As Palavras do Senhor

Quanto A Pureza Está Para Religião? Quanto A Pureza é Necessária Para Estarmos Entronizados A Deus?

Ser limpo, ou puro, pode simplesmente significar estar livre de sujeira ou de contaminação. Na Bíblia, porém, a idéia de ser limpo é indicada por diversas palavras hebraicas e gregas que descrevem a limpeza física e, mais freqüentemente, a pureza moral e espiritual. De modo que certa enciclopédia bíblica declara: “‘Puro’ e ‘impuro’ são termos raramente associados com simples questões de higiene. São principalmente conceitos religiosos. Assim sendo, o princípio da ‘pureza’ afeta quase todos os aspectos da vida.”
De fato, a Lei Mosaica incluía regras e regulamentos sobre quase todos os aspectos da vida dos israelitas, especificando o que era puro e aceitável e o que não era. Por exemplo, nos capítulos 11 a 15 de Levítico encontramos instruções pormenorizadas sobre a pureza e a impureza. Certos animais eram impuros, e os israelitas não deviam comê-los. O nascimento duma criança tornaria a mulher impura por um período específico de tempo. Certas doenças da pele, especialmente a lepra, bem como as emissões dos órgãos genitais masculinos e femininos também tornariam a pessoa impura. A Lei ainda especificava o que se devia fazer em tais casos. Por exemplo, lemos em Números 5:2: “Ordena aos filhos de Israel que ponham para fora do acampamento todo leproso e todo aquele que tiver um fluxo, e todo aquele que se tornou impuro por meio duma alma falecida.”
Sem dúvida, estas e outras leis da parte de Jeová refletiam conceitos médicos e fisiológicos muito avançados para a época, e as pessoas se beneficiavam por acatá-los. Todavia, essas leis não foram dadas apenas como normas de saúde ou simplesmente para servirem como orientação médica. Faziam parte da adoração verdadeira. O fato de que influenciavam a vida diária das pessoas — a alimentação, o nascimento de filhos, as relações conjugais, e assim por diante — simplesmente enfatizava que seu Deus, Jeová, tinha o direito de determinar o que era correto e incorreto em todos os aspectos da vida delas, que havia sido dedicada exclusivamente a Ele. — Deuteronômio 7:6; Salmo 135:4.
O pacto da Lei também protegia os israelitas contra as práticas aviltantes das nações vizinhas. Por cumprirem fielmente a Lei, inclusive todos os requisitos para permanecerem física e espiritualmente limpos aos olhos de Jeová, os israelitas estariam aptos para servir seu Deus e receber as bênçãos dele. Neste respeito, Jeová disse à nação: “Se obedecerdes estritamente à minha voz e deveras guardardes meu pacto, então vos haveis de tornar minha propriedade especial dentre todos os outros povos, pois minha é toda a terra. E vós mesmos vos tornareis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.” — Êxodo 19:5, 6; Deuteronômio 26:19.
Visto que Jeová especificou esses pormenores na Lei para instruir os israelitas sobre como se tornarem limpos, santos e aceitáveis para ele, não devem os cristãos hoje avaliar com cuidado como se estão saindo nessa questão? Embora não estejam sujeitos à Lei, os cristãos têm de lembrar-se que, como Paulo explicou, todas as coisas especificadas na Lei “são sombra das coisas vindouras, mas a realidade pertence ao Cristo”. (Colossenses 2:17; Hebreus 10:1) Se Jeová Deus, que diz “não mudei”, dava tanta importância a que seus adoradores fossem limpos e imaculados naquele tempo, temos de levar a limpeza física, moral e espiritual a sério hoje, se quisermos ter a aprovação e a bênção dele. — Malaquias 3:6; Romanos 15:4; 1 Coríntios 10:11, 31.


Comments to Quanto A Pureza Está Para Religião? Quanto A Pureza é Necessária Para Estarmos Entronizados A Deus?

  • Isso depende diretamente dos dogmas da sua igreja. Cristianismo por si só não define virtudes, e mesmo as sete virtudes cardeais da igreja católica não possuem uma equivalente a “pureza”.
    Se a pureza a que se refere é exclusivamente a virgindade, a maioria das igrejas afirma a necessidade de manté-la até o casamento. E se essa transgressão for suficiente para condenar uma pessoa ao inferno, sinto muito, mas o céu vai ficar bem vazio.

    Maciel 24 Dezembro, 2009 14:29
  • Religião, não há pureza alguma nela! Pois o homem criou a religião a sua imagem e semelhança e sendo o homem imperfeito, imperfeita será sua criação. O que Deus requer de nós é “que o amemos, sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo”. em Tiago 1.27 diz:
    “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”. Isto é amar a Deus e ao próximo.
    Agora não existe um medidor de pureza, um “purezometro”. Uma frase pra você meditar.
    “Na vida cristã tudo é pela graça”
    Ou seja, por melhor que você seja diante de seus próprios olhos, não passará de uma pecadora que carece de misericórdia divina
    Forte Abraço

    Rafael Maia 24 Dezembro, 2009 14:29
  • A pureza a que vc deve se referi´r é pureza espiritual e não a carnal, pois nem um homem consegue por sí próprio agradar a, apenas se seguir aquilo que o Senhor Jesus ensinou, pois sem santidade é impossível ver a Deus!!

    nail accessories 24 Dezembro, 2009 14:29
  • Do jeito que ele é exigente deveria ser de uma pureza tão grande que não existe ninguém na face da Terra que alcance tal posição.
    Estamos todos condenados.
    Ou deus não existe e estamos todos salvos.
    .

    t 24 Dezembro, 2009 14:29
  • a única pureza que vejo é
    amar como Jesus amou
    perdoar e amar…essa é a pureza que todo ser
    humao deverá estar pra estar sintonizados com Deus
    perdão
    amor
    as duas chaves rumo ao caminho que Jesus trilhou
    fique em paz

    Zeca 53_anos de experiência!!! 24 Dezembro, 2009 14:29
  • Leia os 10 mandamentos e se a o menos respeita-los e conseguir segui-los com fé em nosso senhor jesus e o suficiente!!!!
    feliz natal

    ninamila 24 Dezembro, 2009 14:29
  • Nao sou religioso nem nunca serei

    Dryca 24 Dezembro, 2009 14:29
  • Que pergunta horrorosa. querida. Cheia de preconceitos. Você precisa é ser feliz. Ponha um homem nesse corpo.

    andre martins 24 Dezembro, 2009 14:29
  • é só resar com fé

    Cibely Costa 24 Dezembro, 2009 14:29