As Palavras do Senhor

Tjs.. O Fato De Alguma Ação Não Estar Na Biblia Significa Que é Proibido Para O Cristão?

No ensino religioso das Testemunhas de Jeová vemos muitas proibições baseadas no fato de que estas ações não estão na Biblia, que os primeiros cristão ou mesmo os Judeus não participavam.
Ex. Aniversario, Natal,Brindes, bolo de aniversário.
Uma vez um TJ me disse que isso é porque estes são costumes pagãos e por isso proibidos por Deus.
Tive que lembra-lo da sua aliança de casamento e das passagens biblicas em que Judeus eram embalsamados, tal como o costume dos povos pagãos.
Não obtive resposta, vcs podem me ajudar ?
Obrigado!!!

COMENTÁRIOS FACEBOOK

Comments to Tjs.. O Fato De Alguma Ação Não Estar Na Biblia Significa Que é Proibido Para O Cristão?

  • Prezado Pimenta,
    as suas insistentes perguntas para as Testemunhas de Jeová me fizeram lembrar um acontecimento mencionado na Bíblia. Está em João 9:1-34, em especial o versículo 27. Será que você está querendo se tornar Testemunha de Jeová?
    Bem, vamos a sua questão.
    O uso da aliança não é comum a todas as culturas do mundo. Há lugares em que os casais não usam alianças. E nesses lugares também existe Testemunhas de Jeová. Embora as alianças tenham tido sua origem em religiões pagãs o fato é que desde o século IX ela foi adotada pelos professos cristãos (Igreja Católica). Não usar uma aliança hoje pode resultar em uma pessoa casada ser assediada por outros. Então, a aliança, como símbolo de união e fidelidade marital, acaba virando uma proteção adicional para quem quer ser leal a Deus e ao seu conjugê. Infelizmente, vivemos numa época onde as pessoas não respeitam mais aliança alguma, mesmo casados podem ser vítimas de assédio.
    Na história moderna das Testemunhas de Jeová houve épocas em que elas comemoravam aniversários, natais, usavam cruzes e aderiam a outras práticas. Após um estudo detalhado do que a Bíblia tinha a dizer sobre essas coisas, as Testemunhas de Jeová pararam de fazer uso de tais objetos e práticas.
    O que torna as Testemunhas de Jeová uma religião diferente é que elas não se prendem a tradições e conceitos, antes procuram harmonizar cada vez mais sua vida e modo de pensar com o que a Bíblia diz ser certo. Ser Testemunha de Jeová é um modo de vida baseado na Bíblia. Se a Bíblia colocar um assunto numa luz totalmente negativa, tal como as festas de aniversários, as Testemunhas de Jeová estão decididas a ouvir o que a Bíblia tem a dizer e agir concordemente.
    No caso das alianças não há essa apresentação negativa na Bíblia. Visto que acaba sendo uma questão cultural e não viola nenhum princípio bíblico não há motivo para os casais deixarem de usar alianças.
    Apenas para fechar o pensamento, o que determina se uma prática, ação ou crença pode ser adotado por quem quer fazer a vontade de Deus envolve alguns fatores. Entre eles estão: Origem, conceito que as pessoas tem, significado cultural, não violar princípio bíblico e assim por diante.
    Espero tê-lo ajudado. Tenha uma boa tarde.

    anderlir 21 Janeiro, 2010 11:33
  • Moda é também seria pagã, e os TJ que conheço em sua maioria sempre vão as reuniões bem alinhados (vestidos). Então acredito que os mesmos devessem vestir-se com farrapos ou cobrir-se com folhas!
    É muita besteira, de gente que não tem o que fazer da vida. Ficam inventando pecado daqui e dali. O pior é que ainda tem quem acredite!
    Gente viver é mais que isso, viver não é estar aprisionado por vícios e costumes de uma religião seja esta qual for. Engraçado que todos querem seguir os ensinamentos do cristo, mas, todos pecam, porque julgam e o pior agem de maneira completamente diferente da que o tal cristo agia! Por isso que continuo afirmando Viver é ser livre, e ser livre é viver hoje, aqui e agora. Atreva-se Viva!

    Respeito. Sabes O Que É? 21 Janeiro, 2010 11:33
  • Pimenta, a sociedade atual conserva alguns costumes “pagãos” sem, entretanto, praticá-los por motivos religiosos. Não se deve levar a extremos costumes culturais e a bíblia não proíbe festas desde que não tenham caráter tal que remeta a culto idólatra. Nenhuma festa, bebida ou comida sofrem restrições bíblicas, exceto as comidas sacrificadas a ídolos. Na verdade qualquer pessoa pode, particularmente, fazer qualquer tipo de festa, mas as comemorações da igreja são apenas quatro: Morte de Cristo, Ressurreição de Cristo, Ascensão de Jesus, Dia do Pentecostes (descida do Espírito Santo) todo o resto são excrescências dispensáveis e obsoletas. A rigor seriam banidos do calendário cristão: Natal, Páscoa, dias de santos, dia de Finados e Carnaval, esta última deixou de ser festa religiosa, desde sua primeira comemoração; aniversários de pessoas com ascendência e poder eclesiásticos (Pastores, bispos, dirigentes). Festas denominacionais, particularizadas podem ser admitidas e compor calendário restrito apenas àquela organização da igreja e a seus convidados.

    Euclides N 21 Janeiro, 2010 11:33
  • O que você diz em suas primeiras frases não é verdade. As Testemunhas de Jeová têm base para suas crenças. Você diz que no nosso ensino há “proibições baseadas no fato de que estas ações não estão na Bíblia, que os primeiros cristãos ou mesmo os Judeus não participavam”. Isso é mentira. Vou lhe mostrar quais são os reais motivos. Por exemplo, você cita os aniversários natalícios. Romanos 15:4 diz: “Porque todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução”. Tudo o que está na Bíblia foi escrito para a nossa instrução. A Bíblia refere-se diretamente apenas a duas celebrações de aniversários natalícios, à do Faraó do Egito, e à de Herodes Ântipas. Estes dois relatos são similares, no sentido de que ambas as ocasiões foram marcadas por grande festança e concessão de favores; ambas são lembradas por execuções, o enforcamento do padeiro-mor de Faraó, no primeiro caso, e a decapitação de João, o Batizador, no último. (Gênesis 40:18-22; 41:13; Mateus 14:6-11; Marcos 6:21-28) As duas únicas celebrações de aniversários mencionadas na Bíblia são de pagãos e nelas ocorreram mortes. Já que tudo o que está na Bíblia é para nossa instrução, esses relatos de aniversário nos instrui a não imitá-los, ou seja, a não comemorar aniversários natalícios. Vamos ver agora sobre o Natal. Nós não comemoramos o Natal porque esta é uma festividade pagã. Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. Se fosse para comemorarmos o nascimento de Cristo, a Bíblia diria em que dia ele nasceu. Mas a Bíblia não diz em que dia Jesus nasceu. Vou lhe dizer por que Jesus não nasceu em dezembro. Por ocasião do nascimento de Jesus, Lucas 2:8 diz: “Havia também no mesmo país pastores vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos.” O mês de dezembro é inverno rigoroso no hemisfério norte na região onde Jesus nasceu. No inverno frio e chuvoso da Judéia, os pastores mantinham seus rebanhos num abrigo para protegê-los. Mantê-los ao ar livre poderia matá-los, além de que atingiria a saúde do próprio pastor. Visto que os pastores estavam ao ar livre com seus rebanhos quando Jesus nasceu, não era inverno, portanto não era dezembro. Qual é a origem dessa comemoração então? Totalmente pagã. Comemorava-se pelos romanos o nascimento do sol invencível. Essa festividade pagã foi simplesmente substituída pelo Natal, afim de converter romanos à cristandade. É por esses motivos que as Testemunhas de Jeová não comemoram aniversários natalícios nem o Natal.

    Wordpress Autoblog Software 21 Janeiro, 2010 11:33
  • Acho que eles queriam ser judeus, já que só fazem o que está na bíblia, e o povo que está lá é o judeu.

    Fox 21 Janeiro, 2010 11:33
  • Só na testemunha de Jeová, porque não tem nada sobre isso escrito na Bíblia……..

    Raysa 21 Janeiro, 2010 11:33
  • Saudações…
    Bem… na bíblia não tem um mandamento dizendo “Não fumarás” ou “Não jogarás” etc …. mas, tem princípios bíblicos que se aplicam nesse caso..
    Como por exemplo do cigarro… (Romanos 12:1) “. . .Conseqüentemente, eu vos suplico, irmãos, pelas compaixões de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo [e] aceitável a Deus, um serviço sagrado com a vossa faculdade de raciocínio.. . .”
    Como vc pode apresentar seu corpo como sacrificio vivo santo e aceitavel usando fumo??? caso não saiba o fumo contém mais de 4.700 substancias tóxicas, entre elas amônia, formol e fósforo p4 usado em veneno de rato….
    Atraves de princípios chegamos a conclusão que fumar é erro…
    O mesmo se aplica a aniversários etc… do qual vc sabe muito bem que tem origem pagão etc…
    Ninguém pode dizer que a aliança é de origem pagã ou não…
    Na realidade, há idéias contraditórias quanto à origem da aliança de casamento. Vejamos alguns exemplos: “Originalmente, . . . a aliança era um grilhão usado para prender a noiva cativa.” (For Richer, for Poorer) “A aliança é um substituto relativamente moderno da moeda de ouro ou de outro objeto de valor com que o homem comprava literalmente sua esposa do pai desta.” (The Jewish Wedding Book) “A aliança de casamento é supostamente de origem romana e deve ter vindo do antigo costume de usar anéis para celebrar acordos.” (American Cyclopœdia) “Ofereceram-se diversas explicações sobre a relação entre a aliança e o casamento. Parece que os judeus usavam alianças de casamento antes dos tempos cristãos.” — The International Cyclopaedia.
    A Bíblia mostra que alguns servos de Deus no passado usavam anéis, mesmo os que tinham significado especial. O uso dum anel de sinete indicava que a pessoa havia recebido autorização para agir em nome do governante de quem era. (Gên. 41:42; Núm. 31:50; Ester 8:2, 8; Jó 42:11, 12; Luc. 15:22) Portanto, embora não se mencionem alianças de casamento, é evidente que tais verdadeiros adoradores não tinham escrúpulos quanto ao uso de anéis além do mero adorno.
    O mesmo não se pode dizer sobre bolos de aniversário, natal etc….
    Jesus nasceu dis 25 dezembro?
    Papai noel?
    Duendes do papai noel?
    Porque as velas no bolo?
    Porque e para quem assopra velas no bolo e faz pedidos?
    Os únicos dois aniversários que é mencionado na bíblia são de opositore s de Deus… Faraó e Herodes. E em ambos ocorreram mortes….
    Além do mais…. porque os discípulos de Jesus nunca comemoraram o aniversário dele???? saberia res´ponder?
    =============================
    Ao nosso amigo Respeito.
    Bem… não precisamos mais nos cobrir de serrapilheira ou pano de saco… sabe porque???
    depois da morte de Cristo, muitas coisas que os judeus estavam obrigados a fazer foram abolidas. Conforme Efésios 2:15 Por meio de sua carne (de Jesus), ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos. . . Não estamos mais debaixo da lei de Moisés conforme Romanos 6:14. Mudou-se a Lei (Hebreus 7:12) E conforme Romanos 10:4 Cristo é o fim da lei.
    insso inclui dízimo, ofertas de sacrificio, guardar sábado etc…

    Anti - Apostata® 21 Janeiro, 2010 11:33
Loading...