As Palavras do Senhor

Porque Barack Obama Jurou Na Sua Posse Sobre A Biblia De Abraham Lincoln ?

Posse de Barack Obama em 2009
Barack Obama presta o juramento como Presidente dos Estados Unidos.
Barack e Michelle Obama no dia da posse.A posse do presidente dos Estados Unidos em 2009 (português brasileiro) ou Investidura do Presidente dos Estados Unidos de 2009 (português europeu) foi a cerimónia da tomada de posse, a 20 de Janeiro, de Barack Hussein Obama como presidente dos Estados Unidos da América após a sua eleição a 4 de Novembro de 2008. A investidura marcou o início do mandato de quatro anos do presidente eleito, e do seu vice-presidente, Joe Biden. A cerimónia da tomada de posse teve uma afluência recorde de dois milhões de pessoas.
O tema da investidura foi “Um Novo Renascimento”, e marca o 200º aniversário do nascimento de Abraham Lincoln, o décimo-sexto presidente dos Estados Unidos.
Os eventos oficiais da investidura começaram a 17 de Janeiro de 2009, com uma viagem de comboio (pt)/trem (br) do presidente eleito, de Filadélfia até Washington, passando primeiro por Wilmington, Delaware e Baltimore.
Barack Obama é o primeiro afro-americano a subir à mais alta estância política norte-americana.
Fase inicial
Obama a bordo do Geórgia 300, em 17 de janeiro de 2009.O início das actividades oficiais foi uma homenagem a Abraham Lincoln, um antigo político do estado de Illinois, e o 16º presidente dos Estados Unidos. Lincoln viajou num comboio desde Filadélfia a Washington em 1861, tendo parado em 70 lugares ao longo de todo o percurso.
Obama iniciou a sua viagem às dez da manhã do dia 17 de Janeiro. Às onze e meia, o comboio parou em Wilmington para receber o vice-presidente eleito, Joe Biden. O trajeto foi o mesmo ao usado pelos presidentes anteriores. Prosseguiu até Baltimore, onde falou perante 40 mil pessoas.
Detalhes da posse
O Wikisource tem material relacionado a este artigo: Discusso de Investidura de Barack Obama (em inglês)A investidura iniciou-se a 20 de Janeiro, às dez da manhã, hora Este dos Estados Unidos (quinze horas, hora de Lisboa; treze horas, hora de Brasília), na fachada Oeste do Capitólio. Praticamente toda a National Mall esteve cheia de espectadores sem bilhetes. Apenas a terceira e quarta rua a Noroeste foram reservadas para pessoas que possuíssem um ingresso.
O programa organizado pelos líderes do Congresso incluiu apresentação da vocalista Aretha Franklin e de vários instrumentistas. Algumas selecções musicais foram compostas pelo músico John Williams . Também estiveram presentes a Banda Nacional do Corpo de Marines e a Banda da Marinha Norte-americana. Contou também com a actuação de vários grupos corais e a oração foi presidida por Rick Warren.
Discurso inaugural de Obama para o National Mall em Washington DC.Joe Biden pronunciou o seu juramento perante o associado de Justiça, John Paul Stevens, e Barack Obama recitou o juramento à frente do chefe de Justiça, John Roberts. Barack Obama jurou sobre da mesma bíblia de Abraham Lincoln, usando a frase “Que Deus me ajude” (So help me God).
A tomada de posse de Barack Obama foi assistida por dois milhões de pessoas, um novo recorde. Aproximadamente 1,4 milhões dos dois milhões, assistiu a partir do Washington Mall, do Monumento de Washington, e a partir do Capitólio. O anterior recorde fora atingido na tomada de posse do presidente Lyndon Johnson, em 1965, com uma assistência de 1,2 milhões de pessoas. A tomada de posse do presidente George Bush, nos dois mandatos, teve apenas 300 mil pessoas.
O juramento foi seguido por uma saudação feita através de 21 tiros de canhão pelos membros das Forças Armadas dos Estados Unidos, como forma de saudar o novo presidente, seguido também do primeiro rufar de tambores para designar o novo comandante-chefe das Forças Armadas. Já empossado, Obama iniciou o seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos.
No almoço que seguiu a posse, o antigo deputado e senador Edward Moore Kennedy, irmão de John Kennedy, desmaiou, tendo-se recuperado ao longo da tarde.
De acordo com um professor da Universidade Estatal do Arizona, a cerimónia à frente do Capitólio foi assistida por cerca de 800 mil pessoas, após ter analisado uma fotografia do satélite GeoEye-1 tirada às 11h19 (hora Este dos Estados Unidos; 16 horas e 19, hora de Lisboa), a partir de uma altitude de 681 quilómetros. A imagem foi tirada 40 minutos antes do juramento, mas foi também analisada a entrada da multidão a partir das zonas mais periféricas.


Comments to Porque Barack Obama Jurou Na Sua Posse Sobre A Biblia De Abraham Lincoln ?

  • Tradição presidencial nos EUA

    Mauricio H 30 Maio, 2009 5:31