseguiu, dizendo: “Façamos [o] homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e tenham eles em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e os animais domésticos, e toda a terra, e todo animal movente que se move sobre a terra.”
    (GÊNESIS 1:26) TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO
    Quem era a companhia de Jeová Deus (façamos) em Gênesis 1:26?
    O primogênito de toda criação, Jesus Cristo, o “filho” de Deus!
    Abraço.

    kiki 14 Outubro, 2009 17:51
  • Na bíblia Jesus nunca foi chamado de filho primogênito de Deus.
    Quer saber o real significado de primogênito ?
    Citarei seu próprio versículo:
    Versículo 18: “… Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para se tornar aquele que É PRIMEIRO EM TODAS AS COISAS”
    OU
    Para que em tudo tenha primazia ( superioridade ) de acordo com as outras traduções.
    Coloque essa idéia em seu texto e entenderá o real sentido dele.
    Fique com Deus !

    Ignácio M 14 Outubro, 2009 17:51
  • ora! simplesmente por que ele foi a primeira criação de Jeová!
    ele tb é chamado de unigênito por que ele foi o unico a ser criado diretamente por Jeová…todas as outras foram criadas em conjunto com ele (jesus).

    mister X 14 Outubro, 2009 17:51
  • Não adianta apenas ler o que esta na sua bíblia, procure informações dos escritores antigos, pois com o tempo muitas bíblias foram mudando o significado das expressões para ficarem de acordo com suas crenças. E mais se você ler um pouco mais vai ver que diz: v.19 porque [Deus] achou bom que morasse nele toda a plenitude… Bom se foi Deus quem quis isso como Jesus pode ser Deus ao mesmo tempo.

    J. Marques 29 Novembro, 2014 1:44