Home » Sobre a Biblia » Quando Na Bíblia Diz Para Não Seguir Falsos Deuses, Imagens Etc,.. O Que Vc Entende? Cite Versiculos Da Biblia

Quando Na Bíblia Diz Para Não Seguir Falsos Deuses, Imagens Etc,.. O Que Vc Entende? Cite Versiculos Da Biblia

A idolatria é um pecado que o povo de Deus, através da sua história no AT, cometia repetidamente. O primeiro caso registrado ocorreu na família de Jacó (Israel). Pouco antes de chegar a Betel, Jacó ordenou a remoção de imagens de deuses estranhos (Gn 35.1-4). O primeiro caso registrado na Bíblia em que Israel, de modo global, envolveu-se com idolatria foi na adoração do bezerro de ouro, enquanto Moisés estava no monte Sinai (Êx 32.1-6). Durante o período dos juízes, o povo de Deus freqüentemente se voltava para os ídolos. Embora não haja evidência de idolatria nos tempos de Saul ou de Davi, o final do reinado de Salomão foi marcado por freqüente idolatria em Israel (1Rs 11.1-10). Na história do reino dividido, todos os reis do Reino do Norte (Israel) foram idólatras, bem como muitos dos reis do Reino do Sul (Judá). Somente depois do exílio, é que cessou o culto idólatra entre os judeus.

Temas relacionados:

  • http://www.crystals2love.com/swarovski-flatback-rhinestones/ swarovski rhinestones

    eu intendo o que é pra entender Deus exige adoração exclusiva pq ele é o unico verdaderiro deus o que nos mostra qual seria a religião verdadeira aseguir pronto a igreja católica no quesito bíblia é errada por varios motivos um deles por adoração a imagens

  • http://gardening-decor.com/ Best Garden Decor

    Acho que tem,haver com essas multidões que se descabelam por artistas, do rock e etc endeusando eles.

  • Galatea

    Entendo exatamente o que é para ser entendido. Está tão clara a proibição de imagens! Não pode haver dúvidas sobre isso. Deus é o único digno de adoração, e além disso, também deixa claro que o único intermediário é Jesus Cristo. Está em Deuteronomio, além de váááááárias outras passagens que não me recordo. Desculpe não indicar precisamente capítulo e versículo, estou sem bíblia aqui, mas te indicarão… Abços.

  • TM

    É preciso sentir Deus.. Amar a Deus sobre todas as coisas antes de tentar entender..
    Ha quem critique os católicos por adorar imagens que católico nem adora .. e ao emsmo tempo em que estao acusando o pecado do outro.. estao adorando a imagem de não-pecadores.. e de pessoas perfeitas que criaram pra si..
    Quando Jesus diz pra amar o proximo como a si mesmo.. isso não é retórica.. isso é um mandamento.
    Isso significa que antes de alguem me acusar de adorar imagens deve no minimo me perguntar o que sinto quando olho uma imagem.. se é adoração ou nao..
    No minimo.. porque se deseja estar em Cristo tem o dever de me amar…
    Então já que pediste pra citar versiculos da Bíblia.. eu cito esses versículos em Romanos, capítulo 8:
    1. De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo.
    15. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai!
    17. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
    Se eu to em Cristo.. evangélico nenhum pode vir me dar letrinha que eu não posso usar imagens do jeito que eu quiser.
    Eu to em Cristo.
    Eu posso adornar ela com a liberdade que eu tenho.. posso colocar moldura na foto do casamento ods meus pais.. posso colocar na sala de estar.. colocar luminaria apontando pra ela.. se acharem que to adorando a imagem.. eu serei obrigada a dizer.. Jesus te ama.. mas a ordem que eu tenho é de te mandar à pqp.
    Não és tu que mandas em mim.. é Ele.
    E Ele me quer livre quem és tu pra querer cersear minha liberdade que ELE me dá?????
    Se to em Cristo.. e eu quiser decorar minha casa com fotos dele… eu decoro.. tu queres decorar com fotos dos beatles problema TEU.
    Na minha casa eu tenho motivos pra lembrar dele a cada instante e ELE sabe que eu não confundo ELE com as imagens.
    Eu to em Cristo, Ele deixa eu fazer isso..
    33. Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
    E minha convicção é que DEVO usufruir dessa liberdade conquistada pra mim por Cristo.. a preço de morte e morte de Cruz liberdade que estou acima desses temores.. e não devo mais agir como simples serva.. e sim como filha confiante de que a Lei se completou para mim.
    Ninguem mais pode me dizer nao toque nisso ou naquilo… nao faça uso de imagem ou disso ou daquilo.. Se to em Cristo .. Ele é quem me diz o que devo fazer… e quem vier me dar letrinha eu TENHO mais é que mandar se catar.
    Romanos 14:
    1. Acolhei aquele que é fraco na fé, com bondade, sem discutir as suas opiniões.
    2. Um crê poder comer de tudo; outro, que é fraco, só come legumes.
    3. Quem come de tudo não despreze aquele que não come. Quem não come não julgue aquele que come, porque Deus o acolhe do mesmo modo.
    4. Quem és tu, para julgares o servo de outros? Que esteja firme, ou caia, isto é lá com o seu senhor. Mas ele estará firme, porque poderoso é Deus para o sustentar.
    5. Um faz distinção entre dia e dia; outro, porém, considera iguais todos os dias. Cada um proceda segundo sua convicção.
    6. Quem distingue o dia, age assim pelo Senhor. Quem come de tudo, o faz pelo Senhor, porque dá graças a Deus. E quem não come, abstém-se pelo Senhor, e igualmente dá graças a Deus.
    7. Nenhum de nós vive para si, e ninguém morre para si.
    8. Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor.
    9. Para isso é que morreu Cristo e retomou a vida, para ser o Senhor tanto dos mortos como dos vivos.
    10. Por que julgas, então, o teu irmão? Ou por que desprezas o teu irmão? Todos temos que comparecer perante o tribunal de Deus.
    11. Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará glória a Deus (Is 45,23).
    12. Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
    13. Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros; antes, cuidai em não pôr um tropeço diante do vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda.
    14. Sei, estou convencido no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é impura em si mesma; somente o é para quem a considera impura.
    15. Ora, se por uma questão de comida entristeces o teu irmão, já não vives segundo a caridade. Pela comida não causes a perdição daquele por quem Cristo morreu!
    16. Não venha a tornar-se objeto de calúnia a tua vantagem.
    17. O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo.
    18. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens.
    19. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação.
    20. Não destruas a obra de Deus por questão de comida. Todas as coisas, em verdade, são puras, mas o que é mau para um homem é o fato de comer provocando um escândalo.
    21. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem outra coisa que para teu irmão possa ser uma ocasião de queda.
    22. Tens uma convicção; guarda-a para ti mesmo, diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo no ato a que se decide.
    23. Mas, aquele que come apesar de suas dúvidas, condena-se, por não se guiar pela convicção. Tudo o que não procede da convicção é pecado.
    Vai ver a história.. Crucificaram Jesus por que ele acusou um adulterio.. e por que ele fez uma cura em sábado.
    Principalmente foi por causa da cura em sabado..
    Como se ele estivesse rasgando a Lei… Ele não estava.. como nós católicos não rasgamos a Lei em relação a imagens.
    Ele estava em Deus.. Espírito que as pessoas que o acusavam não estavam..elas apenas se detinham à fria letra da lei.. como os evangélicos fazem hoje.
    Ele estava usufruindo da liberdade de Filho… issoas pessoas nao compreendiam.. que ELE não estava rasgando a Lei mas completando-a..
    Nós não rasgamos a lei quanto a imagens.. nós cumprimos a liberdade que temos.. de dispor de imagens.. estando em Cristo… essas imagens estão a nosso serviço.. ao nosso uso.. Deus nós não usamos… as imagens nós usamos..
    Nós não podemos mais aproximarmo-nos das imagens com temores.
    NÃO TEMOS MAIS ESSE DIREITO.
    Nós DEVEMOS usufruir com CONVICÇÃO da liberdade que Jesus conquistou pra nós.
    E USAR as imagens como coisas que são.. do jeito que quisermos
    USAMOS imagens como lembranças.. como pedagogia.. como relicários de sentimentos e milagres.. são COISAS.. que FILHOS DE DEUS DEVEM saber usar e dispor, como coisas que são, sem temor algum.
    Se agissemos apenas como servos.. sem liberdade.. estariamos ofendendo o Amor paternal que nos tem como filhos.
    Não podemos mais ficar restritos a picuinhas.
    Isso seria ignorar a força da Cruz e da Ressurreição.

  • Maria Regina

    o PAPO ESTA BOM MAS AGORA VOU PRA MINHA MISSA

  • CHIFRUDA

    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:4
    Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? Habacuque 2:18

  • Joe

    Para ñ colocar nada acima de Deus e Seus ensinamentos.
    Na Bíblia diz para não ter imagens d nada q está no céu, mas ao mesmo tempo Deus mandou fazer querubins para enfeitar a arca da aliança e uma serpente d cobre para todos q olhassem pra ela seriam salvos.
    Deus é mentiroso? Se contradiz? Claro q ñ!!
    Naquela época as pessoas precisavam d algo pra adorar. Hoje existem outros tipos d ídolos. O mais comum deles é o dinheiro, q faz com as pessoas cometam loucuras para tê-lo e se esquecem d Deus.
    Ter uma imagem ñ significa adorá-la. É como ter uma foto d alguém querido. É só pra lembrar. Adorar é endeusar, pôr acima d tudo.

  • Márcio H

    Bíblia é o único livro que tem autoridade para esclarecer este assunto, porque é a Palavra de Deus.
    Satanás engana o homem com falsas religiões levando as pessoas a acreditar piamente que todos os caminhos levam a Deus.
    Mas a Palavra de Deus é bem clara:
    Actos 4:12 – “E não há salvação em nenhum outro (JESUS), pois não há debaixo do céu qualquer outro nome dado aos homens que nos possa salvar”.
    Jesus já fez tudo o que era preciso para nós sermos salvos.
    Outro versiculo:
    “Maldito o homem que faz uma estátua esculpida ou fundida, objecto abominável ao Senhor ” (Deuteronómio 27:15)
    Satanás opera por detrás de toda a idolatria, para enganar as pessoas e afastá-las, cada vez mais, do verdadeiro caminho, que é Jesus.
    “… nada disto compreendem os que conduzem em procissão o seu ídolo de madeira e dirigem as suas orações a um deus que não pode salvar” (Isaías 45:20).
    Deus declara que o culto a imagens é culto a demónios.
    “… a carne sacrificada aos ídolos é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa? Pelo contrário, digo-vos que os que sacrificam, sacrificam aos demónios e não a Deus, e Eu não quero que vós tenhais parte com demónios” (I Corínti-os 10: 19-20).

  • Cássîö – Cåssîüs

    eu amo a Deus , ao meu irmão são imagens, e acaso se Deus não quiser assim que fique com os evangélicos pq para mim não é o deus da liberdade é do AT deus represor punitivo, como diz Origens III o que adianta Jesus ter nascido em Belém se ainda não nasceu em meu coração, fiquem aí batendo a vontade, nós Católicos somos mesmo o que entendem diferente e não estamos pro tipo dos caras.