As Palavras do Senhor

Por Que Jesus E Pedro Pagaram O Imposto Do Templo Com Apenas Uma Moeda?

nos dias de Jesus, todos os judeus do sexo masculino acima de 20 anos tinham de pagar o imposto anual do templo no valor de duas dracmas ou de uma didracma, isso equivalia ao salário de uns dois dias de trabalho.Visto que era uma lei, e temos que cumprir a lei de pagar imposto, será que Jesus e Pedro não à cumpriram?
boa pesquisa.

COMENTÁRIOS FACEBOOK

Comments to Por Que Jesus E Pedro Pagaram O Imposto Do Templo Com Apenas Uma Moeda?

  • Muitos eruditos acreditam que a moeda de estáter mencionada nesse texto era, na verdade, um tetradracma. Essa moeda valia quatro dracmas, ou o equivalente ao imposto do templo para duas pessoas. O tetradracma era muito mais comum e mais acessível do que a didracma. Assim, o Novo Dicionário da Bíblia comenta: “Parece que os judeus freqüentemente se juntavam aos pares para pagar o tributo do Templo.”
    Além disso, quem quisesse pagar o imposto para apenas uma pessoa tinha de pagar ágio, uma comissão pela troca de dinheiro. Essa taxa podia ser de até 8%. No entanto, quem pagava para duas pessoas ao mesmo tempo, ficava isento dessa taxa. Portanto, até mesmo nesse pequeno detalhe, o relato registrado por Mateus está em harmonia com o que se sabe a respeito de práticas comuns nos dias de Jesus.

    gycocb@y 13 Maio, 2009 17:36
  • Jesus, na verdade, estava isento do imposto, pois os membros da família dos monarcas eram isentos dos impostos, e Jesus, como Filho unigênito do Rei celestial, não devia ser obrigado a pagar o imposto. Porém, para não servir de pedra de tropeço para outros, Jesus mesmo assim o pagava. De modo que mandou que Pedro fosse ao mar, lançasse o anzol e na boca do primeiro peixe que pegasse, estaria uma moeda de estáter, que serviria de pagamento para ele e Pedro. Ora, a tal moeda de estáter é considerada a tetradracma, ou, quatro dracmas.

    Keila s 13 Maio, 2009 17:36
  • engraçado vcs perdem mais tempo tentando fazer perguntas idiotas do q realmente entenderem o q a biblia diz, v c aprende:
    Primeiro, considere a ocasião em que os cobradores de impostos perguntaram a Pedro se Jesus pagava o imposto do templo. Pedro, que às vezes agia de modo impulsivo, respondeu: “Sim.” No entanto, pouco depois, Jesus raciocinou com ele: “ ‘O que achas, Simão? De quem recebem os reis da terra os direitos ou o imposto por cabeça? Dos seus filhos ou dos estranhos?’ Quando ele disse: ‘Dos estranhos’, Jesus disse-lhe: ‘Realmente, então, os filhos estão isentos de impostos.’ ” (Mateus 17:24-27) O objetivo das perguntas de Jesus devia ter sido óbvio para Pedro. Por quê?
    Nos dias de Jesus, sabia-se que os membros da família dos monarcas eram isentos dos impostos. De modo que Jesus, como Filho unigênito do Rei celestial adorado no templo, não devia ser obrigado a pagar o imposto, mas entao sera que ele nao pagou?
    continua o relato
    Mas, para que não os façamos tropeçar, vai ao mar, lança o anzol e toma o primeiro peixe apanhado, e, quando lhe abrires a boca, acharás uma moeda de estáter( o que equivale a um tetradracma, claro se vc sabe quanto vale né, sei la é tao esperta). Leva-a e dá-lha por mim e por ti.” (Mateus 17:24-27) pronto respondido

    MarLF 13 Maio, 2009 17:36
  • nos dias de hoje temos notas de variados valores,naquele tempo não era diferente ,pode tb ele ter já a outra em mãos de alguém ,as vezes temos fatos que não são bem especificados afinal faz 2009 anos a mais oui a menos os fatos ocorridos.
    o que importa é que temos e sentimos a salvação de nossas almas através de Cristo Jesus.

    Carlos 13 Maio, 2009 17:36
  • PARA NÃO TER DE PAGAR COM JUROS POR ATRASO, SIM? ES DO IMPOSTO DE RENDA? OU ES DESEQUILIBRADO POR OPÇÃO?
    MAS POR QUE ESSA FIXAÇÃO NOS JUDEUS DE 2000 ANOS ATRÁS? TUA VIDA DEVE DE SER MUITO SOLITARIA E TRISTE PARA FAZERES ESSAS PERGUNTAS OBSOLETAS, POR ACASO E MEDO DO INFERNO?

    Marcos Andre, sal da terra 13 Maio, 2009 17:36
  • Por que não poderia existir uma moeda que valesse quatro dracmas ?
    Não temos uma moeda de 50 centavos que valem 5 de 10 centavos ?

    Uma Pequena Luz 13 Maio, 2009 17:36
  • KKKKKKKKKKKKKKK, espertinhos ein ???? sonegaram imposto !
    kkkkkkkkkkkkkk
    Olha ae crentaiada, cuidado ein, não -é pra seguir este mandamento não !!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mister R 13 Maio, 2009 17:36
  • Hummm, interessante suas perguntas, vou ficar mais de olho em suas perguntas…!!!

    Marcelo Froid 13 Maio, 2009 17:36
  • pque na época só existia moeda.
    a época de hoje é bem diferente
    da época que eles viveram

    ?Libertando os Cativos? 13 Maio, 2009 17:36
  • Eles sonegavam IMPOSTOS. Se seguirmos a risca o exemplo de vida deles, devemos fazer o mesmo!

    Vivi 13 Maio, 2009 17:36
  • Acho que o Marcos disse tudo, porém não tenho certeza sobre quantidades,o que importa na Bíblia é a essência e não a descrissão em si.

    Anónimo 13 Maio, 2009 17:36
  • marcos 12
    17 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele.

    titan azedo 13 Maio, 2009 17:36
  • Jesus quiz mostrar que não é para pagar o DIZIMO, é so dar uma oferta espontanea

    Anónimo 13 Maio, 2009 17:36
Loading...