Home » Sobre a Biblia » Qual A Simbologia De Lilith Na Biblia?

Qual A Simbologia De Lilith Na Biblia?

para quem não sabe , segundo as lendas jovisticas e cabalisticas orais , a primeira mulher de adao não foi Eva , e sim Lilith.Deus teria feito Adão e lilith do pó , entretanto lilith teria se revoltado com a opressao de adão e teria perguntado a deus por que ela deveria ser passiva me relação a ele.Então deus respondeu que essa era a ordem natural das coisas e que o homem sempre seria superior a mulher.Não contente com isso , lilith teria fugido do jardim do eden e se tranformado em um demonio.
O interessante é que na genesis , pelos menos ate a parte de adão e eva , não mostra em nenhum momento a criacao dos demonios , sendo que alguns estudiosos dizem que quem tentou Eva era lilith desfarçada de serpente.
tudo bem que alguns podem dizer que os demonios são anjos caidos , mas essa passagem de lucifer é citada bem mais na frente da biblia.Sem contar que simbolicamente , O fruto proibido é claramente o ato sexual , se alguem tem duvidas ainda, , E lilith , no decorrer dos seculos , foi muito associada ao sexo , as anomalias sexuais junto de outro demonio , creio eu que se chame namenah ou coisa parecida.
Na verdade a unica referencia fisica de lilith é que ela era um demonio de “sangue e saliva”.
A historia de lilith foi limada das primeiras versoes da biblia.
mas ai eu chego em uma duvida.Qual a real função de lilith na historia religiosa feminina?

Temas relacionados:

  • kirk_ada

    Olá Willy,
    A imagem de Lilith ????? , sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3000 A.E.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilith por volta de 700 A.E.C.
    Ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia. Era associada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e mesmo da morte. Porém algumas vezes ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.
    Na Suméria e na Babilônia ela ao mesmo tempo que era cultuada era identificada com os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins. Alguns estudiosos assimilam ela a várias deusas da fertilidade, assim como deusas cruéis devido ao sincretismo com outras culturas. A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilith era cultuada, é bem provável que viam Lilith como um símbolo de algo negativo. Vemos assim a transformação de Lilith no modelo hebraico de demônio. Assim surgiu as lendas vampíricas, Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por um súcubus dificilmente um homem saía com vida.
    Há certas particularidades interessantes nos ataques de Lilith, como o aberto esmagador sobre o peito, uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão, e sua habilidade de cortar o pênis com a vagina segundo os relatos católicos medievais. Ao mesmo tempo que ela representa a liberdade sexual feminina, também representa a castração masculina.

  • http://www.spanishmortgage.org/ mortgage in Spain

    Segundo o Zohar (comentário rabínico dos textos sagrados), Eva não é a primeira mulher de Adão. Quando Deus criou o Adão, ele fê-lo macho e fêmea, depois cortou-o ao meio, chamou a esta nova metade Lilith e deu-a em casamento a Adão. Mas Lilith recusou, não queria ser oferecida a ele, tornar-se desigual, inferior, e fugiu para ir ter com o Diabo. Deus tomou uma costela de Adão e criou Eva, mulher submissa, dócil, inferior perante o homem.
    Lilith seria uma mulher criada por Deus, antes de Eva.
    Porém, é uma ficção desenvolvida pelo diabo a fim de confundir as pessoas, com relação à criação do homem.
    A Bíblia é extremamente clara a respeito da criação do homem.

  • KAKAU.

    Hê hê…bem, não tenho muito interesse em religião.
    Entretanto já tinha conhecia, é claro , a estória de Lilith em outros livros…
    E, quanto a Bíblia, não sei dizer…mas com certeza Lilith é a própria mulher moderna!
    Que não aceita ser submissa!
    Que sabe o que quer e vai a luta!
    E que gosta – por que não – de sexo!!!
    Bjinhus…