As Palavras do Senhor

Ter árvore De Natal Faz Alguma Diferença ? Historicamente Falando O Que Isso Tem A Ver Com Jesus ?

Afinal ele nem nasceu no dia 25 de dezembro.
Eu não tenho àrvores ha muitos anos e não sinto a mínima falta, nem de árvores e nem de enfeites de Natal que não contribuem em nada pra minha fé.
É mais um feriado comercial em que as pessoas sem condições se matam pra pôr essas coisas em casa(porque a mídia e a maioria das pessoas impõe) e que no final das contas mesmo não interferem em nada.
Pelo menos é isso que acredito.
Mas respeito que gosta.

COMENTÁRIOS FACEBOOK

Comments to Ter árvore De Natal Faz Alguma Diferença ? Historicamente Falando O Que Isso Tem A Ver Com Jesus ?

  • A árvore natalina é um símbolo das regiões do norte europeu (historicamente falando). Ela significava a resistência perante o “frio” e a “morte” do inverno, pois uma árvore podia perder todas as suas folhas e mesmo assim “voltar a vida” na primavera. Cá aqui entre nós sobreviver ao inverno europeu sem as comodidades da vida moderna devia ser bem difícil. Estocar madeira para o fogo e comida dentro de sua habitação, para não morrer de fome ou frio deveria ser difícil num tempo em que a carestia e a baixa produção de alimentos dava medo em muita gente. Quanto ao fato de copiarmos os hábito americanos, não tenho dúvida.
    Abrç
    PS: tava esquecendo; só tem ligação com jesus por um emaranhado de ligações históricas. A escolha arbitrária pela igreja, do dia 25 de dezembro, como o dia do nascimento de cristo. A expansão do cristianismo para o norte da europa. A mistura da simbologia pagã com a cristã (o Deus Balder, Baldor, ou Baldur é um “arquétipo” de jesus Cristo). A reminiscência dessa simbologia e a sua imigração para países de língua inglesa como Inglaterra e EUA. A posterior irradiação dessas modas para o resto do mundo.

    LFB 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Nada a ver. Tanto a árvore quanto outros símbolos religiosos (coelho, ovos de páscoa, etc) são ímpolos criados em séculos de religião católica e que são utilizados até hoje.
    Mas, digamos assim, que pelo menos lembrar da árvore de natal talvez faça a pessoa pensar em Jesus de alguma forma. Queam sabe !
    Penso que seja uma tradição até bonita, e deixa o natal um pouco mais iluminado. Vale pela estética.

    Alpha_21 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Nós, brasileiros, temos o péssimo hábito de importar costumes, comemorações e feriados que só tem só tem significado na sua terra natal. Um exemplo é a tentiva de incorporar o HALLOWEEN a nossa cultura. Já o segmento do comércio dá graças a Deus quando vem um feriado ou comemoração, seja natal, finados ou carnaval! Um abraço!

    dimensao 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Não concordo!A árvore de Natal, é um simbolo que tem bastante sentido SIM, Jesus, nasceu na Natureza, Maria e José, dormiram com os animais, porque no hotel, não tinha mais quartos vagos, e então dormiram com os animis, ou seja, a ÁRVORE DE NATAL é uma árvore, e as árvores vivem na floresta assim, como os animais entendeu

    ??Angela Luiza????? 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • A tradição da árvore de natal não tem nada a ver com o nascimento em si de Jesus. Ela surgiu na Europa, era só para enfeite e depois resolveram guardar sobre ela presentes a serem distribuídos aos servos. Já participei de um estudo sobre o nascimento de Jesus e tudo indica que teria ocorrido nos meses de junho/julho, por aí…o verão naquela região porque em dezembro lá é inverno e muito rigoroso. Na bíblia fala de pastores e rebanhos dormindo ao ar livre no período e isso não poderia ser no inverno. Além disso, dizem que quando roma aceitou o cristianismo, havia um culto pagão ao deus Sol em 25 de dezembro. Como era desconhecida a data do nascimento pela distância histórica do fato, adotaram essa data simbolicamente. O que importa realmente é a fé, não uma data, um presente.

    beagá 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • A tradição da árvore de Natal é de origem germânica. S. Bonifácio (século VIII) adotou-a para substituir os sacrifícios do carvalho sagrado ao deus pagão Odin. O Santo impôs o costume de se oferecer uma árvore ao Deus Menino. Utiliza-se o pinheiro e o abeto. A escolha destas árvores tem uma explicação. Sendo árvores de folha perene, simbolizam a vida eterna que é um dom de Jesus ressuscitado. A cor verde dos suas folhas são um sinal de esperança. Utiliza-se também o azevinho. Esta planta era para os romanos um símbolo de paz e felicidade.
    Bjo

    .:: Cristal ::. 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • É verdade Patty, não há nenhuma associação com Jesus, mas para mim é “sacramento ” ( note que não digo sacramento de fé ) , pois faço um ritual para montá-la junto com o presépio e isso me remete ao Senhor .
    É um sacramento que me remete á infância, as ceias em família, aos primos, aos avós falecidos, tudo cheira e respira memórias de festa , de confraternização …
    Definitivamente para mim não é uma árvore qualquer, ela não é uma coisa, um objeto, ela fala muito, e fico parada a observando com suas luzes á piscar e recordando com o coração aberto…
    … beijão no ?.

    Rosinha Respeito, passe adiante! 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Não tem nada haver. Mas tem haver só com o tal de São Nicolau, atualmente conhecido como papai noel. Em meados do século 6, o santuário onde foi sepultado, transformou-se em uma nascente de água. Em 1087 seus restos mortais foram transportados para a Cidade de Bari na Itália que tornou-se um centro de peregrinação em sua homenagem.
    Obs: O local que ele morreu nasceu pinheiros.

    Nos Braços do Pai 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Olá Professora!!! Muito Boa Noite!
    Saiba que você não está sozinha em várias lutas e obrigado por ter escolhido a minha resposta com a MR.
    Quanto a pergunta de árvores eu não tenho uma resposta adequada para apresentar agora!!!
    Que você consiga boas respostas deste tema que não será muito fácil e a aceitação do pessoal do YR vai ser uma pedreira!!!
    Felicidades sempre!!!

    edirofonseca SC 2009 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • É só decorativo mesmo, simboliza os presentes, que muitas vezes colocamos em baixo.Se você tem crianças em casa é legal montar uma árvore, pois elas adoram!Agora, se não há crianças e você não tem paciência para montar uma, pode ficar sem a árvore mesmo…ok!

    julyfrct 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • é q os brasileiros tem mania de imitar os Americanos
    lah nos Estados Unidos em dezembro tem um clima muito frio e no frio nasce arvores coniferas(em forma de cone)
    mas é mesmo o natal para comercio,para ganharam dinheiro

    Aline A 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Quanto a gostar de árvores de natal ou não, cada um cada qual, sou católico mas admito algo a mais de 30 anos que o natal tornou-se comércio.
    Agora uma perguntinha:
    – Quando nasceu Jesus?

    papo serio 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • jesuis é primo em segundo grau do papai noel, portanto coloque um arvore de natal na sua sala ou irá ader nas chamas do inferno.isso é tudo.
    ps: vc é um piteuzinho,fato!

    Smartphone Software 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • eu adoro árvores de natal. a casa fica mais alegre. Minhas filhas adoram e estou passando isso pra elas.
    Não importa a data do nascimento de Jesus o importante é o que le faz por nossas vidas.

    Nanda 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Historicamente falando eu não sei, mas acho legal ter, é de nossa cultura e por isso eu gosto.

    maelcio. 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Concordo plenamente, mas meu marido é fanático por essas coisas.

    Scarlet 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Comcerteza não isso é só para favorecer o comércio com esse feriado !

    Reeh 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Acho q isso ñ tem nada a ver.

    DM 23 Fevereiro, 2010 11:25
  • Que bom que vc pensa assim!

    cinti 23 Fevereiro, 2010 11:25
Loading...