As Palavras do Senhor

Ritual CatÓlico Ou CandomblÉ? Onde Esta Deus Neste Negocio? O Que Diz A Biblia ? Nomes Estranhos Dados A Santo?

Além dos fiéis, participam bandas, grupos de manifestação folclórica, turistas e curiosos. Muitos se vestem de branco para a ocasião, que é a cor de Oxalá. Mulheres trajadas de baianas, com vestidos brancos, turbantes e braceletes, lideram o cortejo, que sai da Igreja da Conceição da Praia, no bairro Dois de Julho em Salvador (BA), por volta das 10 horas da manhã, após o término de uma missa. Elas seguem carregando vasos com a água perfumada que é derramada nos degraus da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
O líquido é preparado nos terreiros de candomblé de um a sete dias antes do rito. O perfume vem de folhas e ervas cheirosas, como laranjeira, manjericão, macaçá e alfazema e de água de levante, explica a Mãe de Santo Benizaura Rocha de Almeida, do terreiro Luanda Junça (Salvador, BA). A mistura fica em repouso em uma sala sagrada de culto para a materialização da força do orixá até o dia da festa, segundo o babalorixá (sacerdote) Alexandre T´Ogun Olumaki (Alexandre Soares de Almeida Sampaio Leite), do terreiro Ilê Axé Ogun Atojá, em São Paulo. Além de servir para lavar os degraus da capela, a água é usada também para ungir pelo caminho os participantes que buscam proteção espiritual. O ritual termina em festa, animada por música e comidas e bebidas típicas vendidas nas barracas que são montadas ao redor da igreja.
Apesar do clima de confraternização, o cientista religioso Afonso Soares, da Pós-Graduação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), explica que este tipo de equilíbrio entre as duas crenças não é fácil, pois existem atritos entre as religiões cristãs e as afro-brasileiras. Existem, inclusive, movimentos no sentido contrário ao sincretismo, que visam separar o candomblé do catolicismo.
O que é isto????

COMENTÁRIOS FACEBOOK

Comments to Ritual CatÓlico Ou CandomblÉ? Onde Esta Deus Neste Negocio? O Que Diz A Biblia ? Nomes Estranhos Dados A Santo?

  • Isto é um ritual católico com a mistura de candomblé, religiosidade tipicamente bahiana..
    O que é isto pergunto eu.. O que você quer saber mais?
    Tem nessa sua pergunta alguma crítica a crença??
    O que é isso pergunto eu quando alguém se acha no direito de questionar a igreja católica..
    O QUE É ISTO COMPANHEIRO??
    Passou por alguma lavagem cerebral??
    Hellooooo, estamos no Brasil, realizou?
    Democracia, respeito, né?
    Sem beijos meus

    llManuh 2 Fevereiro, 2010 11:31
  • isto na verdade é uma transformação natural de qualquer religião …
    assim como o paganismo vai se atualizando para manter maior numero de praticantes o catolicismo e as otras religiões cristans não fogem a regra e registram mudanças desde o proprio nacimento de cristo trazendo um numero enorme de fieis do judaismo para o cristianismo….
    assim como ouveram aqueles que resistem até hoje ao cristianismo assim também ocorrerá com a nova sociedade religiosa mundial na junção de diversas religiões para a formação de uma unica e poderosa religião afim de manter suas tradições…

    llManuh 2 Fevereiro, 2010 11:31
  • Deus não tem nada a ver com religião.
    Todos os rituais e religiões foram criadas pelos homens.
    Se você acha que se liga a Deus se vestindo de Bob Esponja e criar uma religião para adorar o hamburquer de siri você pode, e a lei te protege. Mas não significa que você se torna automaticamente sagrado ou santo.

    Dr FSM 2 Fevereiro, 2010 11:31
  • Galo =
    Todo mundo fala em DEUS , Jesus Cristo , que o mesmo é justo etc.
    Aonde eles estão fazendo justiça, AONDE .
    Com tanta barbaridade existente, NÃO VEJO JUSTIÇA EM LUGAR ALGUM.
    A historinha de TOMÉ , só vendo para crer. Até hoje não vi justiça em lugar algum.
    AONDE AONDE MOSTRE PARA OS MEUS OLHOS AONDE
    Boa Sorte tks®

    Fabio! 2 Fevereiro, 2010 11:31
  • Desde que as pessoas se iluminem, pode ser até plantando bananeira. Vc já ouviu falar de grandes santos que atingiram o nirvana ficando sentados de pernas cruzadas? Então…

    fogonero 2 Fevereiro, 2010 11:31
  • a biblia diz lá em deuteronomios :
    “não adorarás a nenhun outro deus alem de mim”
    os rituais em que estão envolvidos adoração a outros deuses, Deus não está nesses rituais…

    thai thai 2 Fevereiro, 2010 11:31
  • Vc NARROU TUDO MUITO BEM! MÁS, NO FINAL PERGUNTOU O QUE É ISSO! O QUE É ISSO O QUE??? POR EX????????

    thata 2 Fevereiro, 2010 11:31
  • Galo Doido
    Deus está em todo lugar, em tudo e em todos; Com qual religião você
    se liga para adora-lo, não importa, o que vale é a sua sinceridade e o
    seu respeito.
    Por analogia, se voçe vai a uma festa, pouco importa se foi de Mercedes, de Fusca, de taxi, carroça ou a pé; o que importa é que voçe chegou lá! Assim também, não importa que religião levou você para a festa (encontro com Deus), o importante é que voçe foi.
    Se somente os católicos fossem o povo de Deus, que seria dos Judeus, Muçulmanos, hindus, Japoneses, chineses, Africanos e por aí vai!
    Quanto a preparação para a cerimônia feita pelo pelo povo do Candomblé, veja quanto trabalho, intenção e carinho foi utilizado para a cerimônia de lavagem da escadaria da igreja do Bomfim, não é lindo?
    Eu não sou nem católico nem do Candomble, na verdade nem sei o que sou, não sou mestre de ninguem e nem discípulo de coisa alguma
    sou apenas eu mesmo e por isso posso enxergar sem viseiras e sem
    rotulos.
    Saudações,
    RoberTo.

    LUDEAR!! 2 Fevereiro, 2010 11:31
Loading...