Home » Sobre Religião » Qual Foi A Primeira Religião Que Surgiu Na Face Da Terra ?

Qual Foi A Primeira Religião Que Surgiu Na Face Da Terra ?

A tradição dos antigos conquistadores, desde a prehistória, era a de destruir os totens, locais de cultos, símbolos de crenças e superstições no sobrenatural, das quais se originariam as religiões arcaicas. Tais religiões, a princípio, foram politeístas, complicadas, com deuses cruéis e também inventados pelos beneficiários da ignorância humana: os chamãs que se transformariam em adivinhos, em curadores, em profetas até chegar a sacerdotes e criar oferendas, sacrifícios, holocaustos, dízimos, indulgências etc.
Não há como determinar qual seria a primeira religião que surgiu na face da Terra. A Terra tem de 4 a 5 bilhões de anos e a vida tem 2 ou 3 bilhões de anos. Os seres unicelulares foram evoluindo até alcançarem a condição de primatas, de onde sairiam os símios e os homens, duas espécies totalmente diferentes, ligadas a um passado remotíssimo mas comum a ambos. Há registros fósseis (Lucy, na Etiópia) que apontam para sete ou mais milhões de anos, e registros arqueológicos em Atapuerca, Burgos, Espanha, onde se encontram vestígios de que seres humanos já fabricavam ferramentas para fabricar outras ferramentas, armas e utensílios domésticos, há um milhão de anos (dez mil séculos). É impossível afirmar quais seriam as superstições da época, mas se ainda hoje há tantas superstições, podemos imaginar como seria naquele tempo.
Sociólogos costumam comparar as religiões das tribos que se conservam em estado primitivo, como a dos Dogons do Mali, na África, ou das tribus totêmicas da Austrália e até mesmo dos indígenas norte-americanos, mais recentes, para formar uma idéia de como seriam as crenças dos nossos remotos antepassados.
Só no tempo de Alexandre Magno (século IV), discípulo de Aristóteles, seus exércitos levavam na vanguarda sábios e escribas que reuniam e conservavam as tradições religiosas orais e escritas das tribos e povos analfabetos. A idéia de Alexandre era criar uma religião simples e fácil de entender, baseada nas tradições comuns dos conquistados para facilitar o domínio sobre eles. Seu objetivo foi em parte alcançado, depois de sua morte, com a redação da LXX-Septuaginta, base para as três religiões “dos livros”, judaica, cristã e islâmica. Estudiosos mais profundos e sérios opinam que a influência dos deuses egípcios e seus sacerdotes pode ser notada nas escrituras. O monoteísmo adotado por Moisés teria origem no deus Aten, criado por Amenofis III (depois Akhenaten) para deter a má influência dos sacerdotes de muitos deuses sobre o seu governo. E em Roma, os sabidíssimos pontífices, todos patrícios, das muitas seitas anteriores ao nascimento de Jesus Cristo, também aproveitaram a Septuaginta para desenvolver a nova religião monoteísta com que se salvaram do ostracismo imposto pelos Césares, o Cristianismo, pregado como única religião verdadeira logo após Constantino I aceitar o apoio dos cristãos nas lutas contra Maxêncio e Licinio. A força militar romana e a inteligência dos pontífices sob a liderança do Pontifex Maximus criariam a maior e mais poderosa organização religiosa, política e econômica da história da humanidade em todos os tempos: a Igreja Católica Apostólica Romana, a que sabe das coisas.
As outras religiões, seus sacerdotes e crentes que não se converteram foram eliminados da face da Terra, com excessão da religião judaica, necessária para dar legitimidade ao mito cristão, e à religião islâmica, que surgiu no século VIII, impulsionada pelo fantástico e genial Maomé´.

Temas relacionados:

  • Leo

    Das atuais religiões Ana C respondeu corretamente foram os Vedas(base do Induismo)são mil anos mais antigos que os escritos judaicos e também se remontam milénios de tradições passadas oralmente.
    Suponho que as primeiras religiões sejam sobre a natureza e seus fenómenos inexplicaveis(Trovão, fogo, chuva etc) logo vieram as baseadas em astronomia(estrelas, sol, lua, etc) e por último as de deuses a nossa imagem e semelhanza.
    Logicamente crentes vão dizer que seus deuses são melhores e únicos, vão ignorar que o cristianismo é um agregado a religião judaica e que na região até hoje quase ninguem acredita em Cristo, a maioria continua sendo judaica ou se converteram para o Islam

  • Tolerância 0

    A primeira REligião não deve ser confundida com o primeiro fenomeno religioso ou acto religioso. São coisas distintas.
    Religião é um conjunto de preceitos sistematizados que enformam um grupo paralelo ou transversal socialmente, nacio ou transnacional que se organiza estruturalmente para fazer face a preceitos previamente estabelecidos por uma doutrina ou filosofia que lhe está na base.
    Assim ,os primeiros atos religiosos terão sido de espanto perante as forças natuaris e de incredulidade e medo perante a morte dos individuos. Esses atos terão originado, através da fala e da necessiade de estrutrurar a vida dos grupos humanos, rituais. Rituais de enterramento e/ou veneração de mortos, rituais de endeusamento e/ou aplacagem das forças naturais. Daí aos sacrificios humanos vai um passo, misturados com necessidades de luta entre os grupos rivais.
    As primeiras religiões não se baseariam em crenças mas sim em adorações a coisas endeusada e divindades.
    A primeira religião conhecida que praticou o monoteísmo foi a egipcia, durante o reinado de um só faraó,Amenófis IV, ou Akhenaton,muito antes da judaica. Instituiu o deus Aton como a única divindade que deveria ser cultuada, sendo o próprio faraó o único representante e mediador dessa divindade.Nefertiti era a mulher deste faraó e atingiu no Egipto uma importasncia politica e rewligiosa sewm par entre as mulheres reais. O filho de Akhenaton era Tutankhamon.
    O monoteismo terá sido imposto em tempo record no país, sendo construidos templos em todas as cidades num espaço de tempo nunca antes visto graças a uma nova tecnica de construção por blocos. Os militares deveriam ter ajudado o seu faraó a reprimir os sacerdotes “desempregados”.
    Pensa-se que Moisés (cerca de 1250 aC esteve a conduzir os judeus na travessia do deserto até cerca de 1210. O Faraó subiu ao poder em 1364 logo deveria haver ainda ecos do monoteísmo egipcio na juventude de Moisés que fora passada no Egito) terá estado em contacto com os conhecimentos deste faraó e talvez se tenha inspirado em muita da legislação judaica pelas medidas de Akhenaton.

  • gabcoe43

    Nhanderuvuçú é considerado Deus supremo na religião primitiva dos índios brasileiros que habitavam as terras tupiniquins atualmente chamadas Brasil.
    Os exploradores portugueses descobriram essas terras em 21 de abril de 1500 e inicialmente as nomearam ilha de Vera Cruz. Depois, verificando que não era possível contornar a tal da ilha, concluiram em se tratar de um imenso território o qual passou a ser chamado Terra de Santa Cruz devido à forte influência religiosa em tudo o que nomeavam em suas viagens exploratórias. Depois, com a exploração e exportação para a Europa, do pau-brasil (madeira avermelhada como brasa) esse grande território passou a ser chamado Brasil.
    Nhanderuvuçú não tem forma humana a chamada forma antropomórfica, é a energia que existe, sempre existiu e existirá para sempre, portanto Nhanderuvuçú existe mesmo antes de existir o Universo.
    A única realidade que sempre existiu, existe e existirá para sempre é a energia a qual os índios brasileiros identificam como Nhanderuvuçú.
    Características da energia:
    A energia existia mesmo antes de existir a relatividade, antes do início do Universo.
    A energia existia no caos sem tempo, sem espaço e sem nenhum tipo de velocidade, era o caos mas a energia sempre existiu.
    Leis fundamentais da energia:
    Energia não pode ser criada nem destruída.
    Energia pode se transformar de uma forma de energia em outra.
    Energia total do Universo não aumenta nem diminui apenas tudo fica em constante transformação.
    Para os índios brasileiros não catequizados e para outros brasileiros que nem índios são; essa religião continua sendo professada atualmente por muitos fiéis residentes no Brasil.
    Dizem eles que o início do mundo foi muito semelhante ao que dizem as outras doutrinas de outras religiões estrangeiras.
    Deus, chama-se Nhanderuvuçú.
    No princípio ele criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se “Anhang” ou “añã” a alma; “gwea” significa velho(a); portanto anhangüera “añã’gwea” significa alma antiga.
    Nhanderuvuçú criou as duas almas e, das duas almas (+) e (-) surgiu “anhandeci” a matéria.
    Depois ele disse para haver lagos, neblina, cerração e rios.
    Para proteger tudo isso, ele criou Iara.
    Depois de Iara, Nhanderuvuçú criou Tupã que é quem controla o clima, o tempo e o vento, Tupã manifesta-se com os raios, trovões, relâmpagos, ventos e tempestades, é Tupã quem empurra as nuvens pelo céu.
    Nhanderuvuçú criou também Caaporã o protetor das matas por si só nascidas e protetor dos animais que vivem nas florestas, nos campos, nos rios, nos oceanos, enfim o protetor de todos os seres vivos.
    Caaporã quando é evocado para proteger as plantas plantadas junto aos roçados dos índios é chamado por eles de forma carinhosa com o cognome de Ceci.
    Caaporã em língua tupi-guarani significa “boca da mata “Caa = boca e Porã = mata”
    Dizem as lendas que no meio dos animais protegidos por Caaporã apareceu mais um casal de animais.
    A primeira mulher, Amaú e, o primeiro homem, Poronominare.
    Quem segue esta religião, religião “Primitiva do Brasil” adora as formas de manifestações da energia, adora o Sol, os raios, os relâmpagos e o clima em geral, através da adoração de Tupã, adora as águas, a neblina, os rios, cachoeiras, lagos, lagoas, mares e oceanos através da adoração de Iara, adoram as matas, os animais e toda a natureza adorando Caaporã, evocam Ceci para proteger os campos plantados, a agricultura e as criações de animais domésticos.
    Enfim adoram o que existe de fato, adoram somente o que é realmente real, os fenômenos naturais, o clima, a natureza, apenas as coisas reais.
    Primitiva do latim “primitivu”, primeiros tempos; princípio.
    A religião “Primitiva do Brasil”, não inclui nenhum personagem antropomórfico (forma humana) em suas crenças, apenas Poronominare e Amaú possuem essa forma mas, não são divinos, são animais também e, portanto pertencem à Caaporã o protetor de toda a natureza viva e isso inclui todos os seres vivos inclusive nós os animais humanos.
    Dizem: “A realidade é a única verdade em que podemos acreditar”.
    Os jesuítas durante a catequese dos indígenas brasileiros, interpretaram equivocadamente “Anhangüera” com o significado de “diabo velho” ao invés de “alma antiga”; outro equívoco deles foi chamar Caaporã de “curupira” que é o mito de um demônio com forma de gente e com os pés ao contrário criado segundo a imaginação no folclore dos colonizadores cristãos no Brasil durante o processo da catequese destes índios.
    Osvaldo Orico, foi da opinião de que os indígenas tinham noção da existência de uma força, de um Deus superior a todos. Assim ele diz:
    “Tupã-Cinunga ou “o trovão”, cujo reflexo luminoso é tupãberaba, ou relâmpago cuja voz se faz ouvir nas tempestades sua morada é o Sol.
    Tupã representa um ato divino, é o sopro da vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.”

  • ?? Da Terra ??

    Nas aulas de “Humanismo e Cultura Religiosa” que eu tive na Universidade na qual eu estudo, o professor disse que foi o Hinduísmo, que surgiu na Índia.
    Eu não diria que o Ateísmo surgiu antes de Hinduísmo, pois, se os povos não veneravam nenhuma divindade não era por opção própria, mas sim porque nunca haviam pensado na possibilidade de existir algum Deus.
    Abraços!!!!!!

  • Jadre Junior

    Se essa questão for uma daquelas que motivam as “briguinhas” entre religiosos, digo o seguinte: isso já está cansando! Amem-se, pronto! São todos abençoados filhos de Deus e pronto! Ninguém é mais filho ou menos filho, certo?! Parem com as discussoões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Já ouviram falar que religião, futebol e política não se discute. Isso é verdadeiro pelo menos para as duas primeiras.
    Mas se essa for uma questão que deseja fazer refletir e trazer conhecimento, então apresento a minha contribuição: a mais antiga religião do mundo é o politeísmo, a mais natural de todas as religiões (ampla e não excludente). Foi, aliás, esse negócio de monoteísmo que fodeu tudo e criou as rixas entre as religiões…

  • menina

    Não foi catalogada, mas existe relatos de regiões pré-históricas…
    Desenhos de caçadas dentro de cavernas, como se fosse para cercar os animais.. oferendas nos túmulos… etc..
    A primeira religiao duelista foi o zoroastricismo, foi zoroastro (zaratustra) quem criou Deus X Demônio, até então só existia Deus do BEM, ou Deus do Mau, ou os dois juntos, mas eles não combatiam por almas…
    Na verdade o cristianismo é uma bela cópia do zoroastricismo, alguns historiadores acreditam que Jesus tenha estudado filosofia e história na tal viagem misteriosa que ele fez quando voltou com 33 anos como Cristo.
    Inclusive a vida de Jesus Cristo é identica a de Socrates..
    A começar com a falta de prova na existencia dos dois…
    Nenhum deles deixou nada escrito, tudo foram alunos/disciplos que escreveram..
    Você vai ler Socrates dos diálogos e ensaios de Platão, assim como você vai ler Jesus Cristo na Bíblia dos apostulos…

  • http://lunaticstudios.com/ Free WP Plugins
  • http://dare2create.com Motivational Video Clips

    Deus nunca teve a internção de ter “religiosos” ou religiões. Ele teve sempre um povo fiel nas sua verdades e disposto a levar essas verdades adiante durante a história da humanidade. Começou com a família de Adão e Eva (descendenres de SET até Abrãao), depois com a escolha do povo de Israel, que não cumpriram a sua missão de levar o conhecimentos de Deus ao mundo. Com a vinda de Jesus, um novo pequeno povo é levantado, a Igreja Apostólica, a partir dos doze discípulos de Cristo). E assim será até o fim do mundo. Hoje Deus ainda tem uma pequeno povo fiel que irá anunciar:” Sai dela Povo meu” (da Babilonia), (Apoc. 18:4). Estes são os fiéis de Deus espalhados por todas as denominações apostatadas deste século. E Deus vai juntar estes dispersos para formar um só povo, com um só Pastor (Jesus). (João 10:16 e 11:52). Está é a Igreja que Jesus virá reclamar como Seu, por ocasião da Sua segunda vinda, em breve. Não terá nenhum nome, é apenas o “resto da sua descendencia” (Apoc 12;14).

  • Jorge U

    Existem provas de que antes da religião dos Celtas, havia outras na Índia, no Tibet, em África, espalhadas por todo o mundo.Difícil dizer onde surgiu primeiro, e que nomes tinham as divindades que adoravam. palavra de chinezinha

  • Chinezin

    provavelmente alguma forma de adoração a algum evento ou objeto natural forte como o sol, trovão, relampago, agua, terra, qualquer coisa
    até talvez um animal imenso que os primeiros homo sapiens não conseguiam matar poderia ter sido considerado um deus para eles.

  • http://wprobot.net/ WP Autoblog Plugin

    Mark !!!
    A primeira religião com base no Cristianismo ,
    foi a Católica Apostolica Romana ,
    as outras são dicidentes da Católica ,
    mas antes disso já tinha outras como o judaísmo ,e muitas outras.
    Beijosssss

  • susi_gau

    Acho que é impossível de saber. Mesmo porque não sei se Adão e Eva foram criados antes ou depois dos outros não filhos de Deus.Essa pergunta é como saber quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha.

  • Titus

    entre novamente na sua pergunta e “alterar” e coloque o nome da sua religião.
    A minha religião maior e amar a Natureza

  • João Bruska

    Nossa, cada viagem nas respostas aí em cima…
    Antes de mais nada ATEÍSMO NÃO É UMA RELIGIÃO !!!
    Católica a primeira religião da história?? SONHA !!!!!!!
    Primeira religião é complicado, mas com certeza o primeiro culto a alguma espécie de deus foi direcionado ao sol, nos primórdios da humanidade.
    O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.
    Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes.

  • Gotts

    A Minha!
    E quero ver alguém dizer que estou errado!
    Tenho até um livro sagrado… a Alcorão Biblístico da Torá.
    Ai o que veio depois foi tudo imitação!
    E querem prova? mostro o livro sagrado que prova que é tudo verdade!

  • http://smartphony.net/ Smartphone Software

    Para mim, cada continente tem sua religião e contam a origem do homem de forma diferente.

  • Scarlet

    Lúcifer O Portador Da Luz
    Acabou de declarar que ateísmo é uma religião….
    Ele está certo ou errado?

  • Pedrin

    Nenhuma….!!!
    Na verdade, o povo só buscava adorar a Deus sem ter que ter grupos, apenas se juntavam e o adoravam.
    Simples assim…!!!!
    bjOOO

  • Lady Neide viajando

    Acho que foi o Judaísmo e o cristianismo.

  • dora_soc

    O amor a todas as pessoas seria a religião ideal.

  • TAT

    Os homens primievos adoraram, primeiro ,as forças da Natureza!

  • Elizabeth-Não adote um corrupto,

    espiritual . pode crer

  • rakelle

    É a religião do Adão, o Adanismo.

  • Him

    Catolicós.

  • Antonio S

    E qual é Mark essa religião? quero saber…

  • Berna

    MARK,
    Meu amigo, tudo começou com a família de Abraão no Judaísmo, que ao se dividir formou o Islã, o Cristianismo e o Judaísmo.
    O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo.
    Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.
    Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes.
    Bjs Helda

  • ?HELDA?C? ? ? ? ?

    Adanismo
    Depois Javismo Abélico!
    —————————o_o_o_o
    |…2 pontos…|…….[ _/__/_],
    |__________|_|….L–oO||||||Oo
    ..()_)¯………….()_)¯()_) ¯¯¯¯)_)

  • Marquinho Aquilles

    A RELIGIÃO ESPÍRITA, QUANDO SATANÁS ENTROU NA COBRA E ENGANOU ADÃO E EVA NO JARDIM DO ÉDEM.

  • http://lunaticstudios.com/ Free Wordpress Plugins

    Católica Apostólica Romana…
    A única deixada pelo nosso Senhor Jesus Cristo…
    Depois foram inventadas as outras !!!
    Abraço e Deus Abençoe a todos !!!

  • arildo

    a religiao q deus nos deixou foi a cristã

  • Tárcila Correa França

    A primeira religião do mundo é a Wicca e o catolicismo apenas chegou para derruba-lá por volta de 250 d.C enquanto vários historiadores fazem pesquisas e descobrem que a Wicca esta aí há muito tempo.

  • Darlene Silva

    VERDADE

  • Stefany

    Jesus pregou o Evangelho de Cristo Jesus ( evangelho ) não o catolicismo ;)

  • adailtonssilva@outlook.com

    Jesus não deixou nenhuma religião pois a religião e onde esta todos os males.