As Palavras do Senhor

Qual é O Sentido Profundo Do Acontecimento Da Ressurreição De Jesus?

Toda nossa Fé gravita em torno desse acontecimento, a ressurreição do Senhor, o querigma Apostolico faz sentido a partir desse momento singular na Historia, tudo só faz sentido se pregarmos que Jesus ressuscitou verdadeiramente e apareceu aos discípulos e nas nossas vidas.
O túmulo vazio da manhã do primeiro dia é o grito que ecoa pelos séculos e podemos imaginar a força desse acontecimento na vida dos Apóstolos.
Aqui também se revela o sentido da ressurreição de Lázaro de Betânia, que foi o prenúncio da ressurreição do Senhor.
Só que em Lázaro é Jesus que o chama de volta à vida, na ressurreição do Cristo é o Senhor que “se” levanta dos mortos e vence a morte, primicias do mundo que há de vir.
E ficou para sempre em meus sentidos o diálogo entre Jesus e Marta na casa de Betânia, no qual Jesus afirma-lhe:
Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto? ( S.João 11, 25-26)
Esta é a nossa ressureição, projetada no nosso dia a dia, a nossa esperança e a nossa garantia, se morremos em Cristo, nEle ressucitaremos, e já não mais morreremos, nem dormiremos eternamente, mas estaremos com Cristo, vivos e participando de sua eternidade.
Porque nosso Deus não é um Deus de mortos, nem de dormentes, é Deus dos vivos, dos que creram nEle e nEle foram justificados.
Ser justificado é se tornar justo, é receber a graça de vencermos a morte e participarmos do banquete celeste, que a Eucaristia pre-anuncia.
Nesta páscoa se renova esse mistério, na morte do Cristo está a nossa morte e na Sua ressureição está a nossa.
Para você, o que representa a ressureição do Cristo, uma esperança após um sono eterno ou uma vida nova dos que jamais morrem se nEle creram?
“Onde está, ó morte, a tua vitória?” (l Cor 15, 55).
Feliz e Santa Páscoa , o Senhor ressuscitou verdadeiramente Aleluia !!!
PAX ET BONVM
Páscoa do Senhor – 2009 AD.


Comments to Qual é O Sentido Profundo Do Acontecimento Da Ressurreição De Jesus?

  • Meu caríssimo Frei Bento
    Finalmente, consigo aceder à sua pergunta, após uma série de tentativas falhadas com indicação de que a mesma se encontrava excluída!
    Para além do que o Frei Bento bem explanou ao longo do corpo da questão em foco, e que outros usuários lhe responderam- concretamente a Andrea que correctíssimamente ripostou!-, apenas reitero o seguinte:
    Na verdade, o sentido profundo da Ressurreição radica na VIDA NOVA que tal acontecimento veio gerar na vida dos discípulos. Pois, de facto, a grande prova deste “acontecimento” central da Fé não a podemos encontrar no “sepulcro vazio” (que não passa apenas de um indício…), nem somente na exclamação “Vimos o Senhor”, no contexto das Aparições do Ressuscitado, mas fundamentalmente na mudança de atitude dos discipulos, os quais de temerosos que estavam tornaram-se, graças à efusão do Espírito Santo, arautos da Ressurreição e anunciadores desta VIDA NOVA.
    Esse mesmo sentido profundo (mudança de atitude e de vida) podemos vê-lo, de novo, em Paulo, no caminho de Damasco. Cristo Ressuscitado “derrubou” por completo a sua postura anterior e os seus esquemas tradicionais!!! Uma Vida Nova foi gerada neste homem, a tal ponto de exclamar que se Cristo não tivesse ressuscitado a nossa fé seria vã (Cf.1 Co 15,14). Por isso, se compreende perfeitamente que o extraordinário apóstolo dos gentios tenha chegado a dizer que já não era ele a viver em si mesmo e/ou por si mesmo, mas sim e unicamente Cristo nele (Cf. Gl 2,20).
    Em Cristo Ressuscitado, revestimo-nos realmente de VIDA NOVA!!!
    Continuação de Santas Festas Pascais! ALELUIA!!!
    Um grande abraço.

    Rose M 21 Maio, 2009 17:50
  • Num discurso em Atenas, Paulo declarou: “[Deus] fixou um dia em que se propôs julgar em justiça a terra habitada, por meio dum homem a quem designou, e ele tem fornecido garantia a todos os homens, visto que o ressuscitou dentre os mortos.” (Atos 17:31) Alguns dos presentes zombaram quando ouviram Paulo falar da ressurreição. No entanto, uns poucos passaram a crer. Talvez a idéia de que essa esperança é garantida tenha lhes chamado a atenção. Ao ressuscitar Jesus, Jeová realizou o maior dos milagres. Ele trouxe Seu Filho de volta à vida como espírito poderoso. (1 Pedro 3:18) O ressuscitado Jesus era ainda mais poderoso do que durante sua existência pré-humana. Imortal e inferior em poder apenas a Jeová, Jesus está agora em condições de assumir maravilhosas designações de seu Pai. Ele é o instrumento usado por Jeová na realização de todas as outras ressurreições — seja para a vida no céu, seja para a vida na Terra. O próprio Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida.” (João 5:25; 11:25) Por ressuscitar seu Filho, Jeová garantiu essa esperança a todos os fiéis.

    Tompson Rogério Vieira 21 Maio, 2009 17:50
  • Não sei, Frei Bento. Mas vejo no ideal da ressurreição um ideal grandioso, muito elevado mesmo. Muitos veem a ressurreição como uma chance de vida após a morte, o que é impossível e só reflete o egocentrismo do homem. Mas o sentido da ressurreição como um despertar, um novo início ou uma nova vida dentro da realidade somática é, sim, o ponto mais alto da religião cristã.

    Milton W 21 Maio, 2009 17:50
  • Olá Frei!
    Pra mim, a ressurreição de Cristo representa vida nova, renovação. A vida vence a morte…
    É antes de tudo importante o coração que crê em Cristo e na fé “toca” o Ressuscitado; mas não é suficiente trazer a fé no coração, devemos confessá-la e testemunhá-la com a boca, com a nossa vida, tornando assim presente a verdade da cruz e da ressurreição na nossa história. Com a ressurreição de Cristo, se funda a esperança de podermos um dia também nós entrarmos com Cristo na nossa verdadeira pátria que está nos Céus. Amparados por esta esperança prossigamos com coragem e com alegria.
    Viva Jesus Cristo ressuscitado!
    Feliz Páscoa!

    Andrea 21 Maio, 2009 17:50
  • Eu sou agnóstico, porém a crucificação deste homem que, segundo as escrituras, só pregou o amor, me remete a uma conclusão. “O ser humano é a pior das espécies animais” Nascemos todos com 50% de bom e, 50 % de mau. Alguns alteram seus percentuais em muito. outros tem o mau adormecido em seu interior, e outros tem o bem adormecidos. Somos prá sociedade, o que liberamos destas energias.

    orizobel 21 Maio, 2009 17:50
  • Foi para exemplificar que a morte não existe, e que a vida continua em outra dimensão.
    A ressurreição é da alma e não do corpo, este é o motivo pelo qual Jesus não sofreu a segunda morte do corpo material.
    Devemos lembrar tambem que Ele primeiro apareceu para Maria de Magda e depois para outros discípulos mais ou menos 500 pessoas, num local fechado,. Como Ele lá entrou? E depois desapareceu, como?

    rami 21 Maio, 2009 17:50
  • Não somos mais submetidos a lei, mas somos salvos pela graça. Nenhum sacrifício feito podia tirar os pecados do homem, e Jesus nos salvou pelo próprio sacrifício na Cruz, e pela a sua ressurreição, venceu a morte .
    Quem segue Jesus, quem o aceita como Senhor e Salvador, aceita o Sacrifício que Ele fez para nós, como Ele, morre ao mundo, ao pecado…e com Ele ressuscitará pela vida Eterna.

    Djua Yedidya 21 Maio, 2009 17:50
  • no antigo testamento eles faziam sacrificios de animais puros sem nenhum defeito para expiação dos pecados fazendo isso eles eram perdoados. Assim fez Jesus cristo ele era o cordeiro puro e sem defeitos e morreu por nós, ele se fez maldição na cruz do calvario para nos livrar dos nossos delitos e pecados por isso somos salvos no sangue de jesus

    andsjp 21 Maio, 2009 17:50
  • Uhé! Não entendi! Você pergunta e você mesmo responde?
    Se você pretende divulgar sua opinião, por que não espera o momento certo? Dessa forma passa a idéia que você está querendo aparecer!

    Anónimo 21 Maio, 2009 17:50
  • Ele é Penhor de que também seremos.http://www.kjcomentario.blogspot.com

    Eduardo J 21 Maio, 2009 17:50
  • ele anunciava que se reino não é deste mundo, a ressurreição, foi para confirmar a seus seguidores que está vivo e esperando quem for seguilo no seu reino.

    cristão 21 Maio, 2009 17:50
  • Joel 1
    1 ¶ Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
    2 Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Porventura isto aconteceu em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?
    3 Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração.
    4 O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.
    5 Despertai-vos, bêbados, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca.
    6 Porque subiu contra a minha terra uma nação poderosa e sem número; os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de um leão velho.
    7 Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca da minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram.
    8 ¶ Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.
    9 Foi cortada a oferta de alimentos e a libação da casa do SENHOR; os sacerdotes, ministros do SENHOR, estão entristecidos.
    10 O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou.
    11 Envergonhai-vos, lavradores, gemei, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
    12 A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.
    13 Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus.
    14 ¶ Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do SENHOR vosso Deus, e clamai ao SENHOR.
    15 Ai do dia! Porque o dia do SENHOR está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso.
    16 Porventura o mantimento não está cortado de diante de nossos olhos, a alegria e o regozijo da casa de nosso Deus?
    17 As sementes apodreceram debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns derrubados, porque se secou o trigo.
    18 Como geme o animal! As manadas de gados estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão perecendo.
    19 A ti, ó SENHOR, clamo, porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo.
    20 Também todos os animais do campo bramam a ti; porque as correntes de água se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.
    Joel 2
    1 ¶ Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;
    2 Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.
    3 Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Éden, mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapará.
    4 A sua aparência é como a de cavalos; e como cavaleiros assim correm.
    5 Como o estrondo de carros, irão saltando sobre os cumes dos montes, como o ruído da chama de fogo que consome a pragana, como um povo poderoso, posto em ordem para o combate.
    6 Diante dele temerão os povos; todos os rostos se tornarão enegrecidos.
    7 Como valentes correrão, como homens de guerra subirão os muros; e marchará cada um no seu caminho e não se desviará da sua fileira.
    8 Ninguém apertará a seu irmão; marchará cada um pelo seu caminho; sobre a mesma espada se arremessarão, e não serão feridos.
    9 Irão pela cidade, correrão pelos muros, subirão às casas, entrarão pelas janelas como o ladrão.
    10 Diante dele tremerá a terra, abalar-se-ão os céus; o sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor.
    11 E o SENHOR levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do SENHOR é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar?
    12 ¶ Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
    13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
    14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?
    15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
    16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
    17 Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
    18 ¶ Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.
    19 E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.
    20 Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.
    21 Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas.
    22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
    23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
    24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite.
    25 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
    26 E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
    27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
    28 ¶ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
    29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
    30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
    31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
    32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.

    Irapoan 21 Maio, 2009 17:50
  • Olá Frei Bento a Paz de Cristo.
    Para mim a morte de Cristo significa liberdade. Foi numa sexta-feira em que o sol não quis brilhar creio eu, que o mundo inteiro viu os cravos em sua mão e seu corpo a sofrer todo tipo de fragelo, e a morte de Jesus naquela cruz difícil de entender o porque. E no domingo aquele túmulo vazio e um anjo a questionar: “Por que procura entre os mortos quem vivo está”.
    No momento de sua ressurreição a morte e o pecado foram derrotados. Como Jesus ressuscitou da morte eterna para luz da água renasci e faz sentido servir Alguém melhor que eu. E hoje Frei hoje sou livre, pois Ele vive, Ele reina em mim. E os que descansam no Senhor quando Ele voltar despertarão e em sua carne enfim verão a Deus.
    E Ele nos libertou eu sou feliz por isso, e dou graças ao Senhor nosso Deus!
    Deus o abençoe!

    Anónimo 21 Maio, 2009 17:50